Receita para preparação básica

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Lucasmonzeiro18
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 39
Registrado em: 18 Jul 2023, 18:35
Cidade: São Joaquim de Bicas
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1984
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Receita para preparação básica

Mensagem não lida por Lucasmonzeiro18 »

Pessoal, alguém aqui já fez alguma preparação no motor do Monza para ficar mais fortinho? Tipo o alemão da Caravan fez uma básica que rendeu mt, no caso dele, de botar válvulas maiores de blazer, abrir dutos, uma Weber 40 e um toque no ponto de ignição.
Para Monza alguém tem alguma receita desse tipo?
Avatar do usuário
Ramon Vargas
Mensagens: 4
Registrado em: 21 Nov 2023, 15:27
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Receita para preparação básica

Mensagem não lida por Ramon Vargas »

Fala, Lucas. Tudo ótimo?

Existem diversas receitas internet afora.

Como dizem por aí no mundo da preparação, o céu (e o seu bolso) são o limite :lol:

Depende do quanto você quer (potência) e o quanto ($$$) está disposto a gastar

Existem receitas aspiradas: comando maior, cabeçote "dutado", carburador maior (ou injeção) e por aí vai...

Ou as receitas turbo: (turbina, coletor de escape, mangueiras, manômetros, bomba de combustível...), e que, dependendo da potência desejada ainda podem vir outras peças juntas (pistões, bielas forjadas, etc).

Na minha opinião, se for optar pra uma preparação aspirada, EU (Eu, Ramon) não mexeria no motor do Monza. Optaria pelo motor do Astra 140 cv (modelos de 2009 em diante) que é de fácil adaptação, junto com uma injeção Fueltech pra gerenciar tudo isso. Afinal, o motor do Monza é bem arcaico e tem em média de apenas 100cv (se for carburado igual o meu). E tirar 40cv de um motor desses aspirado, sai mais caro e não fica tão bom quanto um motor original com a mesma potência. Se fosse mexer no motor original, você ia precisar por comando maior, mexer bastante coisa de cabeçote, mexer em carburador/injeção e por aí vai. No fim, teria um motor quadrado, beberrão e com a durabilidade comprometida.

Por o motor do Astra é mais "fácil" e barato se for optar pelo motor aspirado. E de quebra, já teria 140cv "de cara".

Agora, se for turbo. Compre o kit, verifique o estado do motor, instale e seja feliz :mrgreen:

Mas, pra responder sua dúvida com exatidão, preciso saber quanto você deseja de potência e o quanto está disposto a gastar pra isso. Porque opções e receitas, são quase infinitas :wink:
SE 2.0 1990 - Vermelho Rodes - A era dos carburados :cachaca:
dg do monza
Mensagens: 1
Registrado em: 29 Jan 2024, 14:58
Cidade: Marília
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Receita para preparação básica

Mensagem não lida por dg do monza »

Olá! Sou novo aqui e ainda não sei como fazer, então decidi mandar como resposta.
Gostaria de saber se tem algum coletor que eu possa usar para colocar um Weber 40 no meu Monza. É um SL/E 1.8 1988. Não estou achando nenhum coletor próprio do Monza para por.
SolarBeam161
Mensagens: 1
Registrado em: 29 Mar 2024, 15:15
Cidade: São Paulo/ SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS

Re: Receita para preparação básica

Mensagem não lida por SolarBeam161 »

Fazer preparações no motor do Monza para aumentar sua potência pode ser interessante, mas é importante fazê-lo com cuidado para não comprometer a durabilidade e confiabilidade do motor. Como já tenho experiência nisso, pois há muito tempo estou envolvido no reparo e na manutenção de carros para diferentes empresas. Além das modificações mencionadas, como válvulas maiores, dutos abertos e carburador Weber 40, você também pode considerar a instalação de um comando de válvulas esportivo, um coletor de admissão de maior diâmetro e um sistema de escape menos restritivo. No entanto, é recomendável procurar a ajuda de um profissional especializado em preparação de motores para garantir que as modificações sejam feitas corretamente e de forma segura. Lembre-se também de ajustar o sistema de ignição conforme necessário para acompanhar as outras modificações.
Responder