Excesso de combustível

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Excesso de combustível

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Rafael Barros escreveu:O teu não tem o famoso sensor de fluxo de ar?

Pelo o q vc está dizendo me parece ser ele ou o modulo de injeção.

Abraços
Se o sensor MAF estivesse com problema ou não funcionando, o motor nem funcionaria. Pois a IE não iria injetar nada nos cilindros, seria como se tivesse ligado o carro sem a mangueira de ar ou com algum rasgo nela, o carro morre.

Sobre a IE, liguei o carro com a flauta virada para fora, os 4 bicos injetaram normal, igual na máquina quando testei os bicos. os 4 com a mesma vazão, alternados se bem me lembro. Então na IE não me parece ter nenhum problema. A junta do cabeçote está queimada pois está melando óleo pelos dois cilindros que fica próximos ao distribuidor. Então vou ter que abrir de uma forma ou outra para trocar essa junta do cabeçote, já aproveito e troco todos os retentores, retifico o motor e troco as válvulas e meto junta do álcool.

Bom, agora é esperar para ver, acho que isso deve resolver o seu problema já que todos os testes que foram feitos não deram nenhum resultado.
Rafael Barros
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 99
Registrado em: 01 Out 2008, 15:33
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Excesso de combustível

Mensagem não lida por Rafael Barros »

Marcel.

Dependendo do problema, funciona sim. As vezes fuciona em 500rpm o carro e consome muito mais do q o normal.

Eu conheço uma pessoal q conserta MAF e modulo.

Se precisar me avisa.

Abraços
Barros
Ex- Kadett GL 96 e GLS 98
Monza 96 GLS 2.0 EFI completo
Contato: 21-7841-0548 id: 24*81133
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Excesso de combustível

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

O Marcel parece que não conhece bem como funciona o VAF (também chamado de MAF) no MPFI.
Se ele estiver com problemas (e são várias as possibilidades) ele pode simplesmente aumentar ou diminuir o tempo de injeção, enriquecendo ou empobrecendo a mistura.
Não é todo problema de VAF que impede o motor de funcionar, como bem disse o Barros.
Fonte de consulta: Manual de injeção eletrônica específico do sistema de injeção que equipa o Monza MPFI.
Acho VAF o calcanhar de Aquiles desse sistema.
Por ter peças móveis, é mais sujeito a panes que um MAP do EFI, por exemplo.
Além disso, pode ser mexido por mecânicos incompetentes (ou curiosos donos de Monza), o que vai causar problemas, que podem ser mais ou menos graves.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Excesso de combustível

Mensagem não lida por RicardoDS »

Como já falei em outro tópico, tambem estou apostando minhas fichas no MAF (ou VAF para os mais chegados, hehe).
Também pode ser algum outro sensor:
- o de temperatura também pode fazer isso;
- alguns le-jetronic tem um "dispositivo" de partida e funcionamento a frio, mas acho que o 500ef não tem isso (acho que isto acompanha o EZK)... este aumenta o tempo de abertura ds bicos, e se ficar louco tb faz isso.
E por aí vai, são várias as possibilidades.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Excesso de combustível

Mensagem não lida por Rafaelo »

o estranho é o seguinte esse sensores so funcionam com o motor ligado, segundo ele falou que nao falha na lenta ou alta, indigando sem excessos momentânios.

ele descreveu que quando desliga o motor começa a inundar o motor de alcool passando pelos aneis e chegando ao oleo. eu sinceramente nao sei oque pode ser. ate pode ser os sensores mas pela logica nao faz sentido algum, ja que o exesso se da com o motor desligado no caso dele, como ele falou.

mas nao custa nada teste esses sensores
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Excesso de combustível

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Rafaelo escreveu:o estranho é o seguinte esse sensores so funcionam com o motor ligado, segundo ele falou que nao falha na lenta ou alta, indigando sem excessos momentânios.

ele descreveu que quando desliga o motor começa a inundar o motor de alcool passando pelos aneis e chegando ao oleo. eu sinceramente nao sei oque pode ser. ate pode ser os sensores mas pela logica nao faz sentido algum, ja que o exesso se da com o motor desligado no caso dele, como ele falou.

mas nao custa nada teste esses sensores
Não, Não, eu sinto o cheiro de álcool com o motor ligado também.

Sobre o MAF, sei que ele controla o tempo da IE, pois menos ar menos tempo e mais ar mais tempo. Então, o ricardo me passou como eu testar o MAF, mas eu já desmontei tudo, só falta tirar o cabeçote mesmo então não tenho como testar ele. Mas eu creio que o MAF não da problema da noite para o dia coincidindo exatamente com a troca dos bicos. Ainda mais que ele está bem vedado e sempre fechado na caixa do filtro.

Vou testar o sensor de temperatura hoje mesmo e ver se pode ser ele.

Mas o cabeçote vou ter que abrir de uma forma ou outra pois a borrachinha o bico injetor caiu lá dentro e se brincar, ela se causou o excesso novo.
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Excesso de combustível

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Marcell 500 EF escreveu:Mas o cabeçote vou ter que abrir de uma forma ou outra pois a borrachinha o bico injetor caiu lá dentro e se brincar, ela se causou o excesso novo.
ahn?
Não é só tirar o coletor?
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Excesso de combustível

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Marcel Murai escreveu:
Marcell 500 EF escreveu:Mas o cabeçote vou ter que abrir de uma forma ou outra pois a borrachinha o bico injetor caiu lá dentro e se brincar, ela se causou o excesso novo.
ahn?
Não é só tirar o coletor?
Seria, mas e se caiu no pistão? E outra, tenho que trocar a junta do cabeçote de qualquer forma pois está queimada e melando de óleo nos dois cilindros próximos ao distribuidor.
Responder