Amortecedor no porta-malas

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Amortecedor no porta-malas

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Minha mola do porta-malas quebrou pela terceira vez, e como também não consegui encontrá-la em nenhum lugar em Porto Alegre, decidi instalar então um amortecedor para abrir-lo.

Gastei R$ 20,00 com o amortecedor usado (de Ford Fiesta que é mais curto) e R$ 21,00 nos parafusos de suporte.

Fiz o furo na alça do porta-malas e aproveitei um furo que já existe por baixo do carpete para a parte inferior.

ficou assim:
Imagem

Porém ficou com um defeito, pois ele vira a ação bem próximo de fechar e passa a forçar para fechar em vez de abrir, ficando bem pesado, porém fica bem firme quando aberto.

Devido a isso tentei também essa montagem:

Imagem

Nesse caso ele abre como o esperado, fica leve desde o início o amortecedor fica bem escondido, mas tem que colocar aquela peça a mais para passar pelo cinto de segurança de 3 pontos nos carros que o possuem. Porém aí o problema final e mais grave, ele exerce muita pressão na mala e a tampa fica para cima cerca de 1,5 cm acima da borracha, e na montagem 1 como está forçando para baixo isso não existe vejam na foto, além de ajudar a vedação, o ruim mesmo é o peso para abrir, mas ainda não desisti, vou pensar em outra solução.
Imagem
Snoop
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 544
Registrado em: 30 Jul 2008, 13:50
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Amortecedor no porta-malas

Mensagem não lida por Snoop »

Fui tentar fazer isso no meu Monza tb mais como vc msm disse ficou com uma abertura quando se fachava ai eu desisiti...
Pois o Amortecedor que eu arrumei forçava muito.... Mais quando vc consegui passa adica pra gente ai :smt023
Marca: Chevrolet
Modelo: Monza SL/E 2.0
Ano: 89/89
Combustivel: Alcool
Cor: Verde 2p

Fotos do Meu Monza

8º Encontro dos Monzeiros BH 12/04/2009 ( FOTOS )
Mariano
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 24
Registrado em: 02 Jun 2008, 23:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Amortecedor no porta-malas

Mensagem não lida por Mariano »

Em primeiro lugar, meus parabéns pela idéia! Já estive pensando em como fazer isso no meu, visto que toda vez que abro a mala pelo comando elétrico ela chega a bater no vidro traseiro e tenho medo de que qualquer hora acabe quebrando o vidro... Agora tenho algumas dicas:
MonzaClub20EFICHZ escreveu: Porém ficou com um defeito, pois ele vira a ação bem próximo de fechar e passa a forçar para fechar em vez de abrir, ficando bem pesado, porém fica bem firme quando aberto.
Amigo, isso não é um defeito, é apenas uma questão de geometria... Pode ter certeza que em algum momento, a mola a gás (este 'amortecedor') fica em sua máxima compressão... Se você conseguir achar este ponto (não é difícil...), perceberá que nele a mala ficará parada... e a partir deste ponto, em um sentido a mala abrirá e no outro fechará... Esta é uma condição normal e é até bom... Particularmente eu prefiro assim e em muitos projetos que já fiz foram usadas e aprovadas desta maneira ;-) (PS.: Sou projetista mecânico...)

Dica MUITO importante: Este tipo de mola a gás possui STOP Hidráulico, mas para ele funcionar corretamente, a mola deve ser instalada com a haste para baixo (o contrário do que você fez...). Você verá que quando a mola estiver chegando ao fim do seu curso, ela irá amortecer o impacto no final do curso, não dando aquele tranco na mala... Outro fator é que a força exercida por ela também será ligeriamente menor nesta condição... Pode ser que chegue onde você está querendo no que se refere a força necessária para abrir e fechar a mala...

Poste pra gente o fabricante da mola e seu respectivo part number... E se você notar no corpo da mola, elas sempre trazem escrito a sua força por ex: 270N, 540N, 180N onde esta força é dada em Newtons... Caso precise de uma mais fraca, basta achar uma com este valor menor...

Boa sorte e poste o resultado pra gente...
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Amortecedor no porta-malas

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Não sabia da denominação, mas estranho não está em Newtons, está em KG Força, mas é só converter.
Também não sabia que tinha parte de cima e de baixo, vou inverter.
Recoloquei a mola não quebrada e melhorou, agora não está mais pesado para abrir, tem uma resistência, mas nada demasiado.

Código do amortecedor: FORD 97KG - B406A10 - AA
Mariano
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 24
Registrado em: 02 Jun 2008, 23:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Amortecedor no porta-malas

Mensagem não lida por Mariano »

MonzaClub20EFICHZ escreveu:Não sabia da denominação, mas estranho não está em Newtons, está em KG Força, mas é só converter.
Também não sabia que tinha parte de cima e de baixo, vou inverter.
Recoloquei a mola não quebrada e melhorou, agora não está mais pesado para abrir, tem uma resistência, mas nada demasiado.

Código do amortecedor: FORD 97KG - B406A10 - AA
Legal! Agora já está animando pra fazer um igual... A força estar em kgf ou N vai depender do fabricante... Mas a posição da mola vai dar diferença sim! E verifique se ela ficou com o stop hidráulico funcionando agora...
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Amortecedor no porta-malas

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Inverti do amortecedor, agora está funcionando o STOP, e também mudei a fixação inferior do amortecedor, coloquei bem em baixo e o mais próximo possível da caixa de roda, agora ficou muito bom, está leve para começar a levantar, só uma pequena força no sentido de fechar.

Dou como finalizado a adaptação!
Mariano
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 24
Registrado em: 02 Jun 2008, 23:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Amortecedor no porta-malas

Mensagem não lida por Mariano »

MonzaClub20EFICHZ escreveu:Inverti do amortecedor, agora está funcionando o STOP, e também mudei a fixação inferior do amortecedor, coloquei bem em baixo e o mais próximo possível da caixa de roda, agora ficou muito bom, está leve para começar a levantar, só uma pequena força no sentido de fechar.

Dou como finalizado a adaptação!
Parabéns! Posta fotos detalhadas pra gente da versão final...
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Amortecedor no porta-malas

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Imagem final

Imagem
Responder