Temperatura que arma a ventuinha do Monza SL/E 1.8 87???
- Carlos A. Freire
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Re: Temperatura que arma a ventuinha do Monza SL/E 1.8 87???
Melhor conferir as peças. Pois se a VT estiver com aplicação para temperatura alta e cebolão para baixa, a ventoinha ao ligar não vai mais desligar. É comum os reparadores ou proprietários se enganarem, ou ainda achar que deve colocar cebolão de baixa temperatura para o motor não aquecer e acontecer esse sintoma.
Quanto ao relê da ventoinha, não me lembro se fica na parte traseira da caixa de fusíveis ou na parede corta fogo, no caso de veículos com A/C.
Abs,
Carlos Freire
Quanto ao relê da ventoinha, não me lembro se fica na parte traseira da caixa de fusíveis ou na parede corta fogo, no caso de veículos com A/C.
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Re: Temperatura que arma a ventuinha do Monza SL/E 1.8 87???
carlos tá td certoo cebolão e valvula termostática , mais dizem que tem relé e outros dizem que não oq faço ??[/quote]
AMIGO NO MONZA SLE 85( C/ AR COND.) QUE EU TIVE ESSE RELE FICAVA NA PAREDE CORTA FOGO. NAO TEM MISTERIO IDENTIFICAR E MUITO MENOS TROCA-LO.
ABRAÇOS!!!
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Re: Temperatura que arma a ventuinha do Monza SL/E 1.8 87???
boa noite galera. ta acontecendo uma coisa muito estranha no meu monza. a alguns dias a ventuinha parou de armar ai eu liguei. num botao pra acionar ela quando a temperatura sobe. hoje troquei o cebolao e a venruinha nao armou mas se eu encosto os dois fio do cebolao. a venruinha arma....e outra coisa. no fio que vai da batwria pro alternador tem un rele pindurado nele e nesse rele cai uns fios que ligam no motor de arranque. pq. desse rele ali?
obrigado galer
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Re: Temperatura que arma a ventuinha do Monza SL/E 1.8 87???
meu carro é 1.8alcool 86 sle.
desculpem os erros mas e que eu to digitando pelo celular e o meu dedo e grande pras teclas do touch juahuahia
vlws!
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- Carlos A. Freire
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Re: Temperatura que arma a ventuinha do Monza SL/E 1.8 87???
Já aferiu a temperatura de trabalho do seu Monza? Pode estar marcando errado no painel e, o motor estar frio para acionar a ventoinha. Se estiver correto, ao fechar curto nos terminais do interruptor térmico do radiador e a ventoinha funciona, indica problema com esse interruptor, a não ser que não atingiu a temperatura para armar.
Outra coisa... foi retirado todo ar do sistema de arrefecimento?
Quanto ao relê, trata-se de uma modificação, ou seja, não é original. Certamente, esse veículo tinha problemas com a partida e fizeram essa adaptação.
Abs,
Carlos Freire
Outra coisa... foi retirado todo ar do sistema de arrefecimento?
Quanto ao relê, trata-se de uma modificação, ou seja, não é original. Certamente, esse veículo tinha problemas com a partida e fizeram essa adaptação.
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Re: Temperatura que arma a ventuinha do Monza SL/E 1.8 87???
Grande carlos !
a uns 2 meses eu lavei todo o sistema de arrefecimento e retirei o ar e a ventuinha funcionava normalmente, foi so de umas semanas para ca que ela parou de armar ( umas 3 semanas).
Antes disso o ponteiro da painel nem chegava a metade, faltava uns 3 ou 4 militros pra dar 1/2 e a ventuinha armava normalmente e tambem desarmava.
fiz a troca do cebolao por um de temperatura inferior a especificada para ver se ele armava mas nem assim funfou.
aquela cebolinha que fica em cima da VT nao interfere no funcionamento da ventuinha ?
outra coisa, quando o motor esquenta e com os fios do cebolao ligado nele, eu faço a medição nos fios que alimentam a ventuinha e nao passa de 0,3. mas se eu medir com o positivo da ventuinha e o negativo da bateria acusa 12,3 e se eu fizer o mesmo mas com o fio negativo da ventuinha e o positivo da bateria acusa 0,3.
o fio que alimenta a ventuinha poderia estar quebrado ?
nao vi direito mas ao que me parece o chicote da ventuinha vai para o modulo de ignição, é isso mesmo ?
obrigado, companheiros !
a uns 2 meses eu lavei todo o sistema de arrefecimento e retirei o ar e a ventuinha funcionava normalmente, foi so de umas semanas para ca que ela parou de armar ( umas 3 semanas).
Antes disso o ponteiro da painel nem chegava a metade, faltava uns 3 ou 4 militros pra dar 1/2 e a ventuinha armava normalmente e tambem desarmava.
fiz a troca do cebolao por um de temperatura inferior a especificada para ver se ele armava mas nem assim funfou.
aquela cebolinha que fica em cima da VT nao interfere no funcionamento da ventuinha ?
outra coisa, quando o motor esquenta e com os fios do cebolao ligado nele, eu faço a medição nos fios que alimentam a ventuinha e nao passa de 0,3. mas se eu medir com o positivo da ventuinha e o negativo da bateria acusa 12,3 e se eu fizer o mesmo mas com o fio negativo da ventuinha e o positivo da bateria acusa 0,3.
o fio que alimenta a ventuinha poderia estar quebrado ?
nao vi direito mas ao que me parece o chicote da ventuinha vai para o modulo de ignição, é isso mesmo ?
obrigado, companheiros !
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Re: Temperatura que arma a ventuinha do Monza SL/E 1.8 87???
Quando fez a modificação com botão para ligar a ventoinha, onde ligou os fios? Se fizer um jumper no cebolão do radiador (interruptor térmico) e funcionar, o defeito está no cebolão ou então não chegou na temperatura de armar.
A ventoinha normalmente tem sua alimentação ligada ao relê da ventoinha, e o aterramento em um ponto da carroceria. O cebolão aterra o terminal da bobina do relê e a chave envia tensão a ventoinha. Pelo menos está assim no manual de reparações do Monza 90.
Pela sua descrição, tem tensão direta no positivo da ventoinha, faltando o aterramento dela. Será que foi feita alguma alteração na parte elétrica do seu Monza?
Se fizer um jumper, com contato de ignição ligado, se o Monza não tiver A/C (não foi mencionado), a ventoinha tem que gira no mesmo instante. Se isso acontecer o problema é do cebolão. Se não acontecer, deve rever o chicote e instalação elétrica do carro.
O sensor de temperatura que fica na válvula termostática no Monza carburado, serve apenas para o sistema de partida a frio nos veículos movidos a álcool. Não interfere na ventoinha do radiador.
Abs,
Carlos Freire
A ventoinha normalmente tem sua alimentação ligada ao relê da ventoinha, e o aterramento em um ponto da carroceria. O cebolão aterra o terminal da bobina do relê e a chave envia tensão a ventoinha. Pelo menos está assim no manual de reparações do Monza 90.
Pela sua descrição, tem tensão direta no positivo da ventoinha, faltando o aterramento dela. Será que foi feita alguma alteração na parte elétrica do seu Monza?
Se fizer um jumper, com contato de ignição ligado, se o Monza não tiver A/C (não foi mencionado), a ventoinha tem que gira no mesmo instante. Se isso acontecer o problema é do cebolão. Se não acontecer, deve rever o chicote e instalação elétrica do carro.
O sensor de temperatura que fica na válvula termostática no Monza carburado, serve apenas para o sistema de partida a frio nos veículos movidos a álcool. Não interfere na ventoinha do radiador.
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Re: Temperatura que arma a ventuinha do Monza SL/E 1.8 87???
bom eu liguei os fio naquele chicotinho da ventuinha. quando e fecho os fios que vao no cebolao a ventuinha arma na mesma hora e o carro nao tem Ac. ! e se eu aciono a ventuinha pelo bptao ela funfa e se eu jampear os fios que vao mo cebolao ela ativa. o botao aciona a ventuinha mesmo com a chave desligada e os fios do cebolao so aciona com a chave acoonada. nao foi feita nenhuma alteracao eletrica a nao se a instalacao do botao. amanha vou providenciar a troca do cebolao na loja e ver se o mesmo. veio com defeito.Carlos A. Freire escreveu:Quando fez a modificação com botão para ligar a ventoinha, onde ligou os fios? Se fizer um jumper no cebolão do radiador (interruptor térmico) e funcionar, o defeito está no cebolão ou então não chegou na temperatura de armar.
A ventoinha normalmente tem sua alimentação ligada ao relê da ventoinha, e o aterramento em um ponto da carroceria. O cebolão aterra o terminal da bobina do relê e a chave envia tensão a ventoinha. Pelo menos está assim no manual de reparações do Monza 90.
Pela sua descrição, tem tensão direta no positivo da ventoinha, faltando o aterramento dela. Será que foi feita alguma alteração na parte elétrica do seu Monza?
Se fizer um jumper, com contato de ignição ligado, se o Monza não tiver A/C (não foi mencionado), a ventoinha tem que gira no mesmo instante. Se isso acontecer o problema é do cebolão. Se não acontecer, deve rever o chicote e instalação elétrica do carro.
O sensor de temperatura que fica na válvula termostática no Monza carburado, serve apenas para o sistema de partida a frio nos veículos movidos a álcool. Não interfere na ventoinha do radiador.
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