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Re: Excesso de combustível

Enviado: 15 Jan 2009, 21:56
por Marcel Murai
Diego Paiva escreveu:No caso do torquimetro, quando o parafuso encostar no cabeçote é dado um torque, que não lembro o valor agora, mas algo em torno de 2,75n, não tenho certeza desse valor. Depois deste primeiro aperto com o torquimetro, é feito o aperto em graus, se não me engano 60 graus.
Se tiver algo errado ai, ou tudo errado :lol: :lol: :lol: , peço aos mestres que me corrijam :lol: :lol:
Abração!
É....quase..... :lol:

Então Marcell. NUNCA faça isso de apertar meia boca até ir ao mecanico. Vc vai por por água abaixo o cabeçote...ou outras peças a mais.

lá vai a sequencia correta:
Imagem

**** OBS: Ignore o tipo do motor descrito, é meramente ilustrativo. Eu adaptei as informações p/ o motor do monza, ok?

Re: Excesso de combustível

Enviado: 16 Jan 2009, 12:08
por Marcell 500 EF
Complicado, mas em murai, então eu devo apertar com o torquímetro, então aplicar 60° em todos os parafusos, então mais 60° e mais 60°, funcionar 20min e então mais 30° é isto?

Não vi nada disso no manual do reparações do monza.

Re: Excesso de combustível

Enviado: 16 Jan 2009, 12:25
por Marcel Murai
sim..com torquimetro até o valor acima...na ordem acima...aí terminou a 1a etapa...
na 2a-5a etapa vc vai precisar fazer aperto em angulo.

Dá uma olhada onde aluga ferramentas. :smt023

Re: Excesso de combustível

Enviado: 16 Jan 2009, 12:44
por TheRipper
Alguém aqui já seguiu esses procedimentos à risca? Na boa, eu já tentei, e depois de dar o torque inicial, é IMPOSSÍVEL dar mais todos esses apertos que ele diz aí, acho que parte o cabeçote no meio ou quebra o parafuso de fizer isso. Dei um torque de 8kgf-m, esquentei, apertei mais um "pouquinho" e pronto hehehe. Ficou 100%.

Re: Excesso de combustível

Enviado: 16 Jan 2009, 12:47
por Marcell 500 EF
TheRipper escreveu:Alguém aqui já seguiu esses procedimentos à risca? Na boa, eu já tentei, e depois de dar o torque inicial, é IMPOSSÍVEL dar mais todos esses apertos que ele diz aí, acho que parte o cabeçote no meio ou quebra o parafuso de fizer isso. Dei um torque de 8kgf-m, esquentei, apertei mais um "pouquinho" e pronto hehehe. Ficou 100%.
Pois é, sempre ouvi em 8kg de torque no cabeçote. Nunca de angulações nem nada. Estou pensando em comprar um, mas não queria comprar aqueles de vareta, queria um profissional mesmo de estalo

Re: Excesso de combustível

Enviado: 16 Jan 2009, 13:37
por Marcel Murai
TheRipper escreveu:Alguém aqui já seguiu esses procedimentos à risca? Na boa,
Eu segui.. :D depois da 2a etapa o bixo pega! eu tive q usar um cano de extensão.
Marcell 500 EF escreveu:Pois é, sempre ouvi em 8kg de torque no cabeçote. Nunca de angulações nem nada. Estou pensando em comprar um, mas não queria comprar aqueles de vareta, queria um profissional mesmo de estalo
hehe...estalo........se quiser comprar este torquimetro no lugar dos pistoes+aneis+bronzinas...acho q dá pra pegar a junta e mais coisas.... :lol: ...fala sério....um torquimetro desses de estalo nao sai por menos de 580,00

Eu peguei de vareta mesmo.. paguei 70 acho....

Re: Excesso de combustível

Enviado: 16 Jan 2009, 13:59
por Marcell 500 EF
Consigo de estalo por R$130,00. E de vareta da Lee Tools por R$40,00.

Re: Excesso de combustível

Enviado: 16 Jan 2009, 15:46
por Rafaelo
Marcell 500 EF escreveu:Consigo de estalo por R$130,00. E de vareta da Lee Tools por R$40,00.
marcell oque o murai postou e o processo correto no cabeçote de aluminio dos OHC monza etc. o outro torque 80nm(8kg/cm2) e pra modelos de ferro fundido entre outros.

o processo e esse mesmo
1º todos os parafuso apertados a 25nm (2,5kg,cm2) na sequencia correta

2º + 60º na sequencia correta

3º + 60º na sequencia correta

4º + 60º na sequencia correta

5º + 30º pos aquecimento de 30min motor parado

importante os torque em angulo nao se usa torquimetro, so na 1º etapa quando equalisar o assento.

uma dica é nao precisa do goniometro usa as face do parafuso como guia sextavado 6 lados, entao 360º / 6 = 60º
quer dizer que cada pontinha das face duma a outra tem 60º saco? marca uma marca no cabeçote e vai torqueando ate alinha as marca do cabeçote com a ponta do parafuso. isso corresponde a 60º

esse leetools vai te ajudar nao e nada preciso mas de da uma bela nosção de torque, e torquimetro de verdade tenho uma alemao aqui de 700 mangos de estalo e no cabo dele tem a escala. mas e da firma nao é meu