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Re: Desmontar a Caixa de Fusíveis

Enviado: 16 Ago 2008, 17:25
por Carlos A. Freire
José Leal escreveu:Professor, me explica uma coisa: meu carro é originalmente a gasolina, mas na cx de fusíveis tem o espaço para colocar o relé de partida a frio.

Para fazer o mesmo esquema do Fast, lá no cofre do motor, a tomada da bomba da partida a frio é aquela que fica no mesmo chicote da bomba do lavador do vidro dianteiro?

Até tava pensando em fazer de acordo com o sistema original. Lá na VT tem o local para colocar o sensor, mas não tem o chicote, só o do sensor de temperatura. Então, caso eu converta meu carro para álcool, teria que partir para esse esquema mesmo.

Até mais.
José Leal

No Monza EFI, o próprio sensor de temperatura (CTS) envia informações ao módulo de injeção eletrônica, para ela comandar o sistema de partida a frio no veículo movido a álcool.
A tomada do motor de partida a frio, fica lá perto do hidrovácuo, solta em veículos movidos a gasolina. Na caixa de fusíveis em veículos movidos a gasolina, o local do relê fica vago, mas acredito que a ligação esteja pronta, faltando apenas o módulo ter o comando (não tenho certeza disso), já que normalmente o chicote está pronto em todo o carro.
Se olhar no esquema da Multec 700 (injeção EFI do Monza e Kadett), e comparar com o esquema elétrico do Monza carburado, vai perceber que o circuito de partida a frio no EFI é bem mais simples.

Abs,

Carlos Freire

Re: Desmontar a Caixa de Fusíveis

Enviado: 16 Ago 2008, 18:15
por José Leal
Carlos A. Freire escreveu:(...)A tomada do motor de partida a frio, fica lá perto do hidrovácuo, solta em veículos movidos a gasolina.(...)
Professor, agora surgiu outra dúvida:

Como estou trabalhando hoje, não tem como lhe enviar uma foto mais detalhada, mas nessa, aparecem 2 tomadas soltas, ambas brancas. Uma está junto da bomba do lavador do parabrisas e a outra está presa em um chicote que está sobre o hidrovácuo

Imagem

A tomada que está junto a bomba do lavador é igual a do lavador, mas a outra, possui 2 pinos fêmeas paralelos. Um dos polos dessa tomada está com o chicote solto (na ponta desse chicote existe um terminal com furo).

Qual dessas seria a tomada da bomba da partida a frio?

Desculpe-me a falta de informações. Se for preciso, postarei umas fotos mais detalhadas assim que possível.

Até mais.

[EDIT] Para o sistema funcionar 100% original, eu teria que trocar o chip da central, ou a central a gasolina tem esse sistema "adormecido"?

Re: Desmontar a Caixa de Fusíveis

Enviado: 16 Ago 2008, 21:50
por Fastback
Ze, a tomada do acionamento da bombinha injetora de gasolina eh identica a do lavador do vidro, tanto eh que as bombas sao praticamente identicas.
Quanto ao controle da central sob esse sistema, infelizmente acredito que seja algo exclusivo da central a alcool, ja que tenho uma (que nao funciona, peguei so o chip) dos quais o chip original a alcool nao acionou esse sistema na minha central a gasolina....
Ja a instalacao eletrica esta totalmente pronta, comecando no pino A4 da central, passando pelo rele (vago) na cx de fusiveis e terminando no plug no cofre...
Ao meu ver, a central a alcool deve ter algum dispositivo diferente do da gasolina, desativado ou ausente pois, ao ligar a chave ha energia no pino 30 do rele (que alimentaria a boomba caso a central fechasse curto nos pinos 85 e 86 fazendo com que a bobina do rele liberasse a energia pra bombinha...
Ou seja, a minha intencao eh cortar a comunicacao do rele com a central, aproveitando todo o resto do chicote pra acionar manualmente o sistema que deveria ser automatico, sacou?

Abracos

Re: Desmontar a Caixa de Fusíveis

Enviado: 16 Ago 2008, 22:46
por José Leal
Sim, entendi.

Achei que vc estava usando a sua central "chipada" pro álcool. Então infelizmente não tem como usar o sistema original na central a gasolina...

Até mais.

Re: Desmontar a Caixa de Fusíveis

Enviado: 17 Ago 2008, 10:37
por Carlos A. Freire
ao ligar a chave ha energia no pino 30 do rele (que alimentaria a boomba caso a central fechasse curto nos pinos 85 e 86 fazendo com que a bobina do rele liberasse a energia pra bombinha...
Fast,

ao ligar a chave deve aparecer tensão 12v nos pinos 86 e 30 do relê, eles estão ligados juntos e, recebem tensão vinda do fusível M3. Ao aterrar o pino 85, o pino 30 deve atracar com pino 87. É importante lembrar que, a bobina do relê está entre os pinos 86 e 85 e, a chave do relê está entre os pinos 30 e 87. Não se deve fazer curto entre os pinos 85 e 86, pois são da bobina do relê. Pelo menos é assim que está no esquema elétrico que tenho.

Abs,

Carlos Freire