velocidade x marcha x rpm

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
joaovitorfouchy
Mensagens: 8
Registrado em: 29 Nov 2015, 23:12
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

velocidade x marcha x rpm

Mensagem não lida por joaovitorfouchy »

boa tarde, galera.
E o seguinte, gostaria de saber se esticar as marchas danifica algo ou tras desgaste prematuro.
Geralmente quando quero pisar, estico ate em torno de 4.500

coloquei a quase 80km/h em terceira...
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: velocidade x marcha x rpm

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Amigo, por que judiar do motor? :smt017
No manual do proprietario têm as recomendações corretas do torque do motor. Você pode baixá-la aqui mesmo no forun, use feramenta de pesquisa.
Rotação alta pode forçar a tramissão além de disperdiçar combustível. :smt018
É isso ai. :smt023

Abçs,

Gilmar
Vectra 97 GLS
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 192
Registrado em: 15 Jun 2015, 16:50
Cidade: Vitória
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: velocidade x marcha x rpm

Mensagem não lida por italo_ »

Nao danifica, nao estraga. Alguns vao me apedrejar aqui rsrsrs, mas se seu motor estiver em dia, pode esticar. Eu Estico até pouco mais de 6mil rpm quando quero dar uma brincada sozinho, esticar primeira, segunda e terceira. Toda semana tem que ter uma. Quando for fazer isso, faça de preferencia com o acelerador no final de curso pra voce desfutar de toda a potencia que seu monza pode entregar.
Obviamente use o bom senso!
Abraços!
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: velocidade x marcha x rpm

Mensagem não lida por RicardoDS »

Motor foi feito pra girar.
Faixa vermelha do conta-giros começa lá nas 7000rpm... antes disso pode utilizar sem problemas.

Só utilizar o bom senso... não ficar cortando giro com o carro parado, não andar só em 1ª e 2ª na cidade, "esticar" só quando for necessário.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: velocidade x marcha x rpm

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá pessoal.

Aqui vai minha opinião, baseada no que eu aprendi sobre motores em toda minha vida profissional. Claro que não sou dono da verdade, e todos estão livres para discordar :smt021 :

Para começar, o que o motorista sente quando pisa fundo no acelerador não é a potência, é o torque.
Se olharmos o manual do Monza, veremos qual é a faixa de rotação onde o torque é maior. Usar essa faixa é a melhor maneira de se desfrutar do prazer de dirigir um carro com motor 1.8 ou 2.0 sem diminuir sua vída útil.

Embora o limite de rotação do motor seja alto, nos EFI existe um limitador, que não deixa essa rotação ser ultrapassada.
Mas esse limite é para evitar danos imediatos ao motor. Não tem nada a ver com vida útil.

Como todo mundo sabe, motores em funcionamento geram atritos. É para isso que existe a lubrificação. Por mais avançado que seja o sistema de lubrificação, ele não é perfeito. Se o motor estiver frio ou quente demais, a lubrificação fica prejudicada, apesar do avanço dos óleos modernos.
Um pistão se movimentando dentro do cilindro produz desgaste, dos anéis e do cilindro. Esse desgaste não é por iqual, e depende muito da maneira com que se utiliza o motor. Se o motorista mantém sempre o motor em uma única e estreita faixa de rotação, ocorre mais ovalização dos cilindros. Nos carros mais antigos (Chevette 76, por exemplo), havia uma recomendação no manual para, nos primeiros milhares de km, não deixar o motor numa mesma rotação, como acontece quando se pega uma estrada plana e se mantém a mesma velocidade e a mesma marcha por muito tempo.

Dito isso, vamos falar dos tipos de motor.

Nos Monzas com motor 1.8, a cada rotação, cada pistão percorre dentro do seu cilindro a distância de 79,5 mm.
Nos Monzas com motor 2.0, a cada rotação essa distância é de 86 mm.
Baseado nisso pode-se dizer que, considerando-se só o desgaste dos cilindros e anéis, o Motor 2.0 tem um desgaste quase 9% maior que o 1.8. Isso é matemática, não tem como fugir.
Vamos falar agora sobre torque e desgaste.
Se nos motores á álcool a rotação onde ocorre o torque máximo é 3000 rotação, acelerar mais do que isso pode até fazer o carro andar mais, mas vai ocasionar um desgaste desnecessário. Se vc quer que o motor dure menos, não se incomoda em fazer retífica ou trocar o motor, vai fundo!
Nos motores à Gasolina o torque máximo aparece em 3500 rotações.

Finalizando, andar sempre em rotação maior vai provocar mais desgaste (menor vída útil do motor).
E eu nem falei na caixa de marchas. A caixa é um conjunto de engrenagens, que atritam uma na outra (apesar do óleo) e quanto mais atrito, menor durabilidade.

Abs

Nota: Todo mundo já leu em algum lugar, começando do manual do proprietário, que operar o carro em situações de congestionamento, estradas de terra, etc, exige que se troque o óleo com menor quilometragem e menos tempo de funcionamento. Exigir demais do motor aumenta o desgaste e as consequentes partículas de metal que vão parar no óleo. Na aviação se faz análise espectográfica do óleo lubrificante, e à medida em que o motor avança em horas de funcionamento, a quantidade de partículas de todo tipo (sujeira, borra, metal, etc) é perfeitamente medida. Se ela atingir um nível crítico, o motor é substituído mesmo antes de atingir as horas previstas).
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 192
Registrado em: 15 Jun 2015, 16:50
Cidade: Vitória
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: velocidade x marcha x rpm

Mensagem não lida por italo_ »

Sua colocaçao esta perfeita Luiz. Eu dirijo meu monza sempre na faixa otima de aproveitamento do motor: maxima economia com o menor desgaste possivel e melhor prazer de dirigir, sem duvida alguma!
No meu entedimento a pergunta do colega foi sobre uma situaçao pontual e nao sobre como se deve trocar de marcha no uso diario do carro. Eu particularmente nao tenho o menor pudor de esticar as marchas quando quero ou quando realmente preciso, a sensaçao é muito boa rsrs
O que nos sentimos quando aceleramos o carro é de fato a potencia. De forma resumida e teorica o torque multiplicado pela rotaçao resulta em potencia. Se o monza tem otima dirigibilidade em baixas rotaçoes, de fato é graças a faixa de torque dele, mas no final das contas quem tira o carro do lugar é a potencia. Entao se em 3mil giros é a faixa de torque maximo (considerando a borboleta totalmente aberta e o motor com carga, isto é, de fato empurrando o carro e nao acelerado em ponto morto), nessa rotaçao ele ja entrega bastante potencia, quando comparamos com outros carros, por exemplo! Quando chegamos em 5400 giros, o torque isoladamente é baixo, concordo, mas ele multiplicado pela rotaçao entrega o pico maximo de potencia do motor do monza. Se continuarmos esticando mais o giro a potencia subitamente desaparece porque pelas proprias caracteristicas do motor o torque desaparece de repente, dai temos a sensaçao do carro ser frouxo depois disso.
Portanto quando temos que quase todo o torque ja esta disponivel em baixo giro, de forma indireta pode-se dizer que nessa faixa ja ha bastante potencia disponivel e dessa forma o carro fica "esperto" em baixo giro e elastico!
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: velocidade x marcha x rpm

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Italo

Potência não é isso que vc imagina. Se acelerar seu motor acima das 3500 rotações a única coisa que vc estará fazendo é barulho.
Se vc pegar dois Monzas iguais, colocar lado a lado, e um dos carros acelerar até o torque máximo e mudar as marchas de acordo, ele vai chegar a um determinado ponto mais rápido do que se vc acelerar até o talo, antes de mudar as marchas.

Eu prefiro dirigir no modo suave. Ando sempre na velocidade máxima permitida (não é modo tiozinho), mas mudo as marchas bem antes de atingir o torque máximo. A não ser que esteja subindo ladeira.

Minha resposta se prendeu a responder a parte da pergunta lá em cima onde o cara perguntava se acelerar mais desgastava mais.
De vez em quando é que saio disso, fazendo arrancadas mais radicais.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 192
Registrado em: 15 Jun 2015, 16:50
Cidade: Vitória
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: velocidade x marcha x rpm

Mensagem não lida por italo_ »

Hehe as vezes é bom dar uma puxada no monza!

Luiz vou dar como exemplo meu monza a alcool. A 3200rpm, com a borboleta de aceleraçao totalmente aberta, sob carga, o motor entrega 80,4cv. A 5400rpm ele entrega 116cv. Ou seja, o motor esta realizando mais trabalho no mesmo intervalo de tempo, esta no seu maximo rendimento.
Responder