1º teste, o de pressão do sistema de combustível:
- Verificar se a bateria está bem carregada, pois se ela não estiver, o teste não terá validade, já que a bomba é acionada eletricamente.
- Retirar o relé da bomba de combustível, na caixa de fusíveis.
- Instalar um manômetro que esteja na faixa de 0 a 10 Bar na linha de entrada de pressão do TBI. (é a da frente, e tem escrito nela a letra P),
- Ligar com um fio os terminais 30 e 87 do soquete do relé da bomba. Ela deverá funcionar. A pressão deverá estar entre 1,8 e 2,2 Bar.
2º teste, o de pressão máxima e estanqueidade (eficiência da eletrobomba):
- Retirar o fio que foi ligados aos terminais 30 e 87 do soquete da bomba;
- Manter o manômetro instalado na linha de entrada;
- Reinstalar o relé;
- Dar partida no motor;
- Fechar a válvula existente no manômetro (depois dele). O motor vai apagar;
- Desligar a ignição. A pressão deve ficar entre 3,5 e 6 Bar (com a válvula do manômetro fechada o regulador de pressão não atua, já que ele está depois dela).
- Manter a válvula fechada. A pressão não deve cair rapidamente.
3º teste (teste de vazão).
- Retirar o manômetro da linha de entrada do TBI;
- Instalar um reservatório na saída do TBI;
- Acionar a bomba através do relé da bomba (interligando os terminais 30 e 87 como no primeiro teste) por 30 segundos.
A vazão da bomba deve ser no mínimo de 600 ml, ou seja, sua vazão mínima é de 1,2 litros por minuto.
É tudo isso. :smt023
Nota1: não confundir o teste de estanqueidade citado com a estanqueidade da linha de combustível em situação normal, onde ficam retidos só os 2 Bar de pressão entre a bomba e a válvula injetora (bico injetor).
Nota2: posso estar falando besteira, mas no plugue onde se conecta o scanner de testes existe um terminal onde se for injetado 12 volts a bomba elétrica deve funcionar, assim não havendo necessidade de se mexer no relé da bomba. Acho que o nosso colega que criou a interface para scanner aqui do fórum poderá dizer se isso é real ou bebi cerveja demais no jantar hoje.

Abraços
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