Dúvida comando de válvulas
- Gilmar Martins
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 982
- Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
- Cidade: Novo Horizonte
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1991
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: MPFi
Re: Dúvida comando de válvulas
Olá pessoal conforme mencionei abri a gaiola hoje e: "surpresa!!!"
Por favor, vejam as fotos e se possível o vídeo. https://youtu.be/zzbuHn4hSvk
Aguardo sugestões.
Gilmar
Por favor, vejam as fotos e se possível o vídeo. https://youtu.be/zzbuHn4hSvk
Aguardo sugestões.
Gilmar
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Vectra 97 GLS
- Gilmar Martins
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 982
- Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
- Cidade: Novo Horizonte
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1991
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: MPFi
Re: Dúvida comando de válvulas
Então pessoal, aqui está o vídeo do motor ligado. https://youtu.be/RlilwKUsyj8
Eu não sei se a lubrificação está boa. Alguns dos colegas podem por favor dar o veredicto?
Agradeço.
Se for defeito da peça é só trocar, mas se houver outro problema, como por exemplo a de lubrificação, naturalmente tenho que corrigir.
Aguardo.
Gilmar
Eu não sei se a lubrificação está boa. Alguns dos colegas podem por favor dar o veredicto?
Agradeço.
Se for defeito da peça é só trocar, mas se houver outro problema, como por exemplo a de lubrificação, naturalmente tenho que corrigir.
Aguardo.
Gilmar
Vectra 97 GLS
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17764
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Dúvida comando de válvulas
Uma acendeu a luz de pressão de óleo do meu Monza GLS 96, para ter certeza de que era o interruptor de pressão de óleo o defeito, abri a tampa de óleo com motor funcionando. O pouco tempo que abri fez uma sujeira imensa no motor, provando que estava lubrificando corretamente.
No seu caso, está sem a tampa e não faz sujeira, não espirra óleo para longe, entendo que a pressão está baixa ou está subindo pouco óleo para o comando.
Disse que mediu a pressão de óleo e estava ok. Quais os valores obtidos em que rotação e temperatura do motor?
Abs,
Carlos Freire
No seu caso, está sem a tampa e não faz sujeira, não espirra óleo para longe, entendo que a pressão está baixa ou está subindo pouco óleo para o comando.
Disse que mediu a pressão de óleo e estava ok. Quais os valores obtidos em que rotação e temperatura do motor?
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Gilmar Martins
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 982
- Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
- Cidade: Novo Horizonte
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1991
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: MPFi
Re: Dúvida comando de válvulas
Ok sr Carlos. Eu não me recordo direito os números, mas a medição foi feita com o motor quente em marcha lenta e em cerca de 3.000 rpm. O mecânico que fez o trabalho disse que estava dentro dos padrões. Se não me falha a memória em torno de 2,9 a 3,4 bar.
Para garantir vou mandar aferir novamente.
Como mencionei no vídeo, foi trocada a válvula do cabeçote (acho que é de alívio), Poderia também estar com defeito?
Abraços.
Gilmar
Para garantir vou mandar aferir novamente.
Como mencionei no vídeo, foi trocada a válvula do cabeçote (acho que é de alívio), Poderia também estar com defeito?
Abraços.
Gilmar
Vectra 97 GLS
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17764
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Dúvida comando de válvulas
São duas válvulas. Uma na bomba de óleo e outra no cabeçote, que tem a função de manter óleo no motor. Não creio em defeito dessas válvulas, mas em outro problema. Obstrução ou folga excessiva.
Mencionei lá em cima o problema com interruptor de pressão de óleo do meu Monza GLS 96. Lembrei agora que quando tive um Monza SL/E 87, não fechei a tampa de óleo direito, travando apenas uma das metades. Quando cheguei em casa o motor todo estava que era só óleo. Lambuzou tudo, rs!
Abs,
Carlos Freire
Mencionei lá em cima o problema com interruptor de pressão de óleo do meu Monza GLS 96. Lembrei agora que quando tive um Monza SL/E 87, não fechei a tampa de óleo direito, travando apenas uma das metades. Quando cheguei em casa o motor todo estava que era só óleo. Lambuzou tudo, rs!
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Gilmar Martins
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 982
- Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
- Cidade: Novo Horizonte
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1991
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: MPFi
Re: Dúvida comando de válvulas
Então hoje consegui pedir para um reparador fazer a medição da pressão da bomba. Ele disse que em marcha lenta está no limite mínimo de 1 BAR.
Em aceleração a pressão sobe para o normal.
É difícil a gente saber, por que embora o teste foi feito em minha frente, não consegui ver as medidas no manômetro.
O reparador mencionou que provavelmente a pressão está baixa por que há folga na parte de baixo do motor. E quando começar acender a lâmpada do óleo estará na hora de fazer a retífica.
Mencionou também que o problema no comando que está rustindo não falta de lubrificação, mas provavelmente problema no material do comando.
Essa última conclusão também foi mencionada pelo reparador da retífica onde eu mandei fazer o cabeçote.
Sobre o vídeo que está postado acima com o motor em funcionamento, vale dizer que está em marcha lenta (700-800 rpm) com o motor frio. Só liguei para fazer o vídeo. Hoje observando o funcionamento com o motor quente a história é outra, o óleo é espirrado com muita força.
Outra coisa que eu queria saber: A viscosidade do óleo faz diferença na pressão?
Por que da pergunta: Na primeira vez que eu pedi para medir antes de fazer o cabeçote estava com 2,9 -3,4 BAR estava usando o óleo 20x50 mineral, mas nessa última medição (atual) está com óleo 15x40 semissintético.
Abraços,
Gilmar
Em aceleração a pressão sobe para o normal.
É difícil a gente saber, por que embora o teste foi feito em minha frente, não consegui ver as medidas no manômetro.
O reparador mencionou que provavelmente a pressão está baixa por que há folga na parte de baixo do motor. E quando começar acender a lâmpada do óleo estará na hora de fazer a retífica.
Mencionou também que o problema no comando que está rustindo não falta de lubrificação, mas provavelmente problema no material do comando.
Essa última conclusão também foi mencionada pelo reparador da retífica onde eu mandei fazer o cabeçote.
Sobre o vídeo que está postado acima com o motor em funcionamento, vale dizer que está em marcha lenta (700-800 rpm) com o motor frio. Só liguei para fazer o vídeo. Hoje observando o funcionamento com o motor quente a história é outra, o óleo é espirrado com muita força.
Outra coisa que eu queria saber: A viscosidade do óleo faz diferença na pressão?
Por que da pergunta: Na primeira vez que eu pedi para medir antes de fazer o cabeçote estava com 2,9 -3,4 BAR estava usando o óleo 20x50 mineral, mas nessa última medição (atual) está com óleo 15x40 semissintético.
Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17764
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Dúvida comando de válvulas
Sim, a viscosidade afeta na pressão do óleo.
Como disse, meu Monza lava o motor se abrir a tampa do óleo com motor funcionando e em marcha lenta. Os espirros vão longe.
Algum lugar no motor está perdendo pressão. Folga excessiva é uma possibilidade, pescador obstruído na trompa de aspiração ou a vedação dele com a bomba de óleo com problemas são algumas possibilidades.
Abs,
Carlos Freire
Como disse, meu Monza lava o motor se abrir a tampa do óleo com motor funcionando e em marcha lenta. Os espirros vão longe.
Algum lugar no motor está perdendo pressão. Folga excessiva é uma possibilidade, pescador obstruído na trompa de aspiração ou a vedação dele com a bomba de óleo com problemas são algumas possibilidades.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Gilmar Martins
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 982
- Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
- Cidade: Novo Horizonte
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1991
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: MPFi
Re: Dúvida comando de válvulas
Muito obrigado Carlos, pelas informações.
Eu não sei se compensa investir nesse motor. (Na oficina que fiz a aferição da pressão o reparador disse que a parte de baixo fica em torne de uns 1800 reais a retífica e os casquilhos, mas ai tem a bomba de óleo. Dai teria que verificar compressão dos cilindros etc.., e tal não sei se vale a pena) Ele está encamisado (não sei se o anterior dono trocou os pistões, talvez ele tenha trocado somente os anéis e usado os mesmos pistões, não tem como eu saber no momento. mas as medidas estão stands).
Possivelmente acho que seria mais viável comprar um motor de outro que esteja melhor. Não sei se vale a pena. Tenho que avaliar minhas prioridades. Mas mesmo assim, muito obrigado mesmo pelas instruções.
Abraços,
Gilmar
Eu não sei se compensa investir nesse motor. (Na oficina que fiz a aferição da pressão o reparador disse que a parte de baixo fica em torne de uns 1800 reais a retífica e os casquilhos, mas ai tem a bomba de óleo. Dai teria que verificar compressão dos cilindros etc.., e tal não sei se vale a pena) Ele está encamisado (não sei se o anterior dono trocou os pistões, talvez ele tenha trocado somente os anéis e usado os mesmos pistões, não tem como eu saber no momento. mas as medidas estão stands).
Possivelmente acho que seria mais viável comprar um motor de outro que esteja melhor. Não sei se vale a pena. Tenho que avaliar minhas prioridades. Mas mesmo assim, muito obrigado mesmo pelas instruções.
Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS