engrenagem do motor do parabrisa

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
monzamon
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

engrenagem do motor do parabrisa

Mensagem não lida por monzamon »

como alguns sabem , eu estava com problemas no parabrisa do monzao............
nao sabia se era eletrica ou engrenagem...........
bom , era engrenagem , comprei outra e troquei ..........resolvi entao fazer esse tutorial de como proceder a troca....
lembrando que o motor do meu carro é da marca bosh........existe tambem da marca arno......
comprei a engrenagem por 45 dinheiro , so por causa da marca era mais caro!!!!!!!!!!!!!!!

primeiramente tire o motor do parabrisa tirando a haste do parabrisa e soltando os 3 parafusos que prendem ele!!!
Imagem

depois abra a tampa
Imagem
Imagem

para soltar a engrenagem é so soltar a porca que prende o eixo na parte debaixo

depois sem a engrenagem
Imagem

vejam a causa do problema , engrenagem gasta
Imagem
Imagem

engrenagem nova
Imagem

engrenagem no lugar , passe graxa para melhor desempenho
Imagem

depois é so fechar a tampa e colocar novamente o braço para fixar o parabrisa
Imagem

é isso ae
obs:........se depois de colocado a funçao do parabrisa estiver invertida , tiver trabalhando ao contrario , parando em cima e nao embaixo....é so retirar novamente o motor e mudar o lado do braço que prende no parabrisa!!!

abraçao a todos!!!!!

michael firmino
MONZEIROS.COM CRISTO
Fotos do meu Monza: viewtopic.php?f=33&t=13200
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: engrenagem do motor do parabrisa

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Já tive problemas nessa engrenagem nos motores Bosch do Monza SL/E91 que tive e do GLS 96 que tenho, e no GL 96 de um amigo. Em todos eu mesmo executei o serviço.
No GLS, quando quebrou estava a caminho de Presidente Prudente (570km da capital paulista), quase chegando e debaixo de um forte chuva na Rodovia Raposo Tavares, fazendo uma ultra passagem em caminhão, quando o limpador parou. Não vi mais nada, diminui a velocidade e deixei o caminhão passar. Ao sair do carro escutei o motor do limpador funcionando, já vi que o problema era mecânico e não elétrico. Foi um sufoco... ainda bem que estava quase chegando. Lá mesmo em Presidente Prudente, comprei a engrenagem (paralela) e troquei. Em São Paulo eu comprei a engrenagem original e troquei novamente.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Ricardo.Souza
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagem não lida por Ricardo.Souza »

esse tipo de problema aí é complicado né pq a gente só descobre quando vai precisar do limpador do para-brisas né
eu recentemente tive problemas foi com aquelas buchinhas dos varões q escaparam por nao terem mais pressão.
mas foi tranquilo pra resolver.
hugo-classic90
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por hugo-classic90 »

Boa noite pessoal, hoje percebi que o monzão esta com um problema similar a esse, quanto ligo o limpador faz um barulho e não sobe se eu puxar um pouco e soltar ele sobe e desce mas não sobe denovo e faz o mesmo barulho, tive lendo o outro topico do Monzamon, ele disse que a dele funcionava de estivese levantada, mas a minha não, pode ser esta emgrenagem?
Monza Classic SE 89/90 Preto
viewtopic.php?f=33&t=16140&p=182572#p182572
monzamon
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por monzamon »

hugo-classic90 escreveu:Boa noite pessoal, hoje percebi que o monzão esta com um problema similar a esse, quanto ligo o limpador faz um barulho e não sobe se eu puxar um pouco e soltar ele sobe e desce mas não sobe denovo e faz o mesmo barulho, tive lendo o outro topico do Monzamon, ele disse que a dele funcionava de estivese levantada, mas a minha não, pode ser esta emgrenagem?
cara , pela sua descriçao , tenho certeza que é a engrenagem , o meu funcionava levantado mais logo parou...
troca a engrenagem e ja era!!!

michael firmino
MONZEIROS.COM CRISTO
Fotos do meu Monza: viewtopic.php?f=33&t=13200
hugo-classic90
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por hugo-classic90 »

monzamon escreveu:
hugo-classic90 escreveu:Boa noite pessoal, hoje percebi que o monzão esta com um problema similar a esse, quanto ligo o limpador faz um barulho e não sobe se eu puxar um pouco e soltar ele sobe e desce mas não sobe denovo e faz o mesmo barulho, tive lendo o outro topico do Monzamon, ele disse que a dele funcionava de estivese levantada, mas a minha não, pode ser esta emgrenagem?
cara , pela sua descriçao , tenho certeza que é a engrenagem , o meu funcionava levantado mais logo parou...
troca a engrenagem e ja era!!!

michael firmino
Realmente era a engranagem, deu um trabalho achar para comprar.Parabens pelo topico, obrigado!!!!
Monza Classic SE 89/90 Preto
viewtopic.php?f=33&t=16140&p=182572#p182572
marciacostamc
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Mensagem não lida por marciacostamc »

Como faço para ajeitar o meu, pois as buchinhas que prendem a vareta do limpador já está gasta e soltou, há como fazer em casa? meu marido é desenrolado, me deem uma dica por favor!
Marcia Costa e Alexandre Ferreira
Fortaleza - CE

Monzera 86 1.8 Alcool - Carbura 2E SLE 2 portas com direcao e vidros elétricos
Monzera 93 1.8 Gasolina - EFI SLE 4 Portas completo (Em reforma)
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

marciacostamc escreveu:Como faço para ajeitar o meu, pois as buchinhas que prendem a vareta do limpador já está gasta e soltou, há como fazer em casa? meu marido é desenrolado, me deem uma dica por favor!
Se estiver falando das hastes da máquina do limpador, elas são vendidas por tamanho. Leve a amostra da haste com defeito na casa de peças, depois é só colocar. As hastes são encaixadas e dá para fazer o serviço em casa.

Temos alguns tópicos sobre esse assunto:
http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... or#p198486 ,
http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... or#p198524 ,
http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... or#p108568 ,

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder