Relé para a chave seletora do Ar Condicionado
Enviado: 09 Out 2023, 15:12
Olá amigos, olhando o tópico "Manutenção na chave seletora do ar condicionado" com link https://forum.monzeiros.com/viewtopic.p ... e+seletora decidi tomar a iniciativa de aproveitar meus conhecimentos em elétrica automotiva para desenvolver um esquema com dois relés que acaba de vez com o problema da alta corrente elétrica que deteriora a chave seletora ao passar por seus contatos elétricos.
Outra coisa muito importante, esse esquema que desenvolvi não implica a necessidade de cortar o chicote original do carro, ficando assim uma instalação limpa e sem tirar a originalidade e funcionalidade do carro e seu sistema de Ar Condicionado.
Segue o esboço do esquema elétrico: Aqui tenho um esboço bem mais simplificado explicando a utilização de terminais elétricos para que não se faça necessário os cortes nos fios originais: Vale lembrar que é de extrema importância a utilização de fios com bitolas iguais ou superiores as dos cabos originais do carro, a fim de evitar superaquecimentos na fiação, bem como uma perfeita isolação dos terminais a fim de promover uma melhor condutividade elétrica e longevidade da adaptação e sua funcionalidade.
Não se faz necessária a instalação de fusíveis de proteção devido ao fio Verde Escuro que alimenta os relés já ter um fusível na caixa de fusíveis (F13 de 30A).
A instalação pode ser feita atrás do cinzeiro próximo da chave seletora ou onde o indivíduo julgar como melhor local para a colocação dos relés.
Essa adaptação não é de grandes custos tampouco de grandes trabalhos, fácil de ser feita e resolve muito bem os problemas.
Itens necessários (quantidades sujeitas a alterações de acordo com cada projeto e sua devida execução de veículo para veículo):
2 relés de 4 pinos (preferencialmente de 40A);
14 terminais e capas para terminal tipo "faston" fêmea;
3 terminais e capas para terminal tipo "faston" macho;
2 bases/suporte para relé 4 pinos;
1 terminal olhal 1/4 para aterramento dos relés.
alguns centímetors de termo retrátil (varia de acordo com o projeto);
alguns metros de cabo para a instalação (varia de acordo com o projeto).
Relés Olhal Terminais Faston com capas
Outra coisa muito importante, esse esquema que desenvolvi não implica a necessidade de cortar o chicote original do carro, ficando assim uma instalação limpa e sem tirar a originalidade e funcionalidade do carro e seu sistema de Ar Condicionado.
Segue o esboço do esquema elétrico: Aqui tenho um esboço bem mais simplificado explicando a utilização de terminais elétricos para que não se faça necessário os cortes nos fios originais: Vale lembrar que é de extrema importância a utilização de fios com bitolas iguais ou superiores as dos cabos originais do carro, a fim de evitar superaquecimentos na fiação, bem como uma perfeita isolação dos terminais a fim de promover uma melhor condutividade elétrica e longevidade da adaptação e sua funcionalidade.
Não se faz necessária a instalação de fusíveis de proteção devido ao fio Verde Escuro que alimenta os relés já ter um fusível na caixa de fusíveis (F13 de 30A).
A instalação pode ser feita atrás do cinzeiro próximo da chave seletora ou onde o indivíduo julgar como melhor local para a colocação dos relés.
Essa adaptação não é de grandes custos tampouco de grandes trabalhos, fácil de ser feita e resolve muito bem os problemas.
Itens necessários (quantidades sujeitas a alterações de acordo com cada projeto e sua devida execução de veículo para veículo):
2 relés de 4 pinos (preferencialmente de 40A);
14 terminais e capas para terminal tipo "faston" fêmea;
3 terminais e capas para terminal tipo "faston" macho;
2 bases/suporte para relé 4 pinos;
1 terminal olhal 1/4 para aterramento dos relés.
alguns centímetors de termo retrátil (varia de acordo com o projeto);
alguns metros de cabo para a instalação (varia de acordo com o projeto).
Relés Olhal Terminais Faston com capas