Alinhamento da correia dentada
Enviado: 14 Out 2023, 11:29
Bom dia amigos, vou efetuar a troca das correias de acessórios e da correia dentada assim como ambos os tensores da GM e correias Gates, do meu Monza Classic SE 93. Pude perceber ao remover a capa da correia que a correia estava desalinhada em relação a polia do comando e ao tensor dela, algo em torno de 1mm nada muito alarmante, acredito que talvez a bomba d'água esteja com aplicação errada, ouvi dizer que a bomba dos GM Família 2 16 válvulas possuem a sua polia mais para fora que as dos 8 válvulas, acredito que deva ser esse o problema, não pretendo trocar a bomba d'água agora, pois pretendo em breve realizar uma restauração no carro onde será substituído tudo, logo não vale a pena desmontar a bomba d'água e ter gastos com isso tendo em vista que o carro funciona bem e a bomba está em ótimas condições.
O carro rodou 5 anos assim desde que o adquiri, o dono anterior na época havia mandado trocar bomba d'água, correias e retentor do comando, a correia não pega na capa e nem desfia, só está deslocada alguns milímetros, deixei o motor funcionando sem a capa da correia, acelerei e soltei o acelerador bruscamente para acompanhar o funcionamento da correia, não percebi nenhum tipo de alteração grave ou coisa do gênero.
Gostaria de saber se corro algum risco rodando assim com o carro ou se posso rodar tranquilamente.
Seguem imagens da polia e correia:
É possível ver na foto onde aparece a marca da correia, DAYCO que a faixa onde o tensor deixou de pegar na correia é pequena, Foto não muito boa mas que dá para se ter noção da posição da correia:
O carro rodou 5 anos assim desde que o adquiri, o dono anterior na época havia mandado trocar bomba d'água, correias e retentor do comando, a correia não pega na capa e nem desfia, só está deslocada alguns milímetros, deixei o motor funcionando sem a capa da correia, acelerei e soltei o acelerador bruscamente para acompanhar o funcionamento da correia, não percebi nenhum tipo de alteração grave ou coisa do gênero.
Gostaria de saber se corro algum risco rodando assim com o carro ou se posso rodar tranquilamente.
Seguem imagens da polia e correia:
É possível ver na foto onde aparece a marca da correia, DAYCO que a faixa onde o tensor deixou de pegar na correia é pequena, Foto não muito boa mas que dá para se ter noção da posição da correia: