Rachadura no tabelier

Assuntos relacionados aos bancos, estofados e acabamentos internos em geral.
xandesergio
Mensagens: 1
Registrado em: 12 Out 2016, 17:09
Cidade: Caeté
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Rachadura no tabelier

Mensagem não lida por xandesergio »

Boa tarde amigos!

Tenho um monza 1990 e o painel tabelier teve uma bela rachadura que esta me incomodando. A troca desta peça e muito trabalhosa então gostaria de saber se alguém tem uma dica de reparo que eu mesmo possa fazer.
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1060
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Rachadura no tabelier

Mensagem não lida por jorgeAP »

Complicado esse tipo de serviço viu.
O melhor e trocar a peça mesmo.
Mas se quiser inovar, de qualquer forma um bom serviço tem que retirar a peça e fazer Uma emenda por dentro, por fora aplica-se alguma massa de acabamento flexível, e em seguida reveste-se com couro ou material sintético todo o tabelie pode ser tecido também, vai do gosto de cada um.
Na minha opinião, um serviço bem feito com couro costurado vai ficar show mas tem que ser feito por quem conhece o serviço.
Fica minha dica.
Monza 91 automático (o melhor)
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1060
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Rachadura no tabelier

Mensagem não lida por jorgeAP »

Outra opção é a pintura do tabelier.
Tem gente que gosta
Monza 91 automático (o melhor)
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Rachadura no tabelier

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

É por conta de ter que retirar o tabelier que compensa trocar em vez de reformar, a menos que fará a restauração completa do interior do carro. Lembrando que uma restauração parcial do tabelier voltará dar problemas em relativamente pouco tempo. . Isso se dá por causa do calor intenso dentro do carro quando exposto ao sol.
Abçs,
Gilmar
Vectra 97 GLS
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1060
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Rachadura no tabelier

Mensagem não lida por jorgeAP »

Gilmar, já vi no youtube um estofador, não trabalha no Brasil, restaurando um tabelier, o vídeo e longo e ele o vez com maestria, e detalhamentos , forrou ele com couro costurado nas curvaturas do tabelier e pelo vídeo ficou muito bom o trabalho. vou pesquisar aqui para ver se encontro o vídeo.
Sou fã de assistir vídeos com trabalhos em carros e peças, me alimenta com ideias.
Monza 91 automático (o melhor)
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Rachadura no tabelier

Mensagem não lida por mspagiari »

Tem um esquema q vi tb de usar massa plastica nas rachaduras, depois lixar e pintar... nunca tentei...

Tive um passat TS 79 verde pampa e todo passat tem o tabelier rachado com o tempo, o meu não era exceção.

Coitada de minha finada mãe, ao chegar em casa do serviço ela q era costureira, para me agradar, colou um acolchoado de camurça preto por cima do painel ...

Não ficou tão ruim, mas... com o tempo resolvi tirar e deixar do jeito q tava ... Parecia aqueles carros cubanos, kkkk...

Lembro q na época 'taquei" aquele silicone cheiroso, o carro era de fumante e cheirava charuto,,, além de ficar brilhando o tabelier o carro ficou bem cheiroso...

Já o monza, dos carros q tive nunca tive problema com tabelier, tanto o 89 como o atual... estão integros...

O pior q tive no quesito tabelier foi o vw pointer, parecia casca de ovo o acabamento plastico q usava...
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17766
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Rachadura no tabelier

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

mspagiari escreveu: 17 Nov 2018, 23:28 Tem um esquema q vi tb de usar massa plastica nas rachaduras, depois lixar e pintar... nunca tentei...

Tive um passat TS 79 verde pampa e todo passat tem o tabelier rachado com o tempo, o meu não era exceção.

Coitada de minha finada mãe, ao chegar em casa do serviço ela q era costureira, para me agradar, colou um acolchoado de camurça preto por cima do painel ...

Não ficou tão ruim, mas... com o tempo resolvi tirar e deixar do jeito q tava ... Parecia aqueles carros cubanos, kkkk...

Lembro q na época 'taquei" aquele silicone cheiroso, o carro era de fumante e cheirava charuto,,, além de ficar brilhando o tabelier o carro ficou bem cheiroso...

Já o monza, dos carros q tive nunca tive problema com tabelier, tanto o 89 como o atual... estão integros...

O pior q tive no quesito tabelier foi o vw pointer, parecia casca de ovo o acabamento plastico q usava...
Falando em Passat, tive 4 sendo 77, 78, 79 e 80. Desses somente o 80 rachou o painel. Na época troquei o painel por um em perfeito estado e até vender o carro, ficou bom. Tive esses carros nos anos 80 e começo dos anos 90. Na época era fácil encontrar essas coisas. Mas de fato era comum painel rachar naquela época, principalmente de Passat, Chevette e de Opala.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4219
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Rachadura no tabelier

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Tive um Chevette 75/76 por 32 anos e o painel dele estava perfeito quando vendi.
Eu evitava deixar o carro no sol, embora nem sempre isso seja possível. Aqui no Rio o sol é de rachar a maior parte do tempo.
De anos em anos eu passava silicone no painel.
Como não gosto do aspecto molhado que fica quando se passa silicone, depois de passar eu enxugava o painel até quase sumir o brilho do silicone, mas acredito que a camada que ficava protegia o material.

Uma coisa que o sol também causa no Monza é o descolamento do courvim do revestimento das portas.
O courvim estica e descola nas curvas da placa. Isso aconteceu com meu Monza anterior e está acontecendo com o atual.
Até o momento não constituiu problemas, mas vai chegar um ponto em que vai ficar feio.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder