Cabos de velas ! ! !

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
crutes
Mensagens: 9
Registrado em: 17 Ago 2009, 09:46
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cabos de velas ! ! !

Mensagem não lida por crutes »

Entao acho que nao entendi uma coisa, nos cilindros do motor como e feita a contagem?
da esquerda para a direita:

cilindro 1
cilindro 2
cilindro 3
cilindro 4

ou e assim:

cilindro 1
cilindro 3
cilindro 4
cilindro 2

se for da primeira forma em sequencia, dai sim no distriuidor esta certo, mas se for da segunda (1342) dai no meu distribuidor os cabos estao na ordem de 1-4-2-3?
se alguem tivesse uma foto de como colocar estes cabos, ajudaria.

Qual a diferenca de velas para alcool e velas para gasolina, pois quando comprei as velas o vendedor me disse que como o carro foi "chipado" para alcool (sendo orig. a gasolina) teria que ser uma vela diferente de um carro originalmente a alcool.

poderia ser isso o consumo elevado?

outra coisa o abafador do escapamento, nao estando quebrado (saindo o barulho no escapamento) pode inflenciar tambem no consumo? Se ele nao estivesse "segurando" os gases da forma adequada?
Pois o que estava nele quebrou e comprei um no ferro velho, o barulho parou mas e os gases?

Obs. Alguns mecanicos me disseram assim: "ERGA A MAO PRO CEU DELE ESTAR FAZENDO 5 KM/L NA CIDADE E SE FIZER 8 NA ESTRADA, POIS ESTA E A MEDIA"
Como se antes ele fazia 5.5 km/l? com CO bem acima, bico errado, valvula termostatica sem vedacao, filtro de ar bem sujo, depois de tudo isso arrumado agora ele mal faz 5, quando faz
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cabos de velas ! ! !

Mensagem não lida por 500EF »

crutes escreveu:Entao acho que nao entendi uma coisa, nos cilindros do motor como e feita a contagem?
da esquerda para a direita:

cilindro 1
cilindro 2
cilindro 3
cilindro 4
Isso. Você está confundindo o número dos cilindros com a ordem de ignição.

A sequencia dos cilindros começa pelo que está perto das correias e acaba com o que está perto do distribuidor: Cilindros: 1, 2, 3 e 4.

Agora, a ordem de ignição do nosso motor é 1-3-4-2. E é nesta sequencia que devem estar ligados os cabos de vela no distribuidor.
Qual a diferenca de velas para alcool e velas para gasolina,
A diferença é para carros com taxa de compressão baixa (gasolina) ou alta (álcool).

Como você não disse ter trocado nada no interior do motor (pistões), deve estar rodando com álcool usando a taxa baixa do à gasolina. Portanto, se for isso mesmo, você deve continuar usando as velas do à GASOLINA.
pois quando comprei as velas o vendedor me disse que como o carro foi "chipado" para alcool (sendo orig. a gasolina) teria que ser uma vela diferente de um carro originalmente a alcool.

poderia ser isso o consumo elevado?
Seu consumo elevado provavelmente está no fato de você tê-lo chapado, digo, chipado.
outra coisa o abafador do escapamento, nao estando quebrado (saindo o barulho no escapamento) pode inflenciar tambem no consumo? Se ele nao estivesse "segurando" os gases da forma adequada?
Pois o que estava nele quebrou e comprei um no ferro velho, o barulho parou mas e os gases?
Ainda que isso desse alguma diferença no consumo, ela seria bem pequena.
Obs. Alguns mecanicos me disseram assim: "ERGA A MAO PRO CEU DELE ESTAR FAZENDO 5 KM/L NA CIDADE E SE FIZER 8 NA ESTRADA, POIS ESTA E A MEDIA"
Como se antes ele fazia 5.5 km/l? com CO bem acima, bico errado, valvula termostatica sem vedacao, filtro de ar bem sujo, depois de tudo isso arrumado agora ele mal faz 5, quando faz
Comparar consumo assim é difícil, porque não sei o seu trajeto, nem como você dirige, etc.. A melhor base de comparação é quanto ele fazia antes, quando ainda era original e quanto faz agora.

Outro ponto importante: Como ficou o desempenho do carro com o elma-chips que você colocou? Está fraco em baixa?

EU, no seu lugar, faria o seguinte: Chip original e vela do à gasolina de volta e rodar na gasolina alguns dias para ver se realmente não tem mais nada errado no carro.

Depois de ver que está tudo certo mesmo, trocaria o bico pelo do à álcool (se bobear, custa menos que o que você pagou no chip), e adiantaria pelo distribuidor o ponto inicial de ignição em mais 6 graus.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
crutes
Mensagens: 9
Registrado em: 17 Ago 2009, 09:46
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cabos de velas ! ! !

Mensagem não lida por crutes »

Só mais uma coisinha, como faço para saber se as velas que comprei (qua ja estao no carro) sao para para gasolina ou alcool?
rogertecmec
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1136
Registrado em: 30 Nov 2007, 10:36
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cabos de velas ! ! !

Mensagem não lida por rogertecmec »

Pelo código da vela que esta gravada na vela ou na caixa. A especificação da vela para o monza esta no manual do proprietário.
Róger - Araucária/PR
Ex- Santana CS 1.8 gasolina
Verde - 1985
Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993
Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001
Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006
O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

Imagem
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17859
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cabos de velas ! ! !

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

crutes escreveu:Só mais uma coisinha, como faço para saber se as velas que comprei (qua ja estao no carro) sao para para gasolina ou alcool?
É só olhar o código que está impresso nas velas, e comparar com a tebela do fabricante dessas velas.


Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Mimoso
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 581
Registrado em: 12 Fev 2011, 15:09
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cabos de velas ! ! !

Mensagem não lida por Mimoso »

Ai pessoal, se esta foto ajudar, peguei no fórum mesmo!
Bom, como uma imagem vale mais que mil palavras, com a tampa do distribuidor no lugar, a sequência fica assim:

Imagem

Lembrando que o primeiro cilindro é o que fica à esquerda, com você olhando o motor pela frente do carro. :
Pela imagem que o 500ef fez o sentido é anti-horário!

Imagem
alexandre mendes
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 582
Registrado em: 28 Nov 2010, 17:09
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cabos de velas ! ! !

Mensagem não lida por alexandre mendes »

:smt024 você terá que tirar 1 vela do motor ,levantar o carro lado carona e rodar a roda ate o pistão subir ai verá onde e 1 cilindro no distribuidor e ai conseguira fazer a distribuição correta :smt023
Ter um monza na familia é tudo de bom!
antonip
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 19
Registrado em: 29 Jan 2009, 10:15
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cabos de velas ! ! !

Mensagem não lida por antonip »

galera to no mato sem cachorro, a um tempo atraz troquei a bobina impulsora, porem ao montar nao pegou, precisei chamar um mecanico e ele me falou q foi montado invertido a bobina, ele inverteu o cabo e funcionou, so q ai fui inventar de tirar as velas para limpar porem nao me lembrava deste fato, agora tento na ordem correta falada aki e nao funciona, neste caso qual sera os cabos q tenho q inverter?
Responder