Ar-Condicionado, só gela bem quando quer!

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Ar-Condicionado, só gela bem quando quer!

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Pessoal, hj peguei uma estradazinha com o monzão. Antes de sair de Fortaleza, já havia notado que o redimento do AC estava muito bom!!! Diferente dos outros dias, que só saia aquele ventinho frio, mas não gelava bem....
Hj tava 33ºC a temperatura, tava bem quente! hehehe.... e o AC estava gelando bem! Até a dona encrenca comentou que tava frio mesmo, e meu carro não tem fumê nos vidros....

Peguei a estrada, e o ar passou a gelar mais ainda, tava tão frio que tive que colocar na posição I... e o tempo estava bem quente, como já disse, 33ºC indicados pelo CB.
Depois de quase 2horas do AC ligado, notei que o rendimento começou a cair.... e ficar como de costume, só aquele vento frio, mas não GELADO como tem que ser...

Já levei o carro em várias casas de ar-condicionado, eles olham o gás, dizem que tá no nível certo... e não sabem indicar qual o defeito.
Alguns dizem que está tudo normal...Outros já falam que pode ser o compressor, que pode ser muito óleo no sistema, que somente uma limpeza no sistema resolveria o problema, etc.... não sei o que fazer :(
Mas eu sei que o ar pode gelar mais.... às vezes o AC fica normal, gelando muito!!!! Mas na maior parte do tempo, ele não gela em sua capacidade máxima :( ... não importa se ta quente ou frio, se é de manhã, tarde ou noite..... o Ar só gela bem quando quer, ehehhehe.... Parece que tem vontade própria.

O Gás está no nível certo e o AC é original de fábrica. A comporta de renovação do ar funciona perfeitamente e mesmo no frio max, não gela bem. Como disse, só gela bem quando quer, hehehe.
Já troquei: Tubo de expansão, aquele filtro prateado, uma mangueira que tinha furado.... e nada do AC ficar 100%.

COnto com ajuda dos amigos!

Abraço!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ar-Condicionado, só gela bem quando quer!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Olá Diego.

É meio complicado dizer o que esta ocorrendo sem fazer análise no veículo. Mas no AC do Monza, na parte da tubulação que entra para dentro do carro, tem uma válvula equalizadora que tem a função de quando o AC é solicitado, controla a pressão para não danificar os componetes internos por excesso de pressão. Essa válvula (uma espécie de tubo com redinha) costuma sujar e restringir muito a pressão no sistema. O meu Monza GLS 96 estava com essa válvula suja, quando furou uma mangueira do AC o reparador retirou essa válvula e limpou(isso em 2005). Ele me mostrou e estava bem suja mesmo.
Se no seu caso está tudo em ordem, seria bom verificar essa válvula ou se há sujeira no sistema, impedindo que funcione corretamente. O problema é que vai perder a carga de gás refrigerante com isso.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ar-Condicionado, só gela bem quando quer!

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Fala Carlos, como vai, tudo bem?

Cara, acho que está válvula que vc fala, é o tubo de expansão. Se for, eu troquei, coloquei uma nova! Custou baratinho na época(2005), paguei 19 reais.
Mas queria que vc me confirmasse se a válvula que vc fala realmente é o tubo de expansão, posso estar confundindo. A válvula que você fala, é uma que fica próximo à serpentina(evaporador)?? Se for, eu já troquei....
Não sei mais o que fazer :(
E tudo de ar-condicionado é caro :(

Outro dia, o Marcel Murai tava me dizendo que o ar do monza do amigo dele, um GL 96, tbm não gelava bem.... ele até comentou que poderia ser por conta do gas, que nos monzas 96 é o r-134a... e nos outros monzas é o r-12, pensamos que o r-12 poderia"gelar"mais.
O japa tirou uma foto do monza dele, que é gás r-12, com o termometro no difusor, nossa fiquei impressionado! tava marcando 4°C.... quando fiz este teste no meu, na oficina de AC, foi um sufoco para chegar a 11°C. Uma diferença enorme. Já estava querendo trocar meu gás por um similar ao r-12, heheheh... ou então colocar uma ventoinha auxiliar na frente do condensador, tipo tem no astra, vectra.
Mas depois da viagem que fiz, e até aqui mesmo na cidade, antes de pegar a estrada, vi que o AC do monza 96 GELA MUIIITO!!!! Só está preisando de algum ajuste.... o problema é que ninguém sabe onde mexer para acabar com o problema....

De qualquer maneira, fico no aguardo de mais dicas.

Abraço!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ar-Condicionado, só gela bem quando quer!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Olá Diego.

A válvula que estou dizendo fica na tubulação antes de entrar na "parede corta fogo" do carro. Ela tem formato cilindrico e comprido, tem uns 10cm de comprimento. O reparador na época disse que era uma válvula equalizadora, que servia para equalizar a pressão para não chegar muito forte ao evaporador e danifica-lo. O nome ao certo eu não sei e, agora não estou em casa (estou de férias), não tenho o ChepCev para consultar o nome e pegar o código.
O meu Monza GLS 96 também utiliza o gás refrigerante R-134 e gela muito bem dentro do carro. Em 2005 após fazer o reparo no sistema do AC por conta de um vazamento em uma das mangueiras, o carro voltou a gelar muito bem e, calhou que na semana seguinte era um encontro do Monza Clube (nessa época era no estacionamento Unipare na Barra-Funda). Neste encontro, um participante tinha feito reparo no AC do Monza Classic 92 que usava o gás R-12 e quiz comparar com o meu. O rapaz tinha um termômetro e colocou primeiro no difusor centrar do meu Monza. A alavanca em frio máximo o meu chegou a temperatura de -0,7ºC. O Monza dele também com a alavanca na posição frio máximo chegou a +1,8ºC. Os dois carros ficaram ligados até a temperatura não abaixar mais.
Segundo o rapaz, o reparador que fez o carro dele, até 3,0ºC era aceitável. Eu mesmo fiquei surpreso com o desempenho do AC do meu Monza. Mas, foi tudo a título de curiosidade. O AC do meu Monza só ficou a desejar quando estava com pouco gás refrigerante por conta de mangueira vazando. Já troquei a de pressão, que furou por esfregar na carroceria por conta de um coxim de motor arriado, e a de retorno do compressor que vazou na parte que prensa a mangueira de borracha com a ponta de metal.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Gustavo Turolla
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 577
Registrado em: 23 Jun 2008, 00:37
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ar-Condicionado, só gela bem quando quer!

Mensagem não lida por Gustavo Turolla »

Diegão, perguntei hoje mesmo para um técnico e ele falou que só vendo. Expliquei sobre o seu problema e ele pensou, pensou e não soube dizer. Mas sobre o que você me falou em outro tópico, ele discordou. Falou que um pouco de gás sempre é perdido, mesmo sem vazamento. Disse que o selo de vedação do eixo do compressor normalmente apresenta alguma perda de gás e trocá-lo é besteira pelo custo e trabalho(tirar e abrir o compressor, e nesse caso já é bom aproveitar e trocar todos os selos), sendo que ele vai voltar a perder pressão em pouco tempo. Diz ele que é recomendada uma carga de gás a cada um ou dois anos pra manter o rendimento do ar condicionado satisfatório.
Eu vi sobre mudar o meu sistema para o R-134a e é bem o que vc falou, dá pra fazer mas morrem 600 paus. O problema em usar este gás no meu carro é que o óleo é diferente, e em contato com este gás forma uma "lama" no sistema. Fora que meu filtro é de sílica gel, diferente do seu, e teria que ser trocado para não liberar umidade no sistema. O gás correspondente ao R12, se não me engano, é o R401.
abraço e boa sorte!
SL/E 93 Vermelho Maiorca(?) - 70.000km originais
2.0 efi, completo, disco nas 4, tudo elétrico.
Manual, chave reserva, alarme original... E ainda falta bastante coisa.

batido, saindo da funilaria eu posto fotos.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ar-Condicionado, só gela bem quando quer!

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Cara, acho melhor vc procurar outro reparador :mrgreen:
Todos me falaram que o gás so acaba por conta de vazamentos. Se fosse assim, o monza do Henrique aqui do fórum, já estaria precisando de uma cara de gás. Pois o monza é 1989 e ta com o gas original.
O carro do meu pai, ano 2001, está com ele desde 2001, tem 160.000 rodados, o gás do ar é original tbm, gela muito bem!
Sei não, acho que o gas só acaba por conta de vazamento.
Se está vazando pelo selo do compressor, é pq o selo está com defeito, dai tem que trocar.
Consulte outro profissional, pode ser que seu orçamento fique ate mais barato. :smt023
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ar-Condicionado, só gela bem quando quer!

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Carlos, por acaso a peça que vc fala é esta aqui que achei no cep chev?
Veja:
Imagem
É o número 29 - Válvula de alívio de pressão do ar-condicionado.

Abraço! :smt023
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ar-Condicionado, só gela bem quando quer!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Diego,

na época eu acompanhei o serviço e o reparador soltou o tubo no compatimento do motor bem próximo a "parede corta fogo", antes de entrar para dento do carro. Pela posição no desenho, não parece ser a mesma válvula. Mas, acho que só poderei confirmar qual é, quando voltar para casa e eu mesmo verificar no ChepChev. Lembro que na época, o reparador disse que aquela válvula era caro e difícil de encontar, tinha amigos dele instalando a válvula do Omega que era pararecida. Palavras do reparador.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder