Aditivo no radiador deve usar ou não?

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 323
Registrado em: 14 Out 2011, 00:00
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?

Mensagem não lida por RappeR »

Pessoal, estou com uma dúvida aqui..

Estou a 1 ano e 6 meses sem usar nenhum tipo de aditivo no recipiente da água do radiador.. Estou com medo de colocar aditivo e ter problemas.. Devo ou não colocar? Se sim, qual vc6 me indicariam?

Monza SL/E 92.

Obrigado..
fabioherian
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1668
Registrado em: 30 Mai 2008, 13:24
Cidade: SOBRADINHO
Estado: Distrito Federal-DF
Modelo: Monza SLE
Motor: Outro
Ano: 1987
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?

Mensagem não lida por fabioherian »

RappeR se fosse eu, colocaria, o meu Monza pertencia a um grande porco que nunca cuidou dele da forma correta, quando eu o comprei acho que nunca tinha visto um aditivo na vida, coloquei e saiu cada coisa, só faltava sair o esqueleto do antigo dono kkkkkkk, mas eu colocaria assim mesmo.
Agradeço a Deus por mais um dia de vida!!! Obrigado meu tão amado senhor!
[*]Fotosviewtopic.php?f=33&t=3915[*]

Monza SL/E 1987/1988 2.2
Carburação Brosol 3E Gasolina
Cor Verde Amazônia, Direção Hidraulica, Painel Digital, 2 Portas, Antena Elétrica, Retrovisores e Vidros Elétricos, Portas Malas Elético
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 323
Registrado em: 14 Out 2011, 00:00
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?

Mensagem não lida por RappeR »

fabioherian escreveu:RappeR se fosse eu, colocaria, o meu Monza pertencia a um grande porco que nunca cuidou dele da forma correta, quando eu o comprei acho que nunca tinha visto um aditivo na vida, coloquei e saiu cada coisa, só faltava sair o esqueleto do antigo dono kkkkkkk, mas eu colocaria assim mesmo.
hehehe, esqueleto é fogo heim kkk... Mais o q deu no carro quando tu colocou? Poderia citar algumas coisas... Muitos vazamentos? Depois que havia mandado ele em uma mecanica gastei uns R$1000,00, e o cara da mecanica já colocou aditivo, acho que ficou até setembro do ano retrasado.. Agora tou com medo de colocar aditivo e der alguma coisa, pois ficou mais ou menos 1 ano e 6 meses só com água...

Valeu...
fabioherian
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1668
Registrado em: 30 Mai 2008, 13:24
Cidade: SOBRADINHO
Estado: Distrito Federal-DF
Modelo: Monza SLE
Motor: Outro
Ano: 1987
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?

Mensagem não lida por fabioherian »

RappeR escreveu:
fabioherian escreveu:RappeR se fosse eu, colocaria, o meu Monza pertencia a um grande porco que nunca cuidou dele da forma correta, quando eu o comprei acho que nunca tinha visto um aditivo na vida, coloquei e saiu cada coisa, só faltava sair o esqueleto do antigo dono kkkkkkk, mas eu colocaria assim mesmo.
hehehe, esqueleto é fogo heim kkk... Mais o q deu no carro quando tu colocou? Poderia citar algumas coisas... Muitos vazamentos? Depois que havia mandado ele em uma mecanica gastei uns R$1000,00, e o cara da mecanica já colocou aditivo, acho que ficou até setembro do ano retrasado.. Agora tou com medo de colocar aditivo e der alguma coisa, pois ficou mais ou menos 1 ano e 6 meses só com água...

Valeu...
Entendo o seu cuidado cara, no meu eu era bem novo na área e coloquei na hora o aditivo, o que aconteceu?, saiu lama, muita lama e ferrugem, nunca tinha visto algo assim, mas por incrível que pareça não aconteceu vazamento algum, e melhorou muito, eu troquei o radiador uns tempos atrás, mas não por defeito, foi mais por cuidado mesmo, o que é possível para melhora-lo eu faço sem pensar rs, mas cara eu faria sem problema algum, arriscaria mesmo, pois se algo estiver errado tem que ser concertado ok, melhor agora do que em um momento mais complicado não acha?! boa sorte. :smt023
Agradeço a Deus por mais um dia de vida!!! Obrigado meu tão amado senhor!
[*]Fotosviewtopic.php?f=33&t=3915[*]

Monza SL/E 1987/1988 2.2
Carburação Brosol 3E Gasolina
Cor Verde Amazônia, Direção Hidraulica, Painel Digital, 2 Portas, Antena Elétrica, Retrovisores e Vidros Elétricos, Portas Malas Elético
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?

Mensagem não lida por waldir »

RappeR,

A chance de vazar aumenta se vc lavar o sistema com os decapantes do LIMPA RADIADORES que soltarão as crostas e se por acaso a crosta estiver tapando buraco em uma semana vai se denunciar

O aditivo neutralizante a base de etileno glicol vai parar o processo galvânico. Porém recomenda-se uma boa limpeza com água.

Para lhe ajudar a tomar essa decisão, leia o tópico sobre condutividade e meça o seu sistema:
viewtopic.php?f=15&t=16501

vide tópico: viewtopic.php?f=15&t=28952
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 323
Registrado em: 14 Out 2011, 00:00
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?

Mensagem não lida por RappeR »

fabioherian escreveu:Entendo o seu cuidado cara, no meu eu era bem novo na área e coloquei na hora o aditivo, o que aconteceu?, saiu lama, muita lama e ferrugem, nunca tinha visto algo assim, mas por incrível que pareça não aconteceu vazamento algum, e melhorou muito, eu troquei o radiador uns tempos atrás, mas não por defeito, foi mais por cuidado mesmo, o que é possível para melhora-lo eu faço sem pensar rs, mas cara eu faria sem problema algum, arriscaria mesmo, pois se algo estiver errado tem que ser concertado ok, melhor agora do que em um momento mais complicado não acha?! boa sorte.
Pois é fabio, ainda mais agora que ele parou de dar problema, hehe.. Tem razão, tem que consertar algo o quanto mais cedo possível para não piorar mais para frente.. Obrigado..
waldir escreveu:RappeR,

A chance de vazar aumenta se vc lavar o sistema com os decapantes do LIMPA RADIADORES que soltarão as crostas e se por acaso a crosta estiver tapando buraco em uma semana vai se denunciar

O aditivo neutralizante a base de etileno glicol vai parar o processo galvânico. Porém recomenda-se uma boa limpeza com água.

Para lhe ajudar a tomar essa decisão, leia o tópico sobre condutividade e meça o seu sistema:
viewtopic.php?f=15&t=16501

vide tópico: viewtopic.php?f=15&t=28952
Obrigado Waldir, fiz a medição conforme o tópico, assim que encostei a ponta deu 0.6 depois de alguns segundos foi estabilizando e parou em 0.13, lembrando que troquei a água toda ontem, devido a um vazamento que tinha.. Venho reparando que a tempos o meu reservatório de água suja muito fácil, faço a limpeza do sistema com água e dentro de alguns dias já está tudo sujo, a boca do recipiente parece que fica com barro um tom marrom.. Vou ler o outro tópico, o que me aconselha fazer? Tem que ser feito alguma lavagem no sistema de arrefecimento com o aditivo e depois do processo de lavagem colocar algum outro tipo de aditivo? Desculpe-me, mais não entendo muito. Vou ler o tópico lá, talvez tire a minha duvida..

Desde já Obrigado a todos..

Editando: Pessoal, li o tópico que o Waldir postou sobre 'ÁGUA OU ADITIVO? INORGÂNICO OU ORGÂNICO?' e já me tirou algumas dúvidas.. Tou pensando em fazer a limpeza no sistema de arrefecimento com um Limpa Radiador, porém estou com medo também, hehe... Me recomendam ou não? E depois de tudo limpinho usar água com o Aditivo...
Acredito que vão me dizer que este caso vai ficar ao meu critério por minha conta e risco, mas se a resposta for sim qual Limpa Radiador me indicariam? E depois de tudo feito qual Aditivo usar? Inorgânico, certo.. Mas qual marca?

Obrigado galera :smt023
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 323
Registrado em: 14 Out 2011, 00:00
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?

Mensagem não lida por RappeR »

Pessoal, é impressionante o que me vem acontecendo, arruma um problema e vem outro, a água continua baixando.. Hoje notei que está com outro vazamento, agora em outro local..
Pouca quantidade de água caindo próximo ao final do protetor do carter na parte central.. Parece que com o carro estacionado a algum tempo o vazamento para, não investiguei ainda aonde pode estar vindo o vazamento vou tentar verificar agora levantando o carro com o ele ligado..

Segue a imagem de onde está ocorrendo o vazamento..

Imagem

Alguém tem ideia de onde pode ser? Vou verificar agr e posto aqui pessoal..

Valeu..

Editando: Pessoal, verifiquei a parte dos selos com o macaco levantado e realmente da uns pingo e parece ser de lá o vazamento, cai por de traz do motor de partida.. e verifiquei o selo q parece estar vazando logo abaixo do selo seguindo em direção ao chão no bloco do motor cheio de água de barro seca.. Bem provável que vou precisar trocar os selos, certo? Precisa retirar o cabeçote para trocar os selos, como é feito o procedimento de troca? Quanto sai em média a mão de obra?

Segue a imagem do local q está vazando e está com rastros de água com barro q na verdade é água enferrujada, hehe..

Imagem

Detalhe: Essas imagens são do Google..

Acabei notando tbm q o silenciador do meu escapamento está furado devido a pouca quantidade de água q está saindo do mesmo, pouca coisa deve dar uns 5 ml a cada 4, 5 min q o carro fica ligado, quando a ventoinha aciona para de jorrar água e dps volta.. A quantidade de água q está saindo na parte do silenciador q está furado é maior do q a do selo, a do selo são apenas algumas gotinhas pelo menos foi o q eu consegui ver agr..

Valeu amigos..
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?

Mensagem não lida por waldir »

RappeR,

Com o motor desligado, tire a tampa do reservatório de expansão devagar para não se queimar caso tenha pressão.
Complete no nivel do reservatório e ligue o motor e veja se sai muitas borbulhas ou se o nivel aumenta de imediato e depois informe aqui.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder