Temperatura sobe com o ar ligado. Sugestão de adaptação!!!!

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Marcelo Cerveira
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 53
Registrado em: 29 Abr 2007, 23:37
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Temperatura sobe com o ar ligado. Sugestão de adaptação!!!!

Mensagem não lida por Marcelo Cerveira »

Oh oráculo Monzeiro,

Estou com um problema no carro que está deixando meus cabelos mais brancos... O problema é o seguinte: A temperatura do motor fica normal com o ar desligado, em transito normal ou lento, mas quando ligo o ar e o trânsito está engarrafado, a temperatura sobe muito. Se o trãnsito está bom ou quando desligo o ar, volta ao normal. Levei o carro nos mecânico que confio, cada um nas suas respectivas especialidades, e o que me falaram foi o seguinte:
- O ar-condicionado está normal, inclusive pressostato, condensador e etc...
- O sistema de arrefecimento não perde água e o segundo estágio do eletroventilador está funcionando.
- Alternador e aterramento normais.

Esse comportamento sugere que o sistema de ventilação (eletroventilador) não está dando conta do recado com o ar ligado, pois quando o carro está em velocidade maior, entrando mais ar pela frente, a temperatura cai.

Será que alguém tem alguma sugestão?????

Já pensei em adaptar um eletroventilador auxiliar na frente do condensador, como no Corsa. Alguém já fez isso? De qual carro poderia usar?

Abraços e obrigado. :smt023
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Temperatura sobe com o ar ligado. Sugestão de adaptação!!!!

Mensagem não lida por RicardoDS »

Será que não tem alguma coisa restringindo o fluxo de água no sistema de arrefecimento?
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Avatar do usuário
Raphael Ventura
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 698
Registrado em: 25 Ago 2008, 10:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Temperatura sobe com o ar ligado. Sugestão de adaptação!!!!

Mensagem não lida por Raphael Ventura »

Já pensou em mandar limpar o radiador?
se ele está em bom estado, e se vc usa sempre aditivo na água, vale a pena comprar aqueles líquidos para limpeza de radiador, trocar a água, colocar esse liquido, rodar uma semana e trocar a água novamente e colocar fluido com água, imagino que tenha a ver com o radiador sujo, ou bomba dágua fraca, ou quem sabe valvula termostatica travada semi-aberta, no meu caso a temperatura cai mais quando ligo o ar, pois aciona o eletro-ventilador...
Raphael Ventura
[email protected]
Atual==>Monza Classic SE 92 2.0 M.P.F.I - P.D.
EX==> Monza Classic SE 90 2.0
Fotos do classic => http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=19428
http://www.youtube.com/watch?v=mrEXc_cDBW8
Cesar Reis
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 667
Registrado em: 03 Jan 2009, 18:37
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Temperatura sobe com o ar ligado. Sugestão de adaptação!!!!

Mensagem não lida por Cesar Reis »

Bom dia companheiro, tive um problema parecido com o seu, e primeiro levei no eletricista, que me disse que estava tudo normal, mais porem percebeu que a velocidade da ventuinha estava um pouco lenta, muito dificil de perceber, e me pediu para levar a uma casa de radiador.Apos as analises efetuadas, o Sr. me falou que era nescesssario trocar a ventuinha, pois a mesma estava fraca pelo tempo de uso, e que sem o funcionamento do ar, ela ate aguentava, mais quando ligava o ar ela nao dava vazao, e me sugeriu comprar a do Tubarao, que tem uma pressao maior. Fui ate a aciolly, e comprei nova da GM original por 122,00 e mais 30,00para instalar. Nao sei qual o ano do seu carro, se e tubarao ou caixote, mas vou te dizer, no meu caso alem de acabar com este problema, a ventilaçao ficou 10. Peça pra dar uma olhada no seu talvez encontre a soluçao. Um forte abraço e boa sorte
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Temperatura sobe com o ar ligado. Sugestão de adaptação!!!!

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Que ano é o seu monza? O meu teve um problema parecido, resolvi trocando o sensor de temperatura(monza injetado). Caso o seu seja carburado, pode ser que o cebolão esteja mandando o sinal pra ventoinha tarde demais.

ABRAÇO!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Marcelo Cerveira
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 53
Registrado em: 29 Abr 2007, 23:37
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Temperatura sobe com o ar ligado. Sugestão de adaptação!!!!

Mensagem não lida por Marcelo Cerveira »

Diego Paiva - Esqueci de dar mais detalhes sobre o carro. Trata-se de um SL/E 88 2.0 Álcool e o cebolão está armando na hora certa.

RicardoDS - O sistema de arrefecimento foi todo revisado e está tudo normal, tanto é que sem o ar a temperatura fica lá embaixo.

Raphael Ventura - O radiador estava meio sujo e com a limpeza não alterou nada, pelo menos perceptível. Ele já está sem a termostática. Está guardada, pois era suspeita, mas já se viu que ela não é a causa do problema. Será colocada de volta...

Cesar Reis - Levei o carro numa oficina muito boa aqui (representante da Bosch) e o eletricista falou que não poderia afirmar com certeza se o eletroventilador está fraco ou não. Ele testou se o segundo estágio estava sendo acionado e se estava armando no tempo certo. Tudo Ok. Estou pensando seriamente em comprar um eletroventilador novo e ver o que dá.

Ontem, cheguei em casa com o carro quente e retirei a grande. Percebi que o condensador estava morno no lado do eletroventilador e bem quente do outro lado. Isso é normal? Essa diferença pode até ser normal, já que do lado que está quente, além de não ter a ventilação forçada, fica na direção do coletor de escape. Só queria ter certeza que é isso mesmo....

Agradeço a todos os que ajudaram... A luta continua... Quero resolver essa parada, pois pretendo vender o carro pra pegar um mais novo e não gostaria de entregar com esse problema...

Abraços.
expert2009
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 31
Registrado em: 12 Jun 2009, 20:18
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Temperatura sobe com o ar ligado. Sugestão de adaptação!!!!

Mensagem não lida por expert2009 »

Marcelo, tive exatamente o mesmo problema que vc..E como aqui no Rio de Janeiro é um sol escaldante todos os dias, não dá pra andar sem ar né...Fui em diversos locais inclusive na REFRICENTRO e todos foram unanimes em dizer que Monza já é um carro que trabalha sobre altíssima temperatura e combinando com a temperatura do Rio de Janeiro, não há Ar Condicionado de Monza que dê jeito...Então, comprei uma Ventuinha de 8 polegadas para adaptar na frente do consensador e o resultado foi ótimo.. Ela armava sempre que ligava o Ar Condicionado.. Ela custou 90,00 e era muito potente...Resolveu meu problema e o Alternador Supria pereitamente essa nova carga extra...Talvez seja uma boa vc fazer isso...Ela é bem fina e já vem com uma grade..Cabe perfeitamente na frente do condensador...Tem um colega aqui do Monzeiros.com que tb fez o mesmo que eu e adorou o resultado....Não lembro o nome dele...
Marcelo Cerveira
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 53
Registrado em: 29 Abr 2007, 23:37
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Temperatura sobe com o ar ligado. Sugestão de adaptação!!!!

Mensagem não lida por Marcelo Cerveira »

Expert2009 - Pô, cara, me fala que ventuinha é essa. Dê mais detalhes dela, tipo marca, de que carro é, onde comprou, se não for pedir demais....

O teu carro é caixote também? É que o espaço entre o painel dianteiro e o condensador é bem pequeno.. Acho que isso resolveria o problema..

Abraço e obrigado.
Responder