





Depois de parcialmente montado, com o cabeçote apenas escorado em cima do bloco, foi tudo enquadrado e fomos dar um giro usando a ferramenta. No meio do teste, escutamos um "tec". Imediatamente suspeitamos que alguma válvula estivesse batendo nos pistões. Verificamos o sincronismo e estava tudo correto. Suspeitamos que a cava estivesse rasa, mas estava tudo em ordem. Depois de um breve momento de desespero, resolvemos retirar o cabeçote e giramos novamente o motor e o "tec" se repetiu. Deste modo, pode-se descartar qqer batida de válvula no pistão.
Como já se aproxima da hora do almoço e o mecânico tem que buscar o filho na escola, esse barulho será verificado mais tarde. EU suspeito que seja a bomba de óleo (Schadeck). Já ouvi falar mal dela...
Em tempo: vai ser canseira enquadrar os comandos assim lá longe! Para as marcas baterem certo, tem-se que girar levemente a polia, e o ressalto cai pressionando levemente um par de válvulas. Se não existisse a ferramenta para travar os comandos, seria praticamente impossível colocar a correia na sincronia perfeita.