Aditivo no radiador deve usar ou não?

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 323
Registrado em: 14 Out 2011, 00:00
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?

Mensagem não lida por RappeR »

Waldir, o carro está na garagem agora e está frio, frio eu digo no sentido q a temperatura está um pouco abaixo do azul, pois o carro estava ligado a 1 hora atrás e as peças estão quentes.. Posso fazer o procedimento agora?

Editando: Fiz o procedimento conforme informou, e não a sinal de borbulhas e a água também não sobe de imediato. Se tivesse acontecido isso indicaria o q? Junta queimada..
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?

Mensagem não lida por waldir »

[quote=Editando: Fiz o procedimento conforme informou, e não a sinal de borbulhas e a água também não sobe de imediato. Se tivesse acontecido isso indicaria o q? Junta queimada..[/quote]

Exatamente!
Para desencargo, quando o motor estiver frio-frio, tire as velas uma à uma e examine se não estão enferrujadas. Aquela ou aquelas que estivem enferrujadas nos primeiros fios de rosca é sinal que a água está entrando na combustão.

Por outro lado, também é possível que o escapamento furado seja pela condensação da água do combustível que ao longo do tempo a oxidação vai danificando

Os selos são baratos 3 reais cada e não são difíceis de trocar para quem sabe (há tutorial na lista se não me engano do Monzamom)

Resta colocar pressão no reservatório (algumas oficinas tem a máquina manual) e ver os pontos onde estão vazando. Os casos simples um reaperto na abraçadeira resolve; noutros a troca da mangueira; e verifique também o duto plástico de distribuição que fica abaixo do coletor de admissão ele costuma trincar ( deve custar uns 10 reais)
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 323
Registrado em: 14 Out 2011, 00:00
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?

Mensagem não lida por RappeR »

Ok Waldir, vou tentar verificar as velas dps e vou procurar o tutorial.. Tem alguma medida os selos para monza ou é padrão? Eu achei o tutorial é um vídeo do youtube, acho q foi feito por ele não sei, mas o do vídeo é com o bloco do motor fora aí já fica bem mais fácil, se não me engano precisa tirar o coletor de admissão para trocar os 3 selos traseiros.. Não sei se precisa tirar mais alguma coisa sei q eu estava olhando lá por baixo e é bem apertado.. Aproveito e troco os 3 selos traseiros ou troco sómente o q está vazando? Ou troco logo os 7 selos?

Nossa, estava pesquisando os preços do selo, liguei na Auto Peças Cheve o rapaz me informou R$16,00 cada um e ainda me disse que é paralelo. Liguei em outra Auto peças de bairro e me informaram R$2,00. Porque essa diferença gritante... Tem alguma numeração, ou é padrão pra todos os monza?

Obrigado..
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?

Mensagem não lida por waldir »

RappeR escreveu:Ok Waldir, vou tentar verificar as velas dps e vou procurar o tutorial.. Tem alguma medida os selos para monza ou é padrão? Eu achei o tutorial é um vídeo do youtube, acho q foi feito por ele não sei, mas o do vídeo é com o bloco do motor fora aí já fica bem mais fácil, se não me engano precisa tirar o coletor de admissão para trocar os 3 selos traseiros.. Não sei se precisa tirar mais alguma coisa sei q eu estava olhando lá por baixo e é bem apertado.. Aproveito e troco os 3 selos traseiros ou troco sómente o q está vazando? Ou troco logo os 7 selos?

Obrigado..
Com o veículo no elevador dá para trocar por baixo, tirando o defletor que está molhado na sua foto.

Se for trocar, troque todos. Os selos estão ali para serem corroídos em primeiro lugar se a mistura estiver sempre ácida. É um dos preços por não usar aditivo corretamente.

Pela sua foto o vazamento é no lado do carona e "pode ser" no suporte da VT que faz conexão com o cabeçote. Precisa identificar bem onde está vazando.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 323
Registrado em: 14 Out 2011, 00:00
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?

Mensagem não lida por RappeR »

Waldir elevador eu não vou ter, só se eu levar no meu mecânico, hehe.. tava querendo trocar com o macaco mesmo, será se da.. Waldir aquelas fotos não são do meu carro, como eu disse são do google..

Vou tentar trocar todos.. Mais acredito que só tirando o defletor não consigo, pois não consigo ver o ultimo selo a esquerda..
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?

Mensagem não lida por waldir »

RappeR escreveu:Waldir elevador eu não vou ter, só se eu levar no meu mecânico, hehe.. tava querendo trocar com o macaco mesmo, será se da.. Waldir aquelas fotos não são do meu carro, como eu disse são do google..

Vou tentar trocar todos.. Mais acredito que só tirando o defletor não consigo, pois não consigo ver o ultimo selo a esquerda..
Fazer o serviço deitado é complicado, vc perde mobilidade. E não confie em macaco para ficar sustentando o veículo enquanto entra em baixo. Use tripés. Segurança em primeiro lugar.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 323
Registrado em: 14 Out 2011, 00:00
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?

Mensagem não lida por RappeR »

waldir escreveu:Fazer o serviço deitado é complicado, vc perde mobilidade. E não confie em macaco para ficar sustentando o veículo enquanto entra em baixo. Use tripés. Segurança em primeiro lugar.
Waldir, Obrigado pelas dicas.. Acabei de comprar os 3 selos originais R$8,40 cada. Vou estudar direitinho o que precisar retirar para poder troca-los. Se não der muito certo vou levar no meu mecânico mesmo..

Tenho uma dúvida pessoal , retirando o coletor de admissão, tem que trocar alguma junta ou poderá usar a mesma? se é q tem junta ali..

Editando:
Mais uma má noticia, estava começando a desmontagem das peças para ver se consigo trocar os selos, ao abrir a panela q vai em cima do T.B.I, encontrei vestígios de óleo na tampa e ao redor da panela.. O que pode ser galera? Não é normal né.. Tou com receio de desmontar tudo e depois não conseguir montar novamente, o mecânico cobrou R$70,00 para fazer o serviço da troca dos 3 selos traseiros para mim.

O monzão ta começando dar problemas novamente! :smt021

A parte de aditivo já sei q foi um descuido meu.. Q tbm não entendia muito bem do assunto!

Me ajudem ae pessoal, valeu..
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?

Mensagem não lida por waldir »

RappeR

sobre o vazamento de óleo para a panela do filtro veja o tópico


viewtopic.php?f=14&t=6681


São manutenções necessárias desconhecidas, ou esquecidas, ou negligenciadas.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder