Leocastro escreveu:Bem, pesquisei, encontrei muitos tópicos, mas nenhum explica diretamente pra que serve.
Qual a finalidade do motor, ter na sua amissão de dar, o retorno do vapor de óleo? Qual vantagem nisto?
Outra dúvida,
Na saida do vácuo do distribuidor, tem uma válvula unidirecional. Qual a direção que ela deve estar instalada, e, se não tiver esta válvula instalada, qual os problemas que podem ocorrer?
Nesta foto, aparece a saida do vapor de óleo com um outro tipo de filtro.
Bem, quero saber a utilidade dele!
Olá pessoal,
Eu estou com a mesma dúvida que o Leocastro na postagem acima. Aquela válvula existente na mangueira à vácuo do distribuidor, que tem uma parte amarela e outra laranja, tem que ser conectada de que jeito? Com a parte amarela voltada para o distribuidor ou o contrário? Percebi que ela deixa passar o ar somente em um sentido (deve ser por isso o "unidirecional"), quando se assopra em uma das extremidades... Mas prefiro perguntar, para maior segurança... Agradeço quem souber. :smt023
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.
verifica se nao tem um seta de indicação no corpo da peça, essa valvula. via de regra aonde tu consegue sugar o ar com a boca é onde tem que ligar no vacuo do motor.
Em um aspirado, não vejo muito sentido ter esta válvula no avanço.
Eu coloquei no meu monza para proteger o diafragma que vai dentro da capsula de quando entra pressão de turbo. Aí a válvula deixa passar vácuo para avançar o ponto na fase aspirada e bloqueia quando passa a vir pressão positiva.
500EF escreveu:Em um aspirado, não vejo muito sentido ter esta válvula no avanço.
Eu coloquei no meu monza para proteger o diafragma que vai dentro da capsula de quando entra pressão de turbo. Aí a válvula deixa passar vácuo para avançar o ponto na fase aspirada e bloqueia quando passa a vir pressão positiva.
Desculpe a ignorância, mas o que vc quis dizer por aspirado? Quando não tem turbo?
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.
Quando não tem ou quando tem mas ele ainda não está mandando pressão (andando "de boa"). Nesta situação, o motor aspira a mistura, por isso o nome aspirado.
A válvula que vai na mangueira de avanço do distribuidor do Monza carburado 90 e 91, tem o objetivo de retardar o retorno do avanço, depois que ele foi acionado, para ajudar a queimar melhor o combustível quando se solta o acelerador. Esse sistema também faz parte das normas de controle de poluentes, bem como o canister, catalisador (Monza não usa), cut off, dech point (não me lembro como se escreve) entre outros.