Página 1 de 6

Amortecedor no porta-malas

Enviado: 02 Mai 2009, 09:00
por MonzaClub20EFICHZ
Minha mola do porta-malas quebrou pela terceira vez, e como também não consegui encontrá-la em nenhum lugar em Porto Alegre, decidi instalar então um amortecedor para abrir-lo.

Gastei R$ 20,00 com o amortecedor usado (de Ford Fiesta que é mais curto) e R$ 21,00 nos parafusos de suporte.

Fiz o furo na alça do porta-malas e aproveitei um furo que já existe por baixo do carpete para a parte inferior.

ficou assim:
Imagem

Porém ficou com um defeito, pois ele vira a ação bem próximo de fechar e passa a forçar para fechar em vez de abrir, ficando bem pesado, porém fica bem firme quando aberto.

Devido a isso tentei também essa montagem:

Imagem

Nesse caso ele abre como o esperado, fica leve desde o início o amortecedor fica bem escondido, mas tem que colocar aquela peça a mais para passar pelo cinto de segurança de 3 pontos nos carros que o possuem. Porém aí o problema final e mais grave, ele exerce muita pressão na mala e a tampa fica para cima cerca de 1,5 cm acima da borracha, e na montagem 1 como está forçando para baixo isso não existe vejam na foto, além de ajudar a vedação, o ruim mesmo é o peso para abrir, mas ainda não desisti, vou pensar em outra solução.
Imagem

Re: Amortecedor no porta-malas

Enviado: 02 Mai 2009, 11:16
por Snoop
Fui tentar fazer isso no meu Monza tb mais como vc msm disse ficou com uma abertura quando se fachava ai eu desisiti...
Pois o Amortecedor que eu arrumei forçava muito.... Mais quando vc consegui passa adica pra gente ai :smt023

Re: Amortecedor no porta-malas

Enviado: 03 Mai 2009, 17:27
por Mariano
Em primeiro lugar, meus parabéns pela idéia! Já estive pensando em como fazer isso no meu, visto que toda vez que abro a mala pelo comando elétrico ela chega a bater no vidro traseiro e tenho medo de que qualquer hora acabe quebrando o vidro... Agora tenho algumas dicas:
MonzaClub20EFICHZ escreveu: Porém ficou com um defeito, pois ele vira a ação bem próximo de fechar e passa a forçar para fechar em vez de abrir, ficando bem pesado, porém fica bem firme quando aberto.
Amigo, isso não é um defeito, é apenas uma questão de geometria... Pode ter certeza que em algum momento, a mola a gás (este 'amortecedor') fica em sua máxima compressão... Se você conseguir achar este ponto (não é difícil...), perceberá que nele a mala ficará parada... e a partir deste ponto, em um sentido a mala abrirá e no outro fechará... Esta é uma condição normal e é até bom... Particularmente eu prefiro assim e em muitos projetos que já fiz foram usadas e aprovadas desta maneira ;-) (PS.: Sou projetista mecânico...)

Dica MUITO importante: Este tipo de mola a gás possui STOP Hidráulico, mas para ele funcionar corretamente, a mola deve ser instalada com a haste para baixo (o contrário do que você fez...). Você verá que quando a mola estiver chegando ao fim do seu curso, ela irá amortecer o impacto no final do curso, não dando aquele tranco na mala... Outro fator é que a força exercida por ela também será ligeriamente menor nesta condição... Pode ser que chegue onde você está querendo no que se refere a força necessária para abrir e fechar a mala...

Poste pra gente o fabricante da mola e seu respectivo part number... E se você notar no corpo da mola, elas sempre trazem escrito a sua força por ex: 270N, 540N, 180N onde esta força é dada em Newtons... Caso precise de uma mais fraca, basta achar uma com este valor menor...

Boa sorte e poste o resultado pra gente...

Re: Amortecedor no porta-malas

Enviado: 03 Mai 2009, 20:08
por MonzaClub20EFICHZ
Não sabia da denominação, mas estranho não está em Newtons, está em KG Força, mas é só converter.
Também não sabia que tinha parte de cima e de baixo, vou inverter.
Recoloquei a mola não quebrada e melhorou, agora não está mais pesado para abrir, tem uma resistência, mas nada demasiado.

Código do amortecedor: FORD 97KG - B406A10 - AA

Re: Amortecedor no porta-malas

Enviado: 04 Mai 2009, 01:31
por Mariano
MonzaClub20EFICHZ escreveu:Não sabia da denominação, mas estranho não está em Newtons, está em KG Força, mas é só converter.
Também não sabia que tinha parte de cima e de baixo, vou inverter.
Recoloquei a mola não quebrada e melhorou, agora não está mais pesado para abrir, tem uma resistência, mas nada demasiado.

Código do amortecedor: FORD 97KG - B406A10 - AA
Legal! Agora já está animando pra fazer um igual... A força estar em kgf ou N vai depender do fabricante... Mas a posição da mola vai dar diferença sim! E verifique se ela ficou com o stop hidráulico funcionando agora...

Re: Amortecedor no porta-malas

Enviado: 04 Mai 2009, 20:47
por MonzaClub20EFICHZ
Inverti do amortecedor, agora está funcionando o STOP, e também mudei a fixação inferior do amortecedor, coloquei bem em baixo e o mais próximo possível da caixa de roda, agora ficou muito bom, está leve para começar a levantar, só uma pequena força no sentido de fechar.

Dou como finalizado a adaptação!

Re: Amortecedor no porta-malas

Enviado: 04 Mai 2009, 21:20
por Mariano
MonzaClub20EFICHZ escreveu:Inverti do amortecedor, agora está funcionando o STOP, e também mudei a fixação inferior do amortecedor, coloquei bem em baixo e o mais próximo possível da caixa de roda, agora ficou muito bom, está leve para começar a levantar, só uma pequena força no sentido de fechar.

Dou como finalizado a adaptação!
Parabéns! Posta fotos detalhadas pra gente da versão final...

Re: Amortecedor no porta-malas

Enviado: 05 Mai 2009, 18:32
por MonzaClub20EFICHZ
Imagem final

Imagem