Serviços Monza SL/E 1989 [avvsilva]

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
avvsilva
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Serviços Monza SL/E 1989 [avvsilva]

Mensagem não lida por avvsilva »

eduardo_saura escreveu:Bou ter que repintar de qualquer jeito, então vou de thinner mesmo. :lol:
E quanto a fechadura, aquela que fica presa os varões?
Com que lubrificam?
Eduardo, a fechadura você pode lubrificar com óleo de motor ou graxa comum mesmo.
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
S h E e Q u O
Estado: Paraná-PR
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Fala Alexandre, tudo certo por aí?
Sumidão cara! Novidades sobre o Monzão?
Abraço :smt023
avvsilva

S h E e Q u O escreveu:Fala Alexandre, tudo certo por aí?
Sumidão cara! Novidades sobre o Monzão?
Abraço :smt023
Olá Chico, tranquilo cara? Tenho sim algumas novidades, vou postar em breve. Aí vou partir para o interior, onde quero fazer uma bela limpeza no carpete e ver se consigo tirar folgas nos bancos. :smt023

Imagem

S h E e Q u O
Estado: Paraná-PR
Ano: 1987

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Oba!!! Que bom que vc tem boas novas! :D
Aguardamos ansiosamente!
Flw! abraço :smt023
avvsilva

Olá pessoal,

Depois de um período de relativa inatividade no fórum, mas cheio de planos para o Monzão, quero apresentar a vocês mais uma etapa cumprida que melhorou a estética do carro bastante e, acima de tudo, resgatou o desempenho de um componente fundamental de qualquer carro que são os faróis. E posso dizer finalmente que os faróis do Monza são realmente muito bons: mesmo com tecnologia ultrapassada, não fica devendo em nada para os faróis do Classic 2012 que temos aqui em casa.

Os faróis do meu Monza ainda estavam com lentes Cibié com logomarca GM, mas já bastante pontilhadas de batidas de pedra. Assim que adquiri o carro, os refletores estavam razoavelmente bons, mas com o passar do tempo, começou a entrar água no farol do lado esquerdo. O refletor deste lado logo se deteriorou e o carro ficou meio que "caolho", rsrsrsrs... :D Suspeito que a lavadora de alta pressão tenha uma parcela de culpa na infiltração de água, porque antes de comprarmos uma lavadora dessas aqui em casa, não havia sinais de água por dentro da lente.

A princípio, comecei por mandar metalizar um par de refletores que adquiri em ferro velho. O serviço ficou muito bom, mas pouco tempo depois tive a sorte de achar um kit de faróis Cibié com refletores, borrachas e presilhas das lentes. Isso foi a uns 3 anos atrás, quando ainda se achava peças de Monza a preços razoáveis no Mercado Livre. Paguei coisa de R$60,00; esses dias vi um kit similar que o vendedor tava pedindo mais de R$ 400,00. A cada dia que passo, percebo que me aventurei nessa de restauração na hora certa! :cry:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois, adquiri um par de lentes Cibié com logo GM, que diferem das originais apenas por terem um emblema de cavalinho sobre o "C" nas lentes de fábrica. Essas ainda podem ser encontradas, mas estão rareando rapidamente.

Imagem

Essas peças ficaram guardadinhas até cerca de 1 mês atrás, quando decedi restaurar completamente os faróis, motivado pelo péssimo estado do refletor esquerdo. Mais uma vez contei com a experiência e o capricho de meu pai.

Para retirar os faróis, é preciso primeiro tirar a grade do radiador. Fizemos com o maior cuidado, porque esta que se encontra hoje em meu Monza é a única grade nova e original dos modelos 88-90 que encontrei até hoje, que, claro, comprei prontamente, pois estava por preço factível e a minha grade antiga, embora ainda a original, estava com várias quebras. Depois, desconectados os chicotes da lanterna e das lâmpadas do farol e do farolete, basta tirar 2 parafusos que prendem o conjunto na armação dianteira. Eis o farol direito, o menos pior deles.

Imagem

Imagem

Imagem

O lado esquerdo estava realmente bem pior, a julgar pela oxidação no soquete. A lâmpada nem existia mais e, até antão, nem me apressei em trocá-la, porque não ando com o carro à noite.

Imagem

Imagem

Antes de partir para os faróis em si, aproveitei a a frente do carro "limpa", e fiz uma bela limpeza em todos os cantinhos dos compartimentos dos faróis e atrás da grade. Esperava que estivesse bem mais sujo, mas mesmo assim um serviço a meu contento me consumiu horas de serviço e uma coluna entrevada. E olha que tenho só 30 anos! :)

Imagem

Imagem

Aqui em baixo, uma curiosidade: quando adquiri a grade nova, as buchas originais de suporte na dianteira já não existiam mais. Como são praticamente impossíveis de achar, meu pai fez um par com sola de chinelo havaianas, simples e funcional. Como podem ver, as aletas do radiador já estão bem machucadas, será que atrapalham a troca térmica? Talvez venha a trocá-lo na próxima manutenção anual do sistema de arrefecimento.

Imagem

Nas fotos acima, meu pai já tinha dado uma organizada na fiação, com recolocação de fita isolante e troca dos conectores, pois estavam ressecados e um deles, quebrado. Deu um baita trabalho extrair os terminais metálicos dos conectores velhos e colocar nos novos. Aproveitamos e colocamos termo-retrátil nas pontas.

Imagem

Imagem

Imagem

Após pausa de alguns dias, intervalo que me foi útil para adquirir os acabamentos inferiores, abrimos os faróis. A retirada das presilhas é mais fácil que eu imaginava, mas requer cuidado.

Imagem

Com a já lente fora, abaixo o refletor do farol esquerdo, já bastante deteriorado. O que seriam esses riscos? O que andaram aprontando no passado?

Imagem

Imagem

Em tudo que mexo no carro, sempre observo bem e tiro bastante fotos, para não haver dúvidas depois na hora da remontagem. Gosto também de organizar as peças em caixas, para não virar uma bagunça:

Imagem

Abaixo, a carcaça esquerda, com claros sinais de infiltração de água. Pensei que estaria em pior estado. É incrível como se manteve o estado de conservação dessa carcaça plástica ao longo dos 25 anos de idade do carro, apesar da sujeira. Para meu alívio, sem quebras na parte onde fixa a lanterna, só um leve empeno.

Imagem

Imagem

Já no lado direito, a borracha de vedação cumpriu melhor seu papel, observem como estava bem mais limpo dentro:

Imagem

Depois de um belo trato, a aparência melhora bem. Antes e depois da faxina:

Imagem

Imagem

Passaram-se alguns dias e começamos a fazer a montagem dos faróis com as peças do kit novo. Aqui, fica claro porque faróis novos dão tanta diferença na estética da frente do carro:

Imagem

Imagem

Imagem

A principal causa de degradação dos faróis de um carro, acredito eu, seja a infiltração de água, que acaba por escurecer os refletores e sujar as lentes e, por consequência, comprometer seu poder de iluminação. Com isso em mente, minha idéia era aplicar algum vedante nas borrachas. Estava em dúvida entre massa de calafetar e silicone, preferindo este último.

Meu pai e eu resolvemos fazer um teste de vedação das borrachas novas, que acompanham o kit, sem aplicar nada. Fechamos o farol direito, com a lente e as presilhas novas, mas sem o refletor. A aplicação de todas as presilhas foi extremamente difícil, é necessário pressionar a lente contra a carcaça com muita pressão. Para facilitar, enrolamos várias voltas de um elástico desses de bagageiro de moto. Mesmo assim, as presilhas encaixaram com muita dificuldade.

Imagem

Então, enchemos completamente o farol de água e observamos atentamente qualquer sinal de vazamento em algum lugar da borracha.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E, para nossa satisfação, nada de água! Resolvemos, então, arriscar a montagem final sem aplicar nada nas borrachas. Vamos ver se elas seguram bem. Agora, 2 meses e meio depois, nenhum sinal de condensação pelo lado de dentro das lentes, mas o tempo esteve desde então sempre bem seco (com exceção de dias isolados) e não peguei nenhuma chuva torrencial com o carro. De qualquer forma, acho que não custa evitar bater o jato de água dessas lavadoras de alta pressão direto nos faróis.

Resolvida essa questão da vedação das borrachas, abrimos o farol de teste e o secamos bem. Primeiro, encaixamos os bracinhos de regulagem horizontal e vertical nos refletores.

Imagem

Imagem

Em um serviço abrangente desses, e claro que também compramos lâmpadas novas. Preferi as lâmpadas padrão Philips para faróis H4, nada de lâmpadas super-brancas, BlueVision, etc. :smt018 Os soquetes não estavam imprestáveis, mas já que consegui novos (genéricos para lâmpadas H4, não sei se são idênticos aos originais de fábrica), não custou trocá-los também.

Imagem

Imagem

A colocação dos refletores nas carcaças é bem simples, mas é util colocá-los mais ou menos na posição correta para facilitar a regulagem fina depois, pelos parafusos externos.

Imagem

Depois de muita luta para colocar as presilhas e muita dor nas articulações dos dedos, o farol esquerdo tomando forma:

Imagem

E o farol direito, com o pisca Cibié que estava querendo colocar. O encaixe do pisca à carcaça é realizado por umas aletas laterais, bem precário por sinal, uma coisa que poderia ser bem melhor em um carro caro como era o Monza em sua época. :roll:

Imagem

Imagem

Imagem

Quando colocamos os faróis nos seus respectivos compartimentos no carro, observamos que, em um dos lados, as faces do pisca e da lente não ficaram bem alinhadas. Também ficou um vão incômodo entre as 2 peças. Experimentamos, então, colocar um par de Arteb que adquiri mais recentemente e achei que se ajustaram melhor, além de terem a carcaça metalizada e logo GM. Os Cibié não tem logo GM, por sinal nunca vi Cibié com logo GM para reposição. Aí fui de Arteb mesmo. Por ora, os Cibié vão ficar descansando, para, quem sabe, vir a serem usados na restauração de um outro Monza.

No mesmo dia, à noite, levamos o carro a uma estrada vicinal para fazermos a regulagem dos faróis. É bem trabalhoso: desce do carro, regula, anda, desce, regula... Depois de pronto, posso dizer que são surpreendentemente bons os faróis do Monza. Fico devendo a vocês uma foto de como ficou os faróis no carro. Assim que tirá-las, posto aqui.

Imagem

jhsantana
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1988

Mensagem não lida por jhsantana »

Belo trabalho Silva, você deveria ter feito outro teste para ver se entrava água pelo farol montando a parte de trás com o farol cheio de água, pois muitas vezes a acontece de entrar pela parte traseira e parafusos de regulagem.
Com relação ao radiador existe uma ferramenta que vc consegue realinhar as aletas.
http://www.planetafrio.com.br/pente-de- ... 74-27-p62/
Abs
O filhão Gustavo, meu orgulho, minha vida

Tópicos
Reforma do Classicão
viewtopic.php?f=43&t=5260

OCD 4.1
viewtopic.php?f=23&t=29909

Em busca do sonhado Classic 500EF
avvsilva

jhsantana escreveu:Belo trabalho Silva, você deveria ter feito outro teste para ver se entrava água pelo farol montando a parte de trás com o farol cheio de água, pois muitas vezes a acontece de entrar pela parte traseira e parafusos de regulagem.
Com relação ao radiador existe uma ferramenta que vc consegue realinhar as aletas.
http://www.planetafrio.com.br/pente-de- ... 74-27-p62/
Abs
Pois é Santana, poderia ter feito mais testes de estanqueidade sim. Aliás, acredito eu, que a entrada de água no meu antigo farol esquerdo se dava pela parte de trás e não pela frente. Vamos ver se vai segurar agora, né? Se eu ver que começa a entrar, aí tiro as lentes e passo silicone. Uma coisa que esqueci de mencionar é que meu pai e eu entortamos um pouquinho aqueles araminhos que seguram as tampas de trás de maneira que elas fiquem com mais pressão.

Imagem

avvsilva

Pessoal,

No começo da semana, mais precisamente na terça-feira, fui trabalhar com o Monzão para fazer funcionar motor, câmbio, enfim, levar ele para seu "exercício semanal". Após uma semana parado, dei partida, o carro pegou no ato, beleza. Parei ele no estacionamento e fui para o serviço. Ao voltar, na hora do almoço, quando fui dar partida novamente, o automático negou fogo. Ouvi só um "tec", do pinhão engrenando na cremalheira, mas nada do motor girar. Tornei a girar a chave e mesma coisa. Só na terceira tentativa o motor de arranque girou. Ao final do dia, ao fim do expediente, a mesma coisa aconteceu. Por sinal, dias atrás já tinha acontecido a mesma coisa, mas ignorei, pensando que talvez não tinha girado a chave até o fim do curso. Cheguei a conclusão que estava na hora de sanar o problema, afinal de contas dia 23 vou viajar à São Paulo com o Monzão.

No dia seguinte levei a meu eletricista, que constatou ser mesmo o automático (solenóide). Aproveitou e trocou também os dois embuchamentos e as escovas. Este é o motor de arranque antigo, será que é o original do carro ainda? Pelo menos comigo (7 anos), ainda não foi trocado:

Imagem

Meu eletricista queria ainda colocar um relé para comandar o automático. Mas argumentei com ele que não fazia sentido, afinal de contas para que relé comandando relé? O que acham disso?

Imagem

Responder