Esticador da correia quebrado

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tyo
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Esticador da correia quebrado

Mensagem não lida por tyo »

Boa tarde, Feliz Ano Novo a todos!
Hoje eu escutei um barulho parecendo bronzina virada já senti um gelo, quando fui ver vinha da capa da correia. Desmontei e encontrei o esticador quebrado. Tinha trocado ele em setembro junto com a correia e bomba d'água e rodei cerca de 4 mil km, ou seja, muito novo, ele é do kit Contitech. Gostaria de saber o que causa isso ou se foi defeito da peça?
A correia andou para fora e raspou a capa, realmente foi sorte não ficar na rua.
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Carlos A. Freire
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Re: Esticador da correia quebrado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

É muito difícil fazer esse diagnóstico de causa da quebra da peça à distância.
A imagem mostra sujeira onde está quebrado, o que sugere já estar trincada há algum tempo. EU nunce vi ou peguei caso assim, talvez queda antes da montagem, correia mal tensionada fazendo o tensionador bater nos finais de curso... Difícil dizer o que aconteceu.
Apesar de ser relativamente nova, confere se tem folga no eixo da bomba d'água.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Esticador da correia quebrado

Mensagem não lida por tyo »

Não tem sujeira não Carlos, é a sombra da foto, está bem limpinho o trincado. Eu tensionei a correia usando a ferramenta da bomba até os furos do esticador ficarem alinhados é o correto?
E sim a bomba nova estava fazendo barulho e tinha um pouco de folga pode ser isso?
Ela é da marca Urba, tem alguma outra marca pra indicar?
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Carlos A. Freire
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Re: Esticador da correia quebrado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Tyo,
sim para correia nova os furos do tensionador devem ficar alinhados (Monza de 89 a 95).
A folga no eixo da bomba d'água afeta diretamente a tensão da correia dentada. Aconteceu com Monza Club 94 de um amigo. O barulho em certos regimes de rotação do motor era pouco assustador, rs! Desmontei e vi a correia frouxa e tensionado batendo no fim de curso. Essas peças foi eu quem montou anteriormente, mas felizmente não quebrou nada. A causa era a bomba d'água estar com folga no eixo. Depois de trocar a bomba d'água tudo voltou ao normal.

Eu indico bomba d'água GM ( se encontrar) ou Vetore.

Abs,

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Re: Esticador da correia quebrado

Mensagem não lida por tyo »

Carlos A. Freire escreveu: 02 Jan 2023, 14:20 Tyo,
sim para correia nova os furos do tensionador devem ficar alinhados (Monza de 89 a 95).
A folga no eixo da bomba d'água afeta diretamente a tensão da correia dentada. Aconteceu com Monza Club 94 de um amigo. O barulho em certos regimes de rotação do motor era pouco assustador, rs! Desmontei e vi a correia frouxa e tensionado batendo no fim de curso. Essas peças foi eu quem montou anteriormente, mas felizmente não quebrou nada. A causa era a bomba d'água estar com folga no eixo. Depois de trocar a bomba d'água tudo voltou ao normal.

Eu indico bomba d'água GM ( se encontrar) ou Vetore.

Abs,

Carlos Freire
Beleza Carlos, muito obrigado pela ajuda e sim, o barulho assusta muito, kkk! Já achei que ia começar o ano com motor na retífica, de certa forma foi um alívio ver o esticador quebrado.
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Re: Esticador da correia quebrado

Mensagem não lida por tyo »

Comprei uma bomba Vetore, da para ver que a construção é muito superior, agora vou montar, uma dúvida:
Para tensionar gira a bomba no sentido horário né?
Puxando a chave para frente do carro é isso mesmo?
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Re: Esticador da correia quebrado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Bom... o lado para girar a bomba d'água vai perceber quando for tensionar, rs! O lado inverso vai afrouxar ainda mais a correia.
De cabeça não me lembro...
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Re: Esticador da correia quebrado

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Se só tem um lado não tem como eu ter feito errado antes, kkk! Sim para um lado ela fica frouxa mesmo.
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