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Re: Excesso de combustível

Enviado: 26 Jan 2009, 20:02
por Luiz Carlos (Rio)
Marcell 500 EF.

1- Para instalar o cabeçote é previsto deixar o eixo de comando numa determinada posição (que não me lembro agora) para que as válvulas ofereçam o mínimo de resistência para ele baixar e encostar no bloco,
2- Todo Monza, com exceção do 96 (cujo o tensionador da correia dentada é regulável),em todos eles a regulagem é feita girando-se a bomba dágua. Nos mais antigos, que não têm tensionador, é só girar a bomba e checar a tensão da correia. Nos que tem tensionador fixo, é só girar a bomba dágua e conferir nos furos de referencia do tensionador se a tensão está correta. No meu Monza, fui verificar isso e vi que a correia está esticada demais. Mas...como já foi trocada há dois anos e está perfeita, deixei assim mesmo. Na próxima troca é que vou regular de acordo com o previsto.
3- Para remover os 4 parafusos da polia do vira, cuja rosca é direita, há de se engatar a primeira marcha, frear o carro, colocar a chave allen no parafuso, colocar uma boa alavanca e dar um tranco. Proceder assim nos outros 3. Existe uma ferramenta especial para isso (Celfer 1022, por ex., serve para esse trabalho), que possuo, mas já tirei com chave allen comum e um pedaço de cano de velocípede, o mesmo que uso para aumentar a força da chave de rodas. :smt023

Abraços

Re: Excesso de combustível

Enviado: 26 Jan 2009, 20:19
por Rafaelo
esquece de te fala. na hora da montagem passa um filete de cola pra junta de motores a diesel na do face do cabeçote. nao é na junta do cabeçote e sim na torre de comando. so passa um filete e começa aperta os parafuso e nao use o torquimetro com chave. use a de sokete

ja vi alguns jegue faze isso depois perde a precição e metem a culpa na ferramenta :D

1º virabrequim: coloque em PMS antes e tudo, pra coloca engate a 4º e pede pra alguem ir empurrando o carro bem lentamente ate atingir a marca do PMS(ponto morto superior). coloque um pouco de oleo na parede dos cilindros pra ajuda.

2º comando: a posição da polia tem que ta com a marca apontada pra cima no meio. repara no corpo da torre que tem um risco no meio :lol: e na polia outro alinha essas duas marca, mesmo assim o cabeçote vai fica empinado, mas isso e como te expliquei e da natureza dos OHC comando sobre valvulas

Re: Excesso de combustível

Enviado: 27 Jan 2009, 08:27
por Marcell 500 EF
Rafaelo escreveu:esquece de te fala. na hora da montagem passa um filete de cola pra junta de motores a diesel na do face do cabeçote. nao é na junta do cabeçote e sim na torre de comando. so passa um filete e começa aperta os parafuso e nao use o torquimetro com chave. use a de sokete

ja vi alguns jegue faze isso depois perde a precição e metem a culpa na ferramenta :D

1º virabrequim: coloque em PMS antes e tudo, pra coloca engate a 4º e pede pra alguem ir empurrando o carro bem lentamente ate atingir a marca do PMS(ponto morto superior). coloque um pouco de oleo na parede dos cilindros pra ajuda.

2º comando: a posição da polia tem que ta com a marca apontada pra cima no meio. repara no corpo da torre que tem um risco no meio :lol: e na polia outro alinha essas duas marca, mesmo assim o cabeçote vai fica empinado, mas isso e como te expliquei e da natureza dos OHC comando sobre valvulas
Não posso colocar em PMS simplesmente virando o vira com a chave? Consigo movimentar eles sem problemas.

Re: Excesso de combustível

Enviado: 27 Jan 2009, 11:30
por Rafaelo
Marcell 500 EF escreveu:
Rafaelo escreveu:esquece de te fala. na hora da montagem passa um filete de cola pra junta de motores a diesel na do face do cabeçote. nao é na junta do cabeçote e sim na torre de comando. so passa um filete e começa aperta os parafuso e nao use o torquimetro com chave. use a de sokete

ja vi alguns jegue faze isso depois perde a precição e metem a culpa na ferramenta :D

1º virabrequim: coloque em PMS antes e tudo, pra coloca engate a 4º e pede pra alguem ir empurrando o carro bem lentamente ate atingir a marca do PMS(ponto morto superior). coloque um pouco de oleo na parede dos cilindros pra ajuda.

2º comando: a posição da polia tem que ta com a marca apontada pra cima no meio. repara no corpo da torre que tem um risco no meio :lol: e na polia outro alinha essas duas marca, mesmo assim o cabeçote vai fica empinado, mas isso e como te expliquei e da natureza dos OHC comando sobre valvulas
Não posso colocar em PMS simplesmente virando o vira com a chave? Consigo movimentar eles sem problemas.
tambem consegue é ate melhor coloque no ponto morto e gira a porca no sentido horario, ja que a mesma se desaparafusa no sentido anti-horario.

Re: Excesso de combustível

Enviado: 27 Jan 2009, 12:25
por Marcell 500 EF
Sim sim, e como sei quando é o PMS exatamente?

Re: Excesso de combustível

Enviado: 27 Jan 2009, 12:48
por Rafaelo
Marcell 500 EF escreveu:Sim sim, e como sei quando é o PMS exatamente?
olha a foto o teu deve ser parecido do meu

na polia do alternador ou a dupla no seu caso deve ter um rasco, e no bloco tem um "espeto" ambas tem que estar alinhadas
Imagem


aqui e sem a polia auxiliar, repara que na polia dentada do vira tem uma marca e embaixo tem outra marca "cavada" ambas tem que estar alinhada
Imagem

ambas as forma da pra ver

Re: Excesso de combustível

Enviado: 27 Jan 2009, 12:59
por Marcell 500 EF
Então vou tirar a polia e colocar em PMS por ela, e montar a do comando e alinhar com a capa, e dai colocar a correia

Re: Excesso de combustível

Enviado: 27 Jan 2009, 13:07
por Luiz Carlos (Rio)
Sem o cabeçote, é só observar o movimento do pistão do cilindro nº 1 para saber onde é o PMS.
Com o cabeçote instalado, pode-se ainda ver isso pelo buraco da vela do mesmo cilindro. Alguns motores modernos exigem que se coloque uma ferramenta (indicador de PMS), como os carros com motor Fire da Fiat, para um perfeito alinhamento.
A polia do vira do Monza as vezes desliza a parte externa, que possui uma borracha amortecedora, o que causa indicação errônea do pms, se o reparador se basear nas marcações.
Já olhando-se as marcações indicadas na polia dentada, aí não tem erro :lol:

Abraços