Problema rele temporizador central
-
- Mensagens: 3
- Registrado em: 10 Fev 2010, 23:52
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Problema rele temporizador central
Escribo desde chile, tengo un chevrolet monza 96, a veces el limpiaparabrisas se activa solo, a veces funciona una vez y otras se queda pegado funcionando, otras veces deja de funcionar la luz de viraje y el limpiaparabrisas, y tengo que parar el motor y volverlo a encender y las luces de viraje y el limpiaparabrisas vuelven a funcionar, por lo que pienso que es el rele temporizador central “caja café”, lo extraño es que tengo 4 modulos rele temporizador central y eh probado los 4 y todos dan el mismo problema, tambien cambie el telecomando pero el problema sigue, alguien tiene una idea de que puede ser?
I write from chile, I have a 96 chevrolet monza, sometimes the wipers are activated only sometimes works once and others are stuck working, sometimes stops working light turn and wipers, and I have to stop the engine and start it again and turn lights and wipers work again, so I think that is the central timer relay “brown box”, the strange thing is that I have four central timer relay modules and I had tested all them and all give the same problem, I also change the “telecomando” but the problem persist, someone has an idea that might be?
Gracias
I write from chile, I have a 96 chevrolet monza, sometimes the wipers are activated only sometimes works once and others are stuck working, sometimes stops working light turn and wipers, and I have to stop the engine and start it again and turn lights and wipers work again, so I think that is the central timer relay “brown box”, the strange thing is that I have four central timer relay modules and I had tested all them and all give the same problem, I also change the “telecomando” but the problem persist, someone has an idea that might be?
Gracias
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17857
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Problema rele temporizador central
Não consegui entender muito bem essa mensagem. luz e limpadores juntos... ficou confuso para mim.
No Monza de 94 à 96 para o Brasil, há um módulo de relê temporizado, que fica acima da caixa de fusíveis e comanda: Limpador de Para Brisas, Seta e Pisca Alerta, lampejo e mantém do farol baixo por alguns segundos ligados, com a chave de ignição desligada, Desembaçador traseiro, e não me lembro se a luz do teto está inclusa nesse módulo. Talvez tenha algum problema nesse módulo.
Abs,
Carlos Freire
No Monza de 94 à 96 para o Brasil, há um módulo de relê temporizado, que fica acima da caixa de fusíveis e comanda: Limpador de Para Brisas, Seta e Pisca Alerta, lampejo e mantém do farol baixo por alguns segundos ligados, com a chave de ignição desligada, Desembaçador traseiro, e não me lembro se a luz do teto está inclusa nesse módulo. Talvez tenha algum problema nesse módulo.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4243
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Problema rele temporizador central
Traduzindo para o colega chileno:
Escrevo do Chile, tenho um Chevrolet Monza 96, as vezes o limpador de parabrisas se ativa sozinho, as vezes funciona uma vez e outras "se queda pegado" funcionando, outras vezes deixa de funcionar a luz de sinalização de direção e o limpador de parabrisas, e tenho que parar o motor e tornar a funciona-lo e as luzes de direção e o limpador de parabrisas voltam a funcionar, por isso penso que é o relé temporizador central “caíxa café”, o estranho é que tenho 4 módulos de relé temporizador central é está provado que todos os 4 dão o mesmo problema, também troquei o telecomando mas o problema continua, alguém tem uma ideia do que pode ser?
Chileno, como o Carlos Freire escreveu lá em cima, Monzas de 94 e mais recentes possuem uma caixa com 5 relés que comandam várias funções, inclusive essas duas que vc citou, temporização do limpador de parabrisas e luzes de direção.

Sugiro que vc remova o citado conjunto e faça um análise do mesmo (abrindo a caixa), inclusive dos plugues da caixa.
Por outro lado, 4 caixas temporizadoras com o mesmo problema dá para desconfiar de outra coisa, como fiação elétrica, etc.
Desenho um tanto precário mostrando os 5 relés e suas funções:

Abraços
Escrevo do Chile, tenho um Chevrolet Monza 96, as vezes o limpador de parabrisas se ativa sozinho, as vezes funciona uma vez e outras "se queda pegado" funcionando, outras vezes deixa de funcionar a luz de sinalização de direção e o limpador de parabrisas, e tenho que parar o motor e tornar a funciona-lo e as luzes de direção e o limpador de parabrisas voltam a funcionar, por isso penso que é o relé temporizador central “caíxa café”, o estranho é que tenho 4 módulos de relé temporizador central é está provado que todos os 4 dão o mesmo problema, também troquei o telecomando mas o problema continua, alguém tem uma ideia do que pode ser?
Chileno, como o Carlos Freire escreveu lá em cima, Monzas de 94 e mais recentes possuem uma caixa com 5 relés que comandam várias funções, inclusive essas duas que vc citou, temporização do limpador de parabrisas e luzes de direção.

Sugiro que vc remova o citado conjunto e faça um análise do mesmo (abrindo a caixa), inclusive dos plugues da caixa.
Por outro lado, 4 caixas temporizadoras com o mesmo problema dá para desconfiar de outra coisa, como fiação elétrica, etc.
Desenho um tanto precário mostrando os 5 relés e suas funções:

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4243
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Problema rele temporizador central
Nota1:
Nos últimos Monzas produzidos o relé temporizador da luz do teto não faz mais parte da caixa citada, visto que as luzes de teto são diferentes.
(informação do Carlos Freire).
Nota2:
Como se pode ver no desenho, a alimentação elétrica dos relés difere, alguns são alimentados permanentemente (setas, farol e luz de teto), enquanto os outros 2 (desembaçador e limpador de parabrisas) recebem alimentação pós chave.
Então, o fato de desligar e tornar a ligar o motor poderia ter influencia somente nos 2 últimos.
De qualquer forma, é bom checar a perfeita alimentação dos vários relés, com a caixa aberta.
Abraços
Nos últimos Monzas produzidos o relé temporizador da luz do teto não faz mais parte da caixa citada, visto que as luzes de teto são diferentes.
(informação do Carlos Freire).
Nota2:
Como se pode ver no desenho, a alimentação elétrica dos relés difere, alguns são alimentados permanentemente (setas, farol e luz de teto), enquanto os outros 2 (desembaçador e limpador de parabrisas) recebem alimentação pós chave.
Então, o fato de desligar e tornar a ligar o motor poderia ter influencia somente nos 2 últimos.
De qualquer forma, é bom checar a perfeita alimentação dos vários relés, com a caixa aberta.
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
- Mensagens: 3
- Registrado em: 10 Fev 2010, 23:52
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Problema rele temporizador central
Obrigado por suas respostas, e obrigado pela tradução de Luiz Carlos, a caixa do meu carro tem duas funções, limpa pára-brisas e direção de luz, não tem controle teto
É uma caixa marrom e tem o número GM 93220683 é igual a essa

Eh testados com todas as quatro módulos e dá o mesmo problema, não acho que é o módulo, eh também mudou o Interruptor Comando Chave Limpador Para-brisa eo problema continua
Agora retire os fusíveis e limpar os contatos
Amanhã vou verificar os cabos para ver se há um curto-circuito
Obrigado
É uma caixa marrom e tem o número GM 93220683 é igual a essa

Eh testados com todas as quatro módulos e dá o mesmo problema, não acho que é o módulo, eh também mudou o Interruptor Comando Chave Limpador Para-brisa eo problema continua
Agora retire os fusíveis e limpar os contatos
Amanhã vou verificar os cabos para ver se há um curto-circuito
Obrigado
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4243
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Problema rele temporizador central
De fato a caixa comutadora 'marrom' do seu carro é diferente da minha.
Acredito que de acordo com o modelo de Monza (GL,GLS) e ano de fabricação a caixa seja diferente.
Essa que está no seu carro, segundo a foto abaixo, possui 3 relés em seu interior. Algum talvez esteja desativado:
Curto circuito eu acredito que já exista, mas é possível um mau contato em algum plugue ou fio.
Pelo diagrama da caixa dá para se ver quais os pinos do plugue correspondem a cada relé.
Abrazos
Acredito que de acordo com o modelo de Monza (GL,GLS) e ano de fabricação a caixa seja diferente.
Essa que está no seu carro, segundo a foto abaixo, possui 3 relés em seu interior. Algum talvez esteja desativado:

Curto circuito eu acredito que já exista, mas é possível um mau contato em algum plugue ou fio.
Pelo diagrama da caixa dá para se ver quais os pinos do plugue correspondem a cada relé.
Abrazos
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
- Mensagens: 4
- Registrado em: 11 Set 2014, 19:40
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Problema rele temporizador central
o seu modulo tem 3 reles e um circuito epron que pode ter queimado,faz um teste nele com um voltimetro e talves esteja ai seu problema