Pegando o bonde andando vou dar minha opnião sobre o que o José falouJosé Leal escreveu:Alpha, não concordo com esse esquema do BCWS de modo nenhum...
No Vectra, no CB, tem o consumo instantâneo, que foi falado aqui. O modo mais econômico de dirigir é com o pé levinho e baixa rotação (entre 1300 e 1700 RPM). Assim, o consumo instantâneo fica entre 10 e 13 Km/l.
Eu discordo.
Varia de carro pra carro. No caso dos Vectra por exemplo, se for um 16v em uma rodovia o mais economico eh voce andar a 120-130km;hr( o que daria +/- umas 3000rpm em 5ª marcha que é onde começa a subir o torque dele(o ideal de torque eh em 4000 pra cima). Logo, com mais torque, mais facil fica ele se deslocar, logo menos esforço vai fazer, loooogo menos combustivel vai precisar usar.
É simples, basta comparar os consumos dos 8v e 16v. Na cidade o 8v eh MUITO mais economico que os 16v pois possuem torque maior em baixas rotações que ajudam o carro a se deslocar nao necessitando pisar fundo. Porem, na estrada e o contrario, como se trabalha em "altas" rotações, os 16v saem melhor pois e onde se tem mais torque.
obs.: no forum do Vectra Clube um usuario que tinha um VCD(16v)uma vez postou foto que ele tirou do CB ao fim de uma viagem de 300km. Fez a incrivel media de 15,3km/l senao me engano, segundo ele andando nessa media de 120-130km/hr, enquanto um 8v chuto eu conforme medias que ja fiz com o do meu velho uns 12km/l.