Fastback escreveu:Bom galera, depois de deixar aquele tópico do nosso amigo Tabaco lotado com muitos
e muitos comentários meio nada
a ver com
a idéia original, nã
o que isso nã
o seja legal mas, pra quem queira procurar dicas ali, fica meio complicado ler 20
e tantas páginas de posts, né?! hauahuahau Tudo bem que boa parte desse fórum tá ali mas, vamos fazer algo aqui pra simplificar.
A idéia é
a seguinte, fazer um upgrade completo no
painel do carro. No meu caso, fiz as seguintes alterações:
*Troca de
painel (Monza GL-SL / Kadett GL-SL -> Monza SLE / Kadett GS "
Painel do Carburado"), que envolve uma alteraçã
o no chicote do
painel e troca do cabo do velocímetro.
*Troca dos fundos dos instrumentos (plaquinha plástica do Vela Verde (SLE ou mesmo aquela ... nao vazada dos GL/SL) por acetatos feitos pelo nosso amigo paulo, que eu já passei
o contato no outro tópico mas, depois passo aqui de novo.
*Troca da
iluminação do
painel (Lampadas amarelas feias -> Leds brancos 15.000mcds), que envolve uma little gambi pra liga los em algum ponto da
iluminação, nada mto difícil
*Troca da
iluminação dos botoes,
e etc.
TROCANDO O PAINEL
Eu usava um bendito
painel bem conhecido entre
o pessoal aqui do fórum:
Bom, pra se tirar essa carniç
a, é preciso desmontá lo
e colocar
o novo no lugar. Para desmontar essa ..., basta soltar os seguintes parafusos:

(Os brancos sã
o visiveis
e o vermelho fica atrás dessa moldura)
Depois é só desencaixa lo, retirar
o cabo do velocimetro
e o chicote. Pra tirar
o cabo do velocimetro, eu recomendo que ele seja tirado lá do cambio primeiro porque, soltar essa m... atrás do
painel é um ...!
Feito isso, é hora de mexer com
o painel novo. Pra isso é preciso alterar
o chicote
e passar
o fio do conta giros. Claro, sem esquecer de dar uma boa revisada no
painel, medir algumas trilhas com
o multimetro (
principalmente ligar o positivo e o negativo pra ver se fecham curto se fecharem, dá m...... sei bme do que tô falando. ahuahua) etc.
Para se alterar
o chicote, é preciso algo de ponta fina, tipo um pedaç
o de arame rígido ou coisa assim. Basta enfia-lo por baixo do contato de metal (no centro da peç
a plástica do chicote)
e mexer um pouquinho que logo ele sai.
Entã
o, basta seguir os seguintes esquemas elétricos:
Esse é
o esquema original do GL-SL (talvez diferencie um pouco as cores, coisa simples)
E esse é
o esquema do GL +
o do GS/SLE: (nas colunas vermelhas é
a fiaçã
o antiga
e nas azuis
a nova fiaçã
o, lembrando que é olhado
a tomada por trás)

Vale lembrar também que
o fio da injeçã
o (caso seja
o painel carburado que vc esteja colocando) deve ser ligado
a parte. Ou seja, esse fio vai ser retirado do chicote
e vai ser ligado numa lampada. Eu usei led pois nao tinha nenhum soquete sobrando em casa,
e depois coloquei no
painel com cola quente, que se moldou ao soquete do
painel fixando direitinho.
A parte mais simples é
o fio da bobina, que vai ligar
o tao sonhado conta giros
Basta emendar um fio no
FIO VERDE DO CONECTOR CINZA, pelo menos funfo assim no meu:
Aí é só ligar esse fio (reaproveitando
o conector do fio da injeçã
o que foi eliminado da tomada do chicote) na posiçã
o indicada no esquema lá em cima
e fazer tudo funfar.
Pra ligar
o vacúometro/econometro basta puxar uma mangueirinha de vácuo do motor (pode ser do hidrovácuo ou da flauta de distribuiçã
o que fica ao lado do "carburador eletrônico" dos
E.F.I. é facinha de se identificar, é apenas uma flauta com aquelas mangueirinhas coloridas ligadas, geralmente duas pretas
e uma verde.
Aí é só ligar uma outra mangueira num espacinho
e puxar direto pro vacuometro.
O voltimetro usa
a energia do proprio
painel.
Também vale lembrar que é preciso recortar alguns simbolos do
painel antigo, como
o de marcha ascendente
e o da injeçã
o eletronica
e arrancar simbolos inuteis do
painel do carburado para colocar os novos. Nessa parte eu nã
o tirei foto.

Ah... Pelo menos no Monza, é preciso trocar
o cabo do velocimetro. Eu coloquei
o do Monza GLS, que é uns 5
a 10cm maior. Quem quiser tentar com
o cabo original, tente... As vezes dá certo! Mas, prenda no
painel primeiro, encaixe-
o e em seguida vá lá encaixar no câmbio.
TROCANDO O FUNDO DO PAINEL PELO ACETATO
Bom, pra quem achou interessante
o fundo que eu coloquei no meu
painel, ai vai
a dica, com 20tã
o vc pode ter um igualzinho ou um ainda melhor. :positivo:
Como isso já foi tratado no outro tópico, apenas vou retificar aqui dizendo que esses fundos foram feitos sob medida por um conhecido lá do sul,
o Paulo Cerâmico (MSN:
[email protected] podem add de boa), que faz esses fundos num material tipo um plástico muito legal
e,
o melhor, transparente.
O que transforma um
painel nã
o vazado (aqueles feiosos que
a gente nao enxerga nada) num
painel bem vazado, iluminado por trás, sem precisar da reflexã
o da luz pela frente.
Pra fazer
a troca, basta retirar
o painel, seguindo
o "tutorial que eu passei ai acima
e, depois retirar todos os instrumentos. Essa parte é fácil, porém, delicada... Basta soltar os parafusos atrás do
painel e segurar os relogios para que nao caiam no chao nem se danifiquem, tomando cuidado com os ponteiros.

*AMARELOS: porcas de fixaçã
o dos relogios (dá pra soltar no ALICATE)
*AZUIS: parafusos de fixaçã
o (CHAVE DE FENDA)
*LILÁS: Econometro
e voltimetro, se existir (CHAVE DE FENDA
E ALICATE respectivamente)
Em seguida, basta desmontar os relógios, primeiro retirando os ponteiros
COM MUITA DELICADEZA, de preferencia seguindo esse
TUTORIAL e, depois, soltar os parafusinhos marcados em amarelo na foto, com uma chave de fenda bem fininha ou
a ponta de uma faca.
Se possivel, faç
a algum tipo de marcaçã
o para vc poder recolocar
o ponteiro no lugar certo depois, sei que é meio impossivel mas, tentem. hehehe
Depois, basta colocar os acetatos no lugar dessas peças plásticas em acrílico
e remontar todo
o painel.
Dica: Como os acetatos sã
o meio moles, eu recortei tampas de caixinhas de CD no formato dos mesmos
e coloquei entre eles
e os instrumentos para deixar os acetatos retinhos, sem
a aparencia enrugada ou mal encaixada.
TROCANDO A ILUMINAÇÃO
Bom, essa é
a parte mais "gostosa" do serviç
o porque é legal você criar da sua própria imaginaçã
o e ver
o resultado final depois!
Vamos começar pelo
painel... Pra variar, retire ele da forma como expliquei acima, retire TODOS os relógios
e instrumentos, deixando só
a carcaç
a com
o circuito atrás.
Aí, vem
a parte legal:

No caso, como eu nã
o tinha NADA pra fazer
e como eu sei que os LEDS tem uma
iluminação muito direta, resolvi fazer
o seguinte: PINTAR TODA
A PARTE INTERNA DA CARCAÇ
A DE CROMADO (Tinta Colorjet Metal, pra quem quiser tentar.. é mto boa
e dá um efeito cromado ótimo) para refletir melhor todos os leds.
Quanto aos leds, vamos explicar alguns pontos:
Eu usei leds de 15.000mcs. Pode se usar também os de 10, ou quem sabe, 20... Quanto mais MCDs, mais
o led ilumina. As cores, sã
o vááárias. Eu gosto do branco pois, deixa
o serviç
o bem legal
e agrada
a todo mundo.
Os leds que comprei já vem prontos, mas, quem quiser, pode comprar pra montar, colocar os resistors, enfim, tudo tá disponível no mercado livre.
Agora,
aí vai
o segredo... Como muitos nunca mexeram com led na vida (inclusive eu)
a dica é: Se você quer
iluminação espalhada, para iluminar botões, espaços pequenos ou mesmo
o painel em sí,
CORTE a CABEÇA REDONDA DO LED E DEPOIS LIXE ELE POR INTEIRO, deixando ele com
a cabeç
a reta
e todo opaco, assim ó:

Agora, se você quer uma
iluminação direta, tipo uma lanterna, para iluminar
a distancia
e tals, pode deixar
o led como ele veio... Foi
o que eu fiz para iluminar
o console central, assim, fica como se fosse uma lâmpada comum:
Após dar umas duas ou três demãos de spray no
painel (eu nao testei como ele fica sem
a tinta mas, deve ser
a mesma coisa, ok? pintei só pra dar um toque especial, quem quiser, pule
a parte da tinta.) basta pegar uma pistola de cola quente
e ir distribuindo os leds pelo
painel... Claro, respeitando os pontos onde irã
o os instrumentos (por exemplo os buracos do velocimetro
e do conta giros,
o resto tem um espaç
o bom):

Led vai... Cola quente vem...

Um led aqui... Uma colina ali...

Parece confuso... Mas, sã
o só uns ledzinhos...
Depois, basta juntar TODOS os fios BRANCOS
e todos os fios PRETOS (positivos
e negativos)
e dar um jeito de ligar em algum lugar. Eu, no caso, queria liga los direto no lugar da lampada antiga, que é um soquetezinho com dois ganchinhos, parecendo duas asinhas, ai eu ia soldar um polo em cada fio... ia juntar +- 4 leds por lampada antiga.
Mas, como
a solda tava ruim, passei os fios pelos buracos dos soquetes, juntei todos
e emendei com os fios da
iluminação, no caso, PRETO/VERDE com
o MARROM. Nã
o sei porque mas,
o PRETO/VERDE é
o fio do relogio da temperatura
e, ele é negativo da coisa.
o MARROM, que vem do REOSTATO, é
o positivo. Entã
o, ligue os brancos no marrom, senao os leds nao funcionam pois sao DIODOS
e só permitem
a passagem da corrente num sentido só, ou seja, positivo com positivo
e negativo com negativo.
Esse é
o painel pronto: (quero dizer, com os leds funcionando pelo menos, pq
o resto... ahHAUHAUHAUHA)

Ah...
O borrado ali no 120 é defeito do
PAINEL, nã
o da
iluminação nem do acetato. É coisa do acrilico mesmo.. Ele tá meio riscado ali. É ... tirar foto no escuro pq
a camera é complicada de acertar
a iluminação mas, no geral, posso dizer que valeu
a pena todo
o serviç
o!!!
Ps.: Esse "tutorial" foi criado por mim mesmo
e postado pela primeira vez no fórum do KadettClube. Reservei me ao direito de copiar tudo exatamente como postei lá por pura preguiç
a de editar algumas coisas. hehehe
Espero que gostem!