Pressão de combustível

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4243
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Pressão de combustível

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Indo mais fundo nos testes mencionados pelo Carlos Freire, tenho aqui as instruções de um manual sobre como medir isso tudo que foi dito:

1º teste, o de pressão do sistema de combustível:

- Verificar se a bateria está bem carregada, pois se ela não estiver, o teste não terá validade, já que a bomba é acionada eletricamente.
- Retirar o relé da bomba de combustível, na caixa de fusíveis.
- Instalar um manômetro que esteja na faixa de 0 a 10 Bar na linha de entrada de pressão do TBI. (é a da frente, e tem escrito nela a letra P),
- Ligar com um fio os terminais 30 e 87 do soquete do relé da bomba. Ela deverá funcionar. A pressão deverá estar entre 1,8 e 2,2 Bar.

2º teste, o de pressão máxima e estanqueidade (eficiência da eletrobomba):

- Retirar o fio que foi ligados aos terminais 30 e 87 do soquete da bomba;
- Manter o manômetro instalado na linha de entrada;
- Reinstalar o relé;
- Dar partida no motor;
- Fechar a válvula existente no manômetro (depois dele). O motor vai apagar;
- Desligar a ignição. A pressão deve ficar entre 3,5 e 6 Bar (com a válvula do manômetro fechada o regulador de pressão não atua, já que ele está depois dela).
- Manter a válvula fechada. A pressão não deve cair rapidamente.

3º teste (teste de vazão).

- Retirar o manômetro da linha de entrada do TBI;
- Instalar um reservatório na saída do TBI;
- Acionar a bomba através do relé da bomba (interligando os terminais 30 e 87 como no primeiro teste) por 30 segundos.
A vazão da bomba deve ser no mínimo de 600 ml, ou seja, sua vazão mínima é de 1,2 litros por minuto.

É tudo isso. :smt023

Nota1: não confundir o teste de estanqueidade citado com a estanqueidade da linha de combustível em situação normal, onde ficam retidos só os 2 Bar de pressão entre a bomba e a válvula injetora (bico injetor).
Nota2: posso estar falando besteira, mas no plugue onde se conecta o scanner de testes existe um terminal onde se for injetado 12 volts a bomba elétrica deve funcionar, assim não havendo necessidade de se mexer no relé da bomba. Acho que o nosso colega que criou a interface para scanner aqui do fórum poderá dizer se isso é real ou bebi cerveja demais no jantar hoje. :lol:

Abraços

-
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
paitz
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 15
Registrado em: 25 Abr 2010, 12:35
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Pressão de combustível

Mensagem não lida por paitz »

fala galera!!!

Estou postando muitas dúvidas no tópico, ''problema com injeção Monza MPFI 1992'', que é o meu. Mas, como o assunto revirou totalmente para pressão na linha de combustível, eu encontrei esse tópico e acho que será mais certeiro do que pelo outro que eu envolvi várias dúvidas.
Resumindo galera, o meu Monza está ''fraquejando em altas rotações'', não digo altas, mas entre 4000 e 5000 +/- da para perceber que ele enfraquece, e se eu piso melhora praticamente volta ao normal. De antemão já deixo dito que o ponto de ignição está ok, a regulagem da pressão da mola do sensor MAF está ok e reguladinha, o sensor da borboleta tbem ajustei está ok. A única coisa que restou é a pressão na linha de combustível.
O meu Monza é original à gasolina, porém foi passado a álcool, os bicos estavam meio que mexidos quando comprei. Ele estava funcionando bem, mas quando fiz uma ''limpeza de bicos'' o mecânico retirou umas ''tampinhas'' e disse a famosa frase ''olha o que o outro mecânico que converteu teu carro para álcool fez aqui...''
Provavelmente estavam lá para dar uma pressãozinha a mais, foi ai que começou esse problema. A bomba é nova, filtro e regulador de pressão novinhos, mas acredito que pelo fato dos meus bicos não serem furados e ainda o mecânico retirou a super adaptação existente (gambiarra, mas funcionava, rsrsrs!) está faltando um pouco mais de pressão na linha. Eu quero aumentar a pressão na linha, não quero furar os bicos, como faço? Eu aumento para quanto e como conseguirei aumentar, se o regulador é fixo? Até onde eu sei.
Bom é isso, já pensei em amassar a boquinha de retorno do regulador de pressão, rsrsrs! Só gambiarra, mas n deu coragem, acredito que alguém possa me ajudar de uma maneira menos ''agressiva'' com a pecinha.
Valew galera! Sou extremamente grato a todos do monzeiros.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Pressão de combustível

Mensagem não lida por dutra s a »

Cara, regulagem da pressão da mola do MAP esta para mim e nova, pelo menos até onde sei o MAP não tem mola nenhuma, mesmo porquê, já abri um e o que vi é um tipo de placa e ao lado uma caixinha minúscula com uma mini placa branca.
Bom... Cuidado com esses MEXANICOS que usam artimanhas para ganhar grana.
Não sei quanto ao sistema MPFI, mas em muitos carros multiponto (4 bicos), a regulagem de pressão e feita sozinha por sistema de vácuo.
Experimenta fazer uma geral nos bicos, equalizar, verificar a flauta, sensor de rotação, velas, cabos e o estado do combustível.
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17858
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Pressão de combustível

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

dutra s a escreveu:Cara, regulagem da pressão da mola do MAP esta para mim e nova, pelo menos até onde sei o MAP não tem mola nenhuma, mesmo porquê, já abri um e o que vi é um tipo de placa e ao lado uma caixinha minúscula com uma mini placa branca.
Bom... Cuidado com esses MEXANICOS que usam artimanhas para ganhar grana.
Não sei quanto ao sistema MPFI, mas em muitos carros multiponto (4 bicos), a regulagem de pressão e feita sozinha por sistema de vácuo.
Experimenta fazer uma geral nos bicos, equalizar, verificar a flauta, sensor de rotação, velas, cabos e o estado do combustível.
abs estamos ai

Dutra o carro do Paitz é MPFI, como ele mencionou no início da mensagem. O sistema MPFI do Monza tem sensor MAF e não MAP que tem tem mola e agulha ou ponteiro.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
paitz
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 15
Registrado em: 25 Abr 2010, 12:35
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Pressão de combustível

Mensagem não lida por paitz »

Exatamente Carlos... Sensor MAF.
Bom obrigado pelas respostas, mas a limpeza dos bicos foi feita a um mês atrás, eu garanto que está tudo em ordem bicos, velas, cabo de vela, distribuidor, aquele suporte que segura os bios e distribui o combustível que eu esqueci o nome.
Bom eu garanto está tudo ok. É como eu falei, da para sentir nitidamente que está faltando combustível em altas, e antes do super mecânico retirar aquelas ''tampinhas'' que mencionei não acontecia esse tipo de falha, como meu carro está a álcool e os bicos não estão foram furados, é provável que precise dar uma aumentada na pressão na linha de combustível, ou furar os bicos ou troca-los, mas não quero mexer com eles, eu prefiro dar um tapinha na pressão, gostaria de saber como eu faço isso, eu até vi no Mercado Livre os reguladores de pressão ajustáveis, achei interessante, mas se der para aumentar sem trocar ele é muito melhor.
Agradeço mesmo galera.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Pressão de combustível

Mensagem não lida por dutra s a »

:smt005 :smt005 :oops: Cara que vergonha. Mil desculpas, caso tenha atrapalhado em algo na questão, juro que não sabia sobre esse sensor :oops:
Sobre os bicos você já tentou fazer equalização? Senão, faça para ver.
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
paitz
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 15
Registrado em: 25 Abr 2010, 12:35
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Pressão de combustível

Mensagem não lida por paitz »

Tranquilo Dutra... O importante é passar o conhecimento adiante, o pouco que eu sei é graças a galera toda do monzeiros aqui, muito grato mesmo. Então, explica para mim, que raios de equalização é essa?
O que eu nunca ouvi falar (kkkkkkkkk!).
Essa semana fiz um monte de testes com o Monza, gastei bem mais de 5 litros de álcool só testando. Vou tentar descrever aqui as conclusões:
Lembra que eu disse que de 3ª para 4ª, lá perto de 5000 rpm dava umas fraquejava e tal? Percebi que com o motor quente praticamente desaparece. Agora estou encafifado com outra coisa... Ainda resta o lance da equalização que vou esperar o Dutra ou outra pessoa me explicar, mas fora isso eu percebi que esses vai e vem ''engasgadinho" que eu postei antes e tal, em 5ª não acontece, e reparei que em 1ª, 2ª e 3ª parece que tem uma folga enorme nas engrenagens da caixa de câmbio tipo assim... Coloquei a 2ª e acelerei até uns 40 e soltei o pé... Dá para perceber que existe uma grande folga entre acelerar e fazer de freio motor. Desconfio dos dentes das engrenagens muito gastos por que essa folga vai diminuindo conforme as marchas... Em 5ª praticamente não tem, ou homocinética ou outra coisa que eu desconheço...
Depois desses testes eu acho que o lance da pressão do combustível não é o provável causador desse defeito que relatei, nessa e nas outras mensagens.
Percebi que no carro do meu pai tbem tem essa folgona e em mais alguns carros antigos exitem também, até maior que o meu. Estou aguardando uma explicação ai da ''equalização'', que provavelmente vou fazer e acredito que mais pessoas tem ou tiveram esse mesmo defeito da folga que expliquei. Fico no aguardo da galera para ver o que vou fazer, em que tópico vou parar...
Valew aeeee
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Pressão de combustível

Mensagem não lida por dutra s a »

Cara, sobre a questão do câmbio e componentes pode ser provável o kit de embreagem, que talvez esteja na hora de trocar, mas sobre a aceleração, já aconteceu comigo e era problemas com distribuidor e, por incrível que pareça, pré filtro, que no meu modelo se encontra dentro do tanque, no MPFI não sei se tem e também. O sensor MAP indo pro pau...
A equalização até onde sei, é retirado os bicos e colocado em uma máquina para vários tipos de testes, no caso seria tipo um teste de sincronia entre eles ao mesmo tempo, para varias medições de alimentação para o motor. Vale apena fazer, mas com um tremendo especialista e aqui em SP capital, só conheço o meu, rsrsrsrssr!
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Responder