Página 12 de 31

Re: Excesso de combustível

Enviado: 14 Jan 2009, 16:13
por Marcell 500 EF
weuller escreveu:Mas Marcell, eu vi o japa comentando com alguém que existem anéis feitos sobremedida, será que fazendo esse polimento nas camisas não seria o fato apenas de conseguir anéis sobremedida?
Ou o seu motor estava batendo algo?
Se não estava não vejo porque refazer toda a parte de baixo!

É claro que vai ter que rodar uns dias amaciando as peças novas como fosse um motor retificado inteiro, mas isso faz parte! :mrgreen:
Se for para polir e deixar STD novamente, só por anel STD que não tem problema.

Pelo que me consta, o motor já ferveu 2x com esta junta. MAs nunca deu excesso.

Re: Excesso de combustível

Enviado: 14 Jan 2009, 16:15
por weuller
Mas quando ele ferveu ele estava na gasolina ou no álcool?

Re: Excesso de combustível

Enviado: 14 Jan 2009, 16:22
por weuller
Porque pensando bem o que o Murai falou é totalmente compatível com o que você disse antes!

O carro parado, funcionando apenas dois minutinhos uma ou duas vezes por semana, junta antiga, taxa de compressão dos pistões baixa para o álcool, vc liga o carro eche de álcool, desliga em pouco tempo com o motor ainda frio, vai passar álcool pela junta que tá queimadada mesmo!

Re: Excesso de combustível

Enviado: 15 Jan 2009, 17:17
por Marcell 500 EF
Então, estive pensando, posso apertar os parafusos do cabeçote na mão mesmo, e ligar o carro e levar na oficina pra apertar com o torquímetro ou pode dar problema fazer desta forma? Acho que hoje eu vou tirar todas as mangueiras do arrefecimento e levar na auto-peças para comprar todas iguais novas e abraçadeiras todas novas também.

Re: Excesso de combustível

Enviado: 15 Jan 2009, 17:47
por weuller
Marcell isso eu já não posso dizer nada a respeito! Tem que ser alguem mais experiente pra te informar!
Porque aí vc vai ter que rodar com o cabeçote sem o torque correto e isso pode dar empeno nele! Não sei não Marcell tenho mêdo de vc rodar com o motor sem o torque certo! Pode comprometer a nova junta e o serviço que foi feito no cabeçote! :smt017

Talvez o Murai possa te esclarecer melhor!
Até mais! :smt024

Re: Excesso de combustível

Enviado: 15 Jan 2009, 19:29
por Diego Paiva
Marcell 500 EF escreveu:Então, estive pensando, posso apertar os parafusos do cabeçote na mão mesmo, e ligar o carro e levar na oficina pra apertar com o torquímetro ou pode dar problema fazer desta forma? Acho que hoje eu vou tirar todas as mangueiras do arrefecimento e levar na auto-peças para comprar todas iguais novas e abraçadeiras todas novas também.
Nem pensa em fazer isso, pode dar merd*. Pede o torquimetro emprestado ao mecânico. Andar com o cabeçote folgado vai queimar a junta, e pode danificar o seu cabeçote novinho.
Ou então faz assim: vá colocando os parafusos e apertando-os, faça isso até vc sentir que ao apertar cada parafuso o cabeçote foi encostando no bloco (faça isso na sequencia correta), depois disso não força mais. Fez este procedimento em todos os parafusos, agora é a hora de apertar os parafusos. Na embalagem da junta sabó vem falando que o aperto é de 60, se não me engano. Mas são 60 graus depois que o parafuso encostou no cabeçote, o aperto só é dado depois que o parafuso encostou no cabeçote.
No caso do torquimetro, quando o parafuso encostar no cabeçote é dado um torque, que não lembro o valor agora, mas algo em torno de 2,75n, não tenho certeza desse valor. Depois deste primeiro aperto com o torquimetro, é feito o aperto em graus, se não me engano 60 graus.

Se tiver algo errado ai, ou tudo errado :lol: :lol: :lol: , peço aos mestres que me corrijam :lol: :lol:

Abração!

Re: Excesso de combustível

Enviado: 15 Jan 2009, 21:56
por Marcel Murai
Diego Paiva escreveu:No caso do torquimetro, quando o parafuso encostar no cabeçote é dado um torque, que não lembro o valor agora, mas algo em torno de 2,75n, não tenho certeza desse valor. Depois deste primeiro aperto com o torquimetro, é feito o aperto em graus, se não me engano 60 graus.
Se tiver algo errado ai, ou tudo errado :lol: :lol: :lol: , peço aos mestres que me corrijam :lol: :lol:
Abração!
É....quase..... :lol:

Então Marcell. NUNCA faça isso de apertar meia boca até ir ao mecanico. Vc vai por por água abaixo o cabeçote...ou outras peças a mais.

lá vai a sequencia correta:
Imagem

**** OBS: Ignore o tipo do motor descrito, é meramente ilustrativo. Eu adaptei as informações p/ o motor do monza, ok?

Re: Excesso de combustível

Enviado: 16 Jan 2009, 12:08
por Marcell 500 EF
Complicado, mas em murai, então eu devo apertar com o torquímetro, então aplicar 60° em todos os parafusos, então mais 60° e mais 60°, funcionar 20min e então mais 30° é isto?

Não vi nada disso no manual do reparações do monza.