Adaptação Monza ou AP?

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
swift
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 46
Registrado em: 15 Fev 2010, 13:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Adaptação Monza ou AP?

Mensagem não lida por swift »

Estou para fazer um Adaptação e gostaria da opinião sincera do pessoal do forum:

Tenho um Suzuki Swift GTI e o motor e cambio já eram. É muito mais fácil e barato adaptar um conjunto nacional, mesmo com a burocracia para legalizar. Esse carrinho tem 109 CV originais, com um motor 1.3 16V injetado. E o carro muito leve: 850 KG.

Estou em dúvida entre o conjunto motriz do Monza 2.0 ou AP de Santana 2.0, ambos carburados álcool. Detesto injeção.

Gosto muito dos dois motores, o AP do Santana antigo 2.0 é torcudo e forte, mas a maior vantagem seria usar a caixa do Logus com alavanca por cabos, mais fácil de adaptar.
O Monza é mais macio e é fluxo cruzado. E o cambio Monza já é Isuzu japonês, além disso os carros Suzuki são fabricados em cooperação com a GM, penso que as peças adaptariam melhor principalmente semi-eixos. O carro é pro dia a dia e pequenas viagens com a família.

Minha pergunta:
O que pessoal do fórum acha do conjunto motriz Monza em comparação com os AP, ambos 2.0 carburados álcool?
mhatch83
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 172
Registrado em: 03 Dez 2009, 20:48
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Adaptação Monza ou AP?

Mensagem não lida por mhatch83 »

Tenho um Verona 1.8 AP, um Monza 1.6 e meu avo um 2.0 1995. Digo que o motor é muito bom. Enquanto o Monza 2.0 injetado tem 110 cavalos o Verona 1.8 carburado tem 106cv; sendo muito economico tanto na cidade quanto na estrada. Veja qual é mais facil a instalação. No caso prefiro o motor AP ao motor OHC, apesar de ambos serem exelentes. Além de aquecer mais rapido, ser mais leve, ocupar menos espaço, é de facil manutençao (assim como o OHC). O meu motor AP tem 400.000km (isso mesmo, não estou nem exagerando nem escrevendo errado) e desde que meu pai o comprou zero km nunca foi aberto. É stander.
Monza Hatch SL/E 1.6 1983
Monza Cupê GLS 2.0 1995
Verona LX 1.8 1991
Gol 1.0 16v Power 2002
GuDaGuita
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 166
Registrado em: 12 Abr 2009, 09:59
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Adaptação Monza ou AP?

Mensagem não lida por GuDaGuita »

Eu sem duvidas iria de AP, pq o AP guenta mais porrada...... Agora se vc n for de esticar marchas e anda de boa sem duvidas vai de OHC muito mais conforto e suave.... O que pesa tbm é a facilidade na adaptação né......

Boa sorte abçs
Monza GL 96/96 preto, 2.0 E.F.I. 116 CV... "Maravilhoso" "Violento"
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Adaptação Monza ou AP?

Mensagem não lida por Rafaelo »

mhatch83 escreveu:Tenho um Verona 1.8 AP, um Monza 1.6 e meu avo um 2.0 1995. Digo que o motor é muito bom. Enquanto o Monza 2.0 injetado tem 110 cavalos o Verona 1.8 carburado tem 106cv; sendo muito economico tanto na cidade quanto na estrada. Veja qual é mais facil a instalação. No caso prefiro o motor AP ao motor OHC, apesar de ambos serem exelentes. Além de aquecer mais rapido, ser mais leve, ocupar menos espaço, é de facil manutençao (assim como o OHC). O meu motor AP tem 400.000km (isso mesmo, não estou nem exagerando nem escrevendo errado) e desde que meu pai o comprou zero km nunca foi aberto. É stander.
meu pai teve um chevette 88 SE o melhor chevette ja fabricado era uma serie especial de desempenho acima dos normais SL/E e coisa e tal. fechou com 450,000 sem ter aberto ele. acredito em vc, e aquilo motor tendo oleo novo, manutenção em dia e sabendo andar, dura muito tempo.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
swift
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 46
Registrado em: 15 Fev 2010, 13:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Adaptação Monza ou AP?

Mensagem não lida por swift »

Pois é, conheço bem o Chevrinha, tive vários, inclusive uma Chevy 87 com esse motor 1.6 que vc fala, isso já faz uns 15 anos. Aguenta mesmo. Também tive um Monza Classic 2.0 89 gasolina. O legal é que vendí um Escort XR3 europeu 2.0 I, um canhão, pra pegar esse Classic e não sentí muita diferença no desempenho. O Classic 2.0 mesmo gasolina carburado e cheio de acessórios era muito forte também.

Minha maior dúvida é aquele varão do trambulador que passa por dentro da carroceria do Monza, não sei se cabe no Suzuki já a caixa do Logus usa cabos, mas se der pra adaptar, dou mais ponto pro Monza. Tem também o escape do OHV que sai pela frente e passa por baixo do motor, no AP o escape sai junto à parede de fogo, depois do motor. Num cofre pequeno faz diferença.

Já fui pé bem pesado, hoje ando tranquilo, quero 2.0 porque na hora de ultrapassar a segurança é maior e principalmente os 2.0 GM ou VW são mais econômicos que os respectivos 1.8 porque nos 2.0 voce usa marchas mais leves.

O Monza tem a vantagem de ser mais silencioso e se acha muito mais Monza "inteiro" nos desmanches, os APs a gurizada já turbinou, judiou, etc... Monza é mais tranquilo, quem usa tem mais juízo... A mecânica está mais inteira. Difícil é achar um OHV sem vazamentos na tampa de válvulas. Já AP gosta de fumar, mesmo novo.

CORAÇÃO FALA OHV, CABEÇA FALA AP... DÚVIDA CRUEL....
Amanhã vou fazer uma peregrinação pelos desmanches.
kraudyu
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 423
Registrado em: 20 Mar 2009, 08:40
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Adaptação Monza ou AP?

Mensagem não lida por kraudyu »

AP ou GM Família II (esse é o nome verdadeiro do motor do Monza, OHC é qualquer motor com comando no cabeçote) são ótimos motores, mas o AP é bem mais usado em adaptações que o GM!
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Adaptação Monza ou AP?

Mensagem não lida por José Leal »

swift, como vc disse que o seu carro possui câmbio parecido com o do Monza, provavelmente os calços do motor sejam os mesmos para o Família 2 GM. No caso, teria que ver qual necesitaria mais reforços nos calços.

Leve em consideração que os Família 2 dos tubarão possuem somente 3 apoios no motor, enquanto os quadrado possuem 4 apoios.

Torque por torque, acredito que o GM é maior que o VW (sem "puxa-saquismo").
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
lobo2
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 165
Registrado em: 22 Jun 2010, 18:45
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Adaptação Monza ou AP?

Mensagem não lida por lobo2 »

Eu acho que você deve usar o que necessitar o menor número de adaptações possíveis mesmo. Como você e os amigos do fórum já disseram, ambos têm seus prós e contras... Mas não vejo nenhum contra que cause um impedimento de usar este ou aquele motor. Já usei carros com os dois motores (santana e monza) e, mais de uma vez, no mesmo dia (saia de um e entrava no outro :) )
Realmente o AP aparenta ter um torque maior, em lugares que subia em quarta o monza pedia terceira, o que é relativo já que a relação de marchas influencia muito neste quesito. O AP na estrada sempre parece que falta uma marcha... A 110km/h pedia uma sexta marcha por assim dizer.
Agora, para conforto e economia... Nível de ruído, suavidade, escalonamento de marchas, etc o motor do monza, na minha opnião, é melhor. O monza faz na casa dos 12km/l e o santana sempre ficava na casa dos 10km/l na estrada. Sempre carregando o mesmo peso, no mesmo percurso e mantendo a mesma velocidade.
Outro detalhe é que o sistema de trambulador por cabos do logus é bem complicado de se regular. Já vi muita gente apanhando desse sistema. Fora que os engates do câmbio do monza são bem melhores.
Se eu fosse fazer essa adaptação e só tivesse como alternativas o motor AP ou o família II GM, eu iria atrás do motor 1.8 do Astra. Apesar de você ter dito que não gosta de IE, a IE desses motores é excelente, praticamente não dá manutenção, e vai ter um carro bastante econômico e esperto. Fora que a chance de achar um motor 1.8 do Astra em excelente estado é muito maior. Apenas fique longe dos motores flex... Esses eu não recomendo de forma alguma.
Acho que é isso... :smt023
Imagem
Responder