Governo sanciona lei que obriga uso de farol baixo em estradas

Espaço para assuntos diversos que não se encaixam nas outras categorias.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Governo sanciona lei que obriga uso de farol baixo em estradas

Mensagem não lida por 500EF »

Governo sanciona lei que obriga uso de farol baixo em estradas

Do UOL, em São Paulo (SP)
24/05/201611h29

Descumprimento será considerado infração média, com multa (atualizada) de R$ 130,16

O presidente interino, Michel Temer, sancionou nesta semana a lei 13.290/2016, que torna obrigatório o uso do farol baixo durante o dia em rodovias brasileiras. De autoria do senador José Medeiros (PSD-MT), a norma tramitava desde o ano passado e foi aprovada pelo Senado em abril.

Entretanto, Temer vetou o artigo que torna o efeito da lei imediato, estipulando prazo de 45 dias para que ela entre em vigor.

Descumprimento será considerado infração média, que atualmente incide em quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e multa de R$ 85,13. Entretanto, com a nova tabela de multas prestes a entrar em vigor nos próximos meses, o valor deve saltar para R$ 130,16.

Segundo o criador da legislação, que foi policial rodoviário federal durante 20 anos, a medida "é bastante simples e irá aumentar a segurança nas estradas, contribuindo para a redução de acidentes frontais e salvando inúmeras vidas".

De acordo com o deputado Rubens Bueno (PPS-PR), autor de projeto parecido que tramitou no Congresso, a "baixa visibilidade ainda é uma das principais causas de colisões nas estradas". "Os condutores relatam que, muitas vezes, não conseguem visualizar o outro veículo a tempo de tentar uma manobra defensiva", relatou.

Há discordâncias. Fernando Calmon, engenheiro automotivo e colunista de UOL Carros, já apontou diversas inconsistências no projeto. "Essa exigência começou nos países nórdicos, onde há grandes períodos do ano com poucas horas de luz natural. Só que o Brasil é um país de alta incidência solar", argumentou.

"Nem se tem ao certo uma delimitação clara de onde começa ou termina uma rodovia. Além disso, o simples farol baixo está longe de resolver a questão da visibilidade. Nos EUA, com sua megafrota de 260 milhões de carros e diversidade climática muito maior, o conceito de uso não obrigatório permanece após avaliações profundas por anos", seguiu.

Calmon também destacou que a lei desconsidera vários estudos sobre o assunto, inclusive o uso da solução muito mais moderna e recomendável para a condição de luz diurna: o LED. Apesar de já fazer parte de modelos mais baratos, como Hyundai HB20 e Peugeot 208, o LED ainda não é obrigatório no país.

http://carros.uol.com.br/noticias/redac ... tradas.htm
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1059
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Governo sanciona lei que obriga uso de farol baixo em estradas

Mensagem não lida por jorgeAP »

Sob neblina use luz baixa. Essa é a regra. Fora isso com baixa visibilidade é necessário que se seja visto pelos outros motoristas.
Já em condição normais de visibilidade o defeito é do motorista que não enxerga bem, e é uma MULA no volante,que precisa de corretivo visual e não está usando (aí não adianta farol baixo nem alto)
Monza 91 automático (o melhor)
Alex
ADMINISTRADOR
Mensagens: 1627
Registrado em: 11 Dez 2006, 12:40
Cidade: Canoas
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Governo sanciona lei que obriga uso de farol baixo em estradas

Mensagem não lida por Alex »

Razões para usar o farol ligado sempre:

1. A NHSTA (Associação Norte-Americana de Segurança rodoviária, órgão dos EUA), afirma que o uso de farol baixo ligado durante o dia reduz em 12% os acidentes envolvendo pedestres e ciclistas e em 5% as colisões entre veículos;

2. Aumenta em mais de 64% a visibilidade dos veículos que estão com os faróis ativados, segundo pesquisas científicas realizadas por órgãos oficiais de renome internacional;

3. Mesmo em condições de boa luminosidade diurna, as cores e as formas dos veículos contribuem para dissimulá-los, o que atrapalha a sua visualização a uma distância segura para ações preventivas de acidentes;

4. “O maior percentual de mortes nas rodovias é por choque frontal, em tentativa de ultrapassagem; com o uso do farol baixo, o motorista consegue ver, de maior distância, se o veículo à sua frente está indo ou vindo em sua direção”, afirma o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alfredo Peres da Silva;

5. Os pesquisadores do Centro de Pesquisas de Acidentes da Universidade Monash de Melbourne (Austrália) afirmam, após análise científica, que um veículo de cor preta tem 12% a mais de possibilidades de envolver-se em acidente durante o dia do que com a cor branca;

6. No Uruguai, o Reglamento Nacional de Circulación Vial (o código de trânsito uruguaio) determina que nas rodovias e estradas, os veículos usem os faróis baixos ligados, pois os benefícios já estão comprovados;

7. Um número importante dos acidentes de trânsito ocorre pela falta de visibilidade a longa e média distância dos veículos, portanto, o farol baixo ligado colaborará para aumentar a visibilidade do veículo, segundo pesquisadores, em mais de 3 quilômetros. Além do mais, ver e ser visto no trânsito é um dos alicerces da Direção Defensiva;

8. No Canadá, na Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia e Hungria, que no passado apresentavam altos números de acidentes de trânsito, depois do investimento em prevenção, incluindo o uso de farol baixo durante o dia, reduziram consideravelmente o número de acidentes;

9. Segundo pesquisa de órgãos oficiais, contribui em 69 % na redução da gravidade nos acidentes, por facilitar frenagem e manobras com mais antecipação;

10. Na Suécia, ocorreu uma redução da quantidade de acidentes, em dois anos, 6 a 13%; e, no Canadá, esta diminuição atingiu entre 10 a 20% dos acidentes;
Fórum MONZEIROS.COM
Desde 2006 com tudo sobre o Chevrolet Monza! :D
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Governo sanciona lei que obriga uso de farol baixo em estradas

Mensagem não lida por 500EF »

Então ele deveria ser ligado no pós arranque... Ligou o motor, farol aceso... rsrsrs

Chefe, eu tenho minhas dúvidas se em dias normais, com céu claro, boa visibilidade, isso fará alguma diferença.

Pode notar que a maioria dos países que fazem uso deste recurso, é predominantemente de clima mais frio, com neblina, etc. Nestes casos, é óbvio que farol aceso é fundamental tanto para ver quanto para ser visto. ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Alex
ADMINISTRADOR
Mensagens: 1627
Registrado em: 11 Dez 2006, 12:40
Cidade: Canoas
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Governo sanciona lei que obriga uso de farol baixo em estradas

Mensagem não lida por Alex »

Pelos motivos e estudos citados acima, que os carros mais novos estão vindo todos com DRL (daytime running lamp).

Eu já tendo esse costume, faço exatamente isso, dou a partida e ligo os faróis... rodo sempre com farol aceso, nunca tive problemas por isso. ;)
Fórum MONZEIROS.COM
Desde 2006 com tudo sobre o Chevrolet Monza! :D
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Governo sanciona lei que obriga uso de farol baixo em estradas

Mensagem não lida por Rafaelo »

o I30 aqui faz automatico isso, entao vou ter que processar o fabricante, pq ele so liga quando esta chuvoso ou o dia esta se pondo.

e no manual do proprietario nao diz isso! como sou um ze frizinho faço tudo oque o manual diz. sera que vou ser punido pessoal^?

--------------

tirando a palhaçada de lado, isso da uma boa margem pra entrar com uma ação, eu posso alegar que isso faz gastar mais combustivel e denificar o conjunto optico do carro, ou entao diminuir a vida util da lampada, ninguem pode obrigar alguem a fazer oque nao quer. ainda mais por uma lei idiota como essa. não existem estudo cientificos que alegam isso no brasil, é so mais uma tecnica pra roubar grana do trabalhador. alias, vai faltar policial pra fiscalizar.

esse estudo que o Alex postou nao se refere a países tropicais como o nosso, onde o sol crava o ano todo em cima do carro. esses países sao nordicos e onde a maioria do ano o sol esta deitado. menos luz natural né, mas o brasil sempre teve gente "ixperta"! vai saber, talvez esses genio aqui sabem oque estao alegando nessa lei.

eu so ligo a sinaleira quando esta chuvendo, ae sim muda bastante e deveria ser lei mesmo. agora um sol do verao brilhando a lataria do carro a km de distancia. ah vao se ferra, vao fazer uma lei util como pena de morte.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 696
Registrado em: 09 Mar 2009, 11:52
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Governo sanciona lei que obriga uso de farol baixo em estradas

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

Lei tosca e ridícula. E ainda tem mais um detalhe, além de ser perturbado com os "animais" que não sabem a diferença de farol alto/baixo a noite, vamos aguentar mais isso durante o dia. Sem falar nesses Xenon ponta de esquina, pq parece que quando são instalados, já vem com foco pré ajustado bem no olho dos outros motoristas
Azul Atlantis 89 2.0
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Governo sanciona lei que obriga uso de farol baixo em estradas

Mensagem não lida por Rafaelo »

isso vai aumentar o consumo de combustivel pro país. vai cegar as pessoas(eu mesmo tenho problema com luz na minha frente). vai queimar luz pra ckt. vai torrar mais o conjunto optico pq nao foram projetados pra andar de dia e noite.

É SO NO BRASIL QUE TEM UM LEI PRA ILUMINAR O DIA !

------------------

ninguem calculou ainda.
50 + 50w (frente)
mais
5 + 5w (atras)

sao 110w / 14.5v = 7.6A

é muita coisa, nao existe energia de graça alguem paga a conta, e essa conta vem no peso do alternador :ok:
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder