Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Amigos depois de dias pesquisando e fazendo testes eu creio que resolvi o problema. Relé da bomba
Evandro

Não sei onde você pesquisou para chegar à conclusão de que o relé da bomba, quando em pane, faz o motor parar.
Como o Carlos Freire informou, existe no Monza um circuito de segurança da bomba de combustível, que faz ela funcionar mesmo com o relé em pane ou até sem o relé. Experimente tirar o relé e dar partida no motor. Se o motor não acender ao se apagar a luz de pressão de óleo, você está com um problema nesse circuito de segurança. Pode ser o interruptor de pressão de óleo (plugue ruim, fio partido, etc) ou até a bomba de óleo do motor (pressão baixa).
Circuito paralelo bomba combustível.jpg
Note a seta vermelha. Ao apagar a luz de pressão de óleo, o interruptor fecha um circuito que substitui o circuito do relé da bomba.
A diferença numa partida sem o relé da bomba é que o motor vai demorar mais a acender. Só acenderá depois que a pressão de óleo subir.

Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Evandro Alves Garcia
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 56
Registrado em: 11 Jul 2017, 12:49
Cidade: Maringa
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Mensagem não lida por Evandro Alves Garcia »

Então amigos eu aprendi isso com vcs em questão do relé mas o carro não apagou mais após a troca do mesmo. Inclusive eu estava lendo um fórum aqui de 2016 um monza com o mesmo problema e a solução era tnbm o relé da bomba. Amanhã vou ligar ele sem o relé pra testar se o carro funciona aí volto a comentar aqui. Obrigado companheiros.
Evandro Alves Garcia
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 56
Registrado em: 11 Jul 2017, 12:49
Cidade: Maringa
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Mensagem não lida por Evandro Alves Garcia »

Olá monzeiros eu fiz o teste dei partida sem o relé da bomba elétrica realmente o motor funciona apesar de demorar um pouquinho porq a central deve levar uns segundos pra reconhecer. Então eu imagino que se o relé estiver ruim (desarmando) o carro pode apagar sim porq a central dele não reconhece rápido o problema. Detalhe principalmente quando o relé está desarmando ele apenas falha e volta no caso a central não identifica a falha. Mas se o relé for tirado ou queimado mesmo aí a central reconhece o problema aí a tomada do óleo entra em ação. É isso que eu imagino amigos obg.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

fiz o teste dei partida sem o relé da bomba elétrica realmente o motor funciona apesar de demorar um pouquinho porq a central deve levar uns segundos pra reconhecer. Então eu imagino que se o relé estiver ruim (desarmando) o carro pode apagar sim porq a central dele não reconhece rápido o problema. Detalhe principalmente quando o relé está desarmando ele apenas falha e volta no caso a central não identifica a falha. Mas se o relé for tirado ou queimado mesmo aí a central reconhece o problema aí a tomada do óleo entra em ação. É isso que eu imagino amigos
Evandro

Quando se dá partida sem o relé da bomba de gasolina, a partida vai demorar um pouco mais por dois motivos:
1- Só quando a pressão de óleo atingir um valor suficiente para apagar a luz de pressão de óleo (e assim fechar o circuito elétrico da bomba de combustível) é que a válvula injetora vai injetar combustível
2- Como a linha de combustível está vazia (diferente de quando se dá partida com o relé da bomba no lugar, em que a linha de combustível é pressurizada logo ao se ligar a chave - aqueles 2 segundos de bomba funcionando), vai demorar a ser injetado combustível.

O módulo da injeção (ECU) não sabe se a bomba está funcionando, e caso esteja, se está funcionando através do relé ou do interruptor de pressão de óleo. A única comunicação entre a bomba e a ECU é quando o motor começa a girar e a bobina de pulsos começa a gerar corrente, que é mandada para a ECU, que então, em conjunto com o módulo HEI, libera a bomba, a válvula injetora e a faisca na bobina de alta tensão.
O sistema Multec 700 não é como esses sistemas modernos, onde a ECU sabe tudo e comanda tudo no carro.

Sobre o relé falhar com o motor em funcionamento e a Central precisar saber disso para manter o motor funcionando, isso não procede. O circuito do interruptor de pressão está fechado (mandando corrente para a bomba de combustível) o tempo todo. Então, se o relé abrir, não haverá interrupção do funcionamento da bomba, e nem teria como a Central saber disso. Não existe um sensor de pressão de combustível no Monza, para informar a Central.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Evandro Alves Garcia
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 56
Registrado em: 11 Jul 2017, 12:49
Cidade: Maringa
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Mensagem não lida por Evandro Alves Garcia »

Então amigo oque vc acha então que pode estar acontecendo? Afinal depois que fiz a troca do relé o carro não apagou mais.
Evandro Alves Garcia
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 56
Registrado em: 11 Jul 2017, 12:49
Cidade: Maringa
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Mensagem não lida por Evandro Alves Garcia »

Galera o carro ficou 2 dias sem dar problema de apagar, mas hj ao ligar ele na garagem o mesmo aconteceu novamente. Partida pega na primeira marcha lenta normal após 2 minutos ele apagou e deu trabalho pra pegar. Após isso ele pegou andei bastante com ele até passei dos 100 km e tudo normal. Então estou de volta a tentativa de soluções conto com a ajuda dos mais experientes obrigado.
Evandro Alves Garcia
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 56
Registrado em: 11 Jul 2017, 12:49
Cidade: Maringa
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Mensagem não lida por Evandro Alves Garcia »

Uma novidade os 2 parafusos tork da tbi frouxos Possivelmente dando entrada de ar falsa. Mas ainda não estou 100 % convencido vou ver com o tempo.
Evandro Alves Garcia
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 56
Registrado em: 11 Jul 2017, 12:49
Cidade: Maringa
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza apagando sozinho mesmo engatado oque eu faço pra resolver?

Mensagem não lida por Evandro Alves Garcia »

csouza escreveu: 11 Jul 2017, 21:34 Eu já passei por isso com meu monza e no final descobri que era entrada falsa de ar na TBI.Não custa nada verificar.Fiz até um tópico aqui para receber ajuda.O carro as vezes até em alta velocidade,apagava do nada.O Carlos ai é fera,mas encontrei mecanico que falou cada asneira.Só para vc ter uma idéia mandaram eu trocar até todo escapamento,dizendo que era tal sonda lambda.
Amigo por onde estava dando a entrada de ar na sua TBI ?
Responder