Retardo do avanço à vácuo

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
avvsilva
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1701
Registrado em: 06 Jul 2009, 18:00
Cidade: Poços de Caldas
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Retardo do avanço à vácuo

Mensagem não lida por avvsilva »

Leocastro escreveu:Bem, pesquisei, encontrei muitos tópicos, mas nenhum explica diretamente pra que serve.
Qual a finalidade do motor, ter na sua amissão de dar, o retorno do vapor de óleo? Qual vantagem nisto?
Outra dúvida,
Na saida do vácuo do distribuidor, tem uma válvula unidirecional. Qual a direção que ela deve estar instalada, e, se não tiver esta válvula instalada, qual os problemas que podem ocorrer?
Imagem
Nesta foto, aparece a saida do vapor de óleo com um outro tipo de filtro.

Bem, quero saber a utilidade dele!
Olá pessoal,

Eu estou com a mesma dúvida que o Leocastro na postagem acima. Aquela válvula existente na mangueira à vácuo do distribuidor, que tem uma parte amarela e outra laranja, tem que ser conectada de que jeito? Com a parte amarela voltada para o distribuidor ou o contrário? Percebi que ela deixa passar o ar somente em um sentido (deve ser por isso o "unidirecional"), quando se assopra em uma das extremidades... Mas prefiro perguntar, para maior segurança... Agradeço quem souber. :smt023
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Retardo do avanço à vácuo

Mensagem não lida por Rafaelo »

verifica se nao tem um seta de indicação no corpo da peça, essa valvula. via de regra aonde tu consegue sugar o ar com a boca é onde tem que ligar no vacuo do motor.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Retardo do avanço à vácuo

Mensagem não lida por 500EF »

Em um aspirado, não vejo muito sentido ter esta válvula no avanço.

Eu coloquei no meu monza para proteger o diafragma que vai dentro da capsula de quando entra pressão de turbo. Aí a válvula deixa passar vácuo para avançar o ponto na fase aspirada e bloqueia quando passa a vir pressão positiva. :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
avvsilva
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1701
Registrado em: 06 Jul 2009, 18:00
Cidade: Poços de Caldas
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Retardo do avanço à vácuo

Mensagem não lida por avvsilva »

500EF escreveu:Em um aspirado, não vejo muito sentido ter esta válvula no avanço.

Eu coloquei no meu monza para proteger o diafragma que vai dentro da capsula de quando entra pressão de turbo. Aí a válvula deixa passar vácuo para avançar o ponto na fase aspirada e bloqueia quando passa a vir pressão positiva. :wink:
Desculpe a ignorância, mas o que vc quis dizer por aspirado? Quando não tem turbo?
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Retardo do avanço à vácuo

Mensagem não lida por 500EF »

Quando não tem ou quando tem mas ele ainda não está mandando pressão (andando "de boa"). Nesta situação, o motor aspira a mistura, por isso o nome aspirado. :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17871
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Retardo do avanço à vácuo

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Já temos tópico sobre esse assunto: http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... 19&t=15857

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Cesar Reis
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 667
Registrado em: 03 Jan 2009, 18:37
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Retardo do avanço à vácuo

Mensagem não lida por Cesar Reis »

Carlos A. Freire escreveu:Já temos tópico sobre esse assunto: http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... 19&t=15857

Abs,

Carlos Freire
Este Tópico é de outro assunto.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17871
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Retardo do avanço à vácuo

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Opa foi mal... não sei o que aconteceu... mas basta procurar usando a ferramenta de pesquisa.

Agora um dos links:
http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... or#p180757

Uma das respostas:

A válvula que vai na mangueira de avanço do distribuidor do Monza carburado 90 e 91, tem o objetivo de retardar o retorno do avanço, depois que ele foi acionado, para ajudar a queimar melhor o combustível quando se solta o acelerador. Esse sistema também faz parte das normas de controle de poluentes, bem como o canister, catalisador (Monza não usa), cut off, dech point (não me lembro como se escreve) entre outros.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder