DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17760
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Luiz, meus carros inclusive os 3 Monza nunca estiveram mau de saúde.

A comparação que fiz foi entre meu atual Monza GLS 96 com Monza SL/E 87 e o SL/E 91 que tive.
Outra coisa, não sei se sabe a pelo menos a programação da IE dos modelos 96 é diferente dos modelos anteriores. Pode procurar relatos aqui no fórum que vai perceber que quem anda nos modelos 96 gasolina, não sente diferença em desempenho para modelos álcool anteriores. Se não quiser procurar, além dos meus relatos, tem o Julio Ledo e o Diego Paiva que vão comprovar.
Meu Monza SL/E 87 que tive nos anos 90 e o SL/E 91 foi também em meados dos anos 90 e os dois quando comprei não tinha 50.000km rodados e esse GLS 96 quando comprei em 99, tinha 30.000km.
Na família tivemos também Monza SL/E 85, 89, 90, 91 e Classic 90 e GLS 94. Será preciso mencionar meus amigos do Monza Club? Os mais próximos que ando e faço manutenção são SL/E 92, Club 94, GLS 95, SL/E 86, SL/E 83, SL/E 84, SL/E 85, SL/E 90, Classic 88, Classic 90 (2, um álcool e um gasolina) e GL 96. O Sl/E 91 e o GLS 94 da família foram comprados 0km.

Se um dia tiver a oportunidade de andar com Monza 96 tente pegar uma rodovia e mantenha a 5ª marcha e subidas. Vai perceber que na mesma subida, com seu Monza e outros Monza cai a velocidade e se cair abaixo de 100km/h, logo vai para 80km/h e terá de puxar a 4ª e com 96 ela consegue manter ou pelo menos ficar mais tempo.

Então, como pode perceber, não é o fato de ser novo ou usado ou tempo de uso... São características de ano de fabricação.

Outra coisa... O manual diz que o Monza EFI 2.0 gasolina inclusive o meu tem 110cv, mesma coisa para o Astra, Vectra e Zafira até 2005, que tem IE MPFI digital. Faz algum sentido para você? Para mim não faz... A partir de 2006 esses motores passaram a ser flex e teve potencia aumentada para 121(g)/127cv (a) se não estiver enganado.
Um amigo muito próximo tinha um Astra Elegance 2006 completo, de fábrica com ar bag, ABS e automático que andava muito, trocou em um Vectra GTX 2010 de 140cv completo que não tem o mesmo desempenho daquele Astra. Porém é mais econômico.

Posso dizer que tenho muita base de comparação prática e muito tempo com Monza de vários anos de fabricação para dizer o que disse.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Carlos Freire
Posso dizer que tenho muita base de comparação prática e muito tempo com Monza de vários anos de fabricação para dizer o que disse.
Carlos

Ninguém, muito menos eu, duvida da sua experiência e 'expertise' em tudo que se refere a Monza. Vc talvez só não conheça tanto sobre o assunto modificações, já que não é adepto dessas coisas.

Desculpe se meu questionamento deu a entender que eu penso diferente.
O que eu quis levantar foi o fato de que um Monza com a relação de marchas igual ao seu (o meu antigo 94/95) não pode ser mais 'esperto' na estrada do que meu atual 94, com marchas mais curtas.O assunto do tópico é caixa de marchas, tá certo? Se existem outras variantes que não a caixa, aí o assunto é outro.

Quem lesse a sua afirmação poderia achar que o Monza 96 é mais esperto por causa das relações de marcha. Isso é que eu comentei que foge da teoria, a qual afirma que dois carros iguais com relações de marchas diferentes, o mais curto será mais esperto e o mais longo será mais econômico.

Ah, só lembrando, isso de 110cv, 121cv, pra mim não quer dizer muita coisa. Potência máxima é uma medida tirada com o motor na rotação máxima ou próximo dela (Monza a álcool 5400 e a gasolina 5600 rpm).
O que influencia nisso que estamos comentando (a não necessidade de se trocar marcha) é o torque. Cada motor tem seu torque máximo em uma determinada faixa de rotação. A do meu Chevette eu lembro que era 3600 RPM. A do Monza 3200. O Monza a álcool, apesar de ter pouca diferença na potência máxima (5,46% a mais, 116 contra 110 cv), fornece quase 10% mais de torque (18 Kgf.m contra 16,6 Kgf.m). Isso deve fazer uma bruta diferença. (Fonte manual do proprietário).

Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 14 Set 2015, 09:54, em um total de 2 vezes.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17760
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não Luiz, não é só a relação de marchas que deixa o Monza 96 gasolina mais esperto. É todo conjunto de motor, IE (nova programação) e transmissão. Vale lembrar que a transmissão até 93 dos modelos gasolina são diferentes.
Se reparar nas minhas declarações, a comparação é feita entre Monza EFI 2.0 gasolina e quando cito o álcool, indico que praticamente não há diferença no desempenho entre 96 gasolina e modelos álcool.
Isso mencionei em vários tópicos espalhados aqui no fórum.
Se andar com Monza EFI 2.0 gasolina 92 por exemplo e depois com qualquer EFI 2.0 álcool vai sentir bem a diferença do desempenho. Se andar com 96 e qualquer 2.0 EFI álcool já não vai sentir essa diferença. O que a GM fez para mudar esse desempenho?
E tem outra, o Kadett 97 e 98, 2.0 MPFI gasolina anda mais que o Monza 96 igual ao meu. Já pude comprovar também. Ele é mais esperto.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Não Luiz, não é só a relação de marchas que deixa o Monza 96 gasolina mais esperto
Carlos, o manual do 96 mostra a mesma potência e torque do 94 e 95.
Pode ser que no geral o desempenho esteja mesmo melhor, isso só dirigindo o carro é que dá pra saber, e mesmo assim o motorista precisa ter experiência em modelos anteriores, para poder comparar. Isso vc tem. :smt023

Mas é isso, creio que está esclarecida a questão, para quem leia esse tópico no futuro.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17760
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Carlos, o manual do 96 mostra a mesma potência e torque do 94 e 95.
Como disse lá em cima, o manual descreve a potência para Monza EFI gasolina em 110cv, desde os modelos 92 até 96. Também descreve os mesmo 110cv para o Kadett EFI até 96 e MPFI 97 e 98, e a mesma coisa para o Vectra 2.0 MPFI 2.0 97 e 98 e o Astra e Zafira 2.0 MPFI até 2005.
Se no Monza Classic 92 MPFI analógico tem 121cv, como os veículos citados com IE melhor, digital e, andam muito tem a mesma potência do Monza EFI? Tem descrito em seus respectivos manuais os mesmo 110cv.
Para mim tem algo que não está descrito corretamente nos manuais. Penso que seria alguma forma de burlar categoria e pagar menos imposto... Não sei dizer realmente o que é...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Para mim tem algo que não está descrito corretamente nos manuais. Penso que seria alguma forma de burlar categoria e pagar menos imposto...


Com certeza essas leis malucas feitas por quem não entende lhufas de mecânica causaram muita mentira no setor automobilístico.
Os menos desonestos colocaram limitadores de potência, como ocorreu com alguns Monzas de 99 cv ou hp. :(
Muitos carros com motor de mais de 128 cv, o limite de faixa para motores 2.0 pagarem menos imposto em certa época (nem sei como é hoje) foram enganosamente vendidos como tendo menor potência.
No caso do Monza, teriam 18 cv de margem para não precisar mentir. :smt017
De todo modo, potência por sí só não diz muita coisa. Torque é o que importa na hora de pisar no acelerador. :lol:

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Só para informação, meu Monza atual, GLS 2.0 gasolina (aditivada), gasta, numa viagem Rio/Ribeirão Preto/Rio, R$32,00 a mais de combustível que o Monza anterior, GLS 2.0 94/95 gastava. Carro sempre com 3 pessoas ou mais e ar condicionado ligado o tempo todo. Considerei a gasolina a R$3,60 o litro, que é o que pago aqui no meu posto predileto. Em Campinas (Carrefour) e Ribeirão Preto o preço é mais em conta. :D

Isso baseado no meu consumo real, confirmado em mais de 6 viagens fazendo o mesmo percurso e abastecendo nos mesmos postos.
Para ver o que uma relação de marchas diferentes, para o mesmo motor (pelo menos no manual consta as mesmas características de potência e torque entre o 94 e o 95), pode fazer diferença em longas distâncias.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18

Mensagem não lida por Rafaelo »

Freire e Luiz, vocês estão corretos. É certeza que tem ocultação de potência, por dois meios se faz isso.

* limitaçao técnica (isso é real, tem o Vectra 16v como exemplo)
* declaração de potencia falsa (menos provável, mas no Brasil tudo é possível) quem certifica a potência é a ABNT no Brasil.

Não sei se vocês sabem, sabiam que a S10 2.2 EFI gasolina tem menos potência que o Monza EFI 2.0 da mesma categoria?
Sim, tem uma potência muito baixa apenas 113cv 2.2 EFI isso é nada para um motor 2.2 . Tem motor 1.6 com mais potência.

Teoricamente deveria ter pelo menos empate,.
Agora andar para trás com mais cilindrada não...

Ou o famoso número mágico da GM
116cv

Monza EFI 2.0
Vectra/Astra/Omega MPFI C20NE 2.0
Kadett 2.0 MPFI último modelo com malha fechada, apenas 110cv mais fraco que um EFI, não faz sentido algum.


Porém, todos eles eram na época que imposto pesava sobre a potência declarada :smt023

Então tudo é possivel,
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder