Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
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Carlos A. Freire
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Diego,

é como disse lá em cima. Para ajustar o ponto o motor tem que está funcionando, para que possa ver as marcas existentes na polia de acessórios do virabrequim, coincidir com a marca existente na capa da correia dentada. Com motor parado isso não é possível. No caso do Monza EFI, se não fizer o jumper, a IE vai tentar corrigir ao movimentar o distribuidor. Com jumper no terminais A e B, a IE entra em modo ajuste e adota os valores médios dos sensores e trava o controle de correção da ignição. Por ficar em modo ajuste, se o motor não estiver bem aquecido, ele fica morrendo.

Abs,

Carlos Freire
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arnaldoRJ
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Mensagem não lida por arnaldoRJ »

Esse detalhe do jumper do EFI não sabia, ainda não mexi no ponto do distribuidor desse carro.
Já troquei a correia dentada mês passado, coloquei o comando de válvulas na marca e o 1º pistão em cima (PMS), sei que está um pouco adiantado em função do GNV para não perder muita potência, que por sinal tem de sobra.
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Mensagem não lida por Pentagono_sp »

Ola pessoal, ainda estou precisando conferir o ponto do meu carro um Kadett 1.8 95 EFI.

Estou interessado em montar essa pistola caseira, nesse topico

viewtopic.php?f=14&t=13731

alguem aih por acaso ja montou ???

Com relacao ao ajuste ponto, estive olhando no motor o meu EFI tenho de tirar a capa da correia para conseguir ver a polia e as marcacoes.

Imagem
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Aqui esta a foto do distribuidor que tem marcas. Pelo que li, esse seria o PONTO DE AVANCO INICAL E FINAL . Como a rotacao eh anti-horario, se a marca do distribuidor estiver a frente do motor, o ponto estaria adiantado e para tras (como na minha foto) entao atrasado?? esta correta a interpretacao ??

Imagem



Entendi que primeiro tem de checar o ponto da correia (sincronismo) com as marcas 12h e 6h parada.
Aih sim em seguida se usa a pistola (fazendo jumper, cabo 1a vela etc) com o motor ligado, apontada para a polia e regulando na marcacao de 10o (no caso do EFI Multec 700 alcool 95) mexendo no distribuidor.
Esta certo ??
Gostaria de confirmar isso pois pretendo montar a pistola, mas primeiro queria ter certeza de como usar..rs :smt021

Abraco!
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waldir
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Mensagem não lida por waldir »

Entendi que primeiro tem de checar o ponto da correia (sincronismo) com as marcas 12h e 6h parada.
Aih sim em seguida se usa a pistola (fazendo jumper, cabo 1a vela etc) com o motor ligado, apontada para a polia e regulando na marcacao de 10o (no caso do EFI Multec 700 alcool 95) mexendo no distribuidor.
Esta certo ??
Gostaria de confirmar isso pois pretendo montar a pistola, mas primeiro queria ter certeza de como usar..rs
Abraco! Pentagono_sp
Pentagono,

Não li comentários aqui no forum de alguém que tivesse feito a pistola caseira. Talvez seja mais fácil pagar pela medição pq as pistolas profissionais tem controle digital facilitando a leitura não precisando contar os dentes da polia de serviço.

As polias devem estar perfeitamente sincronizadas e o 1º pistão em PMS. Depois ligar o motor deixar esquentar, aguardar ligar a ventoinha pela 2ª vez e fazer o jump no AeB do ALDL que acionará a ventoinha no 2º estágio significando que a UCE está em modo de ajuste e aí move-se o distribuidor para 10ºAPMS gasolina e 7º APMS Alcool

Se o seu distribuidor for original de fábrica e não foi mexido, isto é, trocado eixo e mesa a coincidência dos rebaixos no flange do distribuidor com a flange da torre significará que o seu motor está no ponto.

A leitura do ponto pela estroboscopica se dá pelos dentes da polia de serviços e uma marcação existente na capa plástica que cobre a correia dentada. Se a capa for nova e não tiver a marcação tem que fazer uma referência para medição quando estiver em PMS.
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rafamts
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Mensagem não lida por rafamts »

Olá pessoal, meu distribuidor foi pro brejo. Quebrou aquela base do rotor. Parece que com o tempo aquilo .... Coloquei um novo made in China. Agora preciso acertar o ponto. Meu distribuidor está todo adiantado e o carro está mais acelerado. Será que dá algum problema andar com o carro assim até acertar o ponto?

Abraço,
Rafael
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waldir
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Mensagem não lida por waldir »

rafamts escreveu:Olá pessoal, meu distribuidor foi pro brejo. Quebrou aquela base do rotor. Parece que com o tempo aquilo .... Coloquei um novo made in China. Agora preciso acertar o ponto. Meu distribuidor está todo adiantado e o carro está mais acelerado. Será que dá algum problema andar com o carro assim até acertar o ponto?

Abraço,
Rafael
Rafael, espera ligar a ventoinha 2 vezes, faz o jump no AeB e coloca no ponto 'de ouvido'

e depois procure quem tem uma estroboscópica, siga o 'manual' e deixe-o com 10ºAPMS.

aBS

WALDIR
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rafamts
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Mensagem não lida por rafamts »

Waldir, pelo que li aqui no fórum esse jump tem que ser com o carro ligado. Não nenhum risco, né? :D . No caso vou ter que soltar os dois parafusos do distribuidor e movimentá-lo com ajuda de um martelo. Preciso de luvas para isso? Quais cuidados com a segurança devo tomar?

Abraço,
Rafael
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waldir
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Mensagem não lida por waldir »

rafamts escreveu:Waldir, pelo que li aqui no fórum esse jump tem que ser com o carro ligado. Não nenhum risco, né? :D . No caso vou ter que soltar os dois parafusos do distribuidor e movimentá-lo com ajuda de um martelo. Preciso de luvas para isso? Quais cuidados com a segurança devo tomar?

Abraço,
Rafael
Rafael, não precisa de martelo, porém pode ser usado com delicadeza :D
Luva, pode usar, se for mexer/virar com a mão vai estar quente.

1-Deixe aquecer e ligar a ventoinha 2 vezes.
2-Com o motor ligado faça o jump no AeB (pode ser com um clips ou um fio desencapado na ponta)
3-Ao jumpear a ventoinha vai acionar direto.
4-Com a chave de boca 13 solte o parafuso inferior e superior
5-Com a própria chave vc pode ir dando umas pancadinhas na flange e ir acertando em direção ao painel ou ao radiador
6-Quando vc perceber que o "barulho" está próximo ao que estava antes, vc aperta um dos parafusos
7-Tira o jump e a ventoinha desligará
8-Aperte corretamente os parafusos.

9- Amanhã procure uma estroboscopica e repita a operação.

Obs.: motor adiantado ele fica "áspero" e no ponto ele fica 'na manteiga' :D

Abs

waldir
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