Fotos do meu ex-Vectra, discussões & preparações em geral

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por José Leal »

Seguem mais algumas fotos do meu motor praticamente montado:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois de parcialmente montado, com o cabeçote apenas escorado em cima do bloco, foi tudo enquadrado e fomos dar um giro usando a ferramenta. No meio do teste, escutamos um "tec". Imediatamente suspeitamos que alguma válvula estivesse batendo nos pistões. Verificamos o sincronismo e estava tudo correto. Suspeitamos que a cava estivesse rasa, mas estava tudo em ordem. Depois de um breve momento de desespero, resolvemos retirar o cabeçote e giramos novamente o motor e o "tec" se repetiu. Deste modo, pode-se descartar qqer batida de válvula no pistão.
Como já se aproxima da hora do almoço e o mecânico tem que buscar o filho na escola, esse barulho será verificado mais tarde. EU suspeito que seja a bomba de óleo (Schadeck). Já ouvi falar mal dela...

Em tempo: vai ser canseira enquadrar os comandos assim lá longe! Para as marcas baterem certo, tem-se que girar levemente a polia, e o ressalto cai pressionando levemente um par de válvulas. Se não existisse a ferramenta para travar os comandos, seria praticamente impossível colocar a correia na sincronia perfeita.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por 500EF »

Schadeck eh marca boa... mas tambem pode dar problema (ja tive que trocar uma nova, quando turbinei meu carro).

Mas nao acho que sejam as valvulas tambem... E ainda tem a espessura da junta esmagada, que pode ser pouca coisa, mas ja afasta mais um pouco.

Se tiver duvida, voce pode usar um pouco de massa de modelar (massinha de criança brincar) na cabeça do pistao e girar o motor para ver a impressao das valvulas nela (aprendi com a CMRacing, mas o pessoal das antigas conhece este macete).

Agora, nao sei se estou vendo demais ou se foi problema na foto, mas na primeira deu uma sombra que me pareceu ser o desgaste da parede do cilindro... Mesmo com a retifica 0,50 ele nao zerou, Jose?
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por José Leal »

Sim, tem sombra ainda. Para acabar com ela, teria que ser a retífica 1,0mm. Eu estava ciente de que ficaria essa sombra. Mas como o mecânico disse que não comprometeria a segurança, deixei assim mesmo.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por 500EF »

Sem duvida... Tanto que fechamos o meu com esse "calo" assim mesmo.

O que me intriga sao os nossos motores "jovens" assim e ja precisando de retifica.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por José Leal »

Mas ainda acredito que seja devido ao curso longo e biela curta. No giro do virabrequim, quando a biela está na diagonal
( / ), vai existir uma força na horizontal que pode forçar muito o pistão contra a parede do cilindro. Ainda mais no momento da compressão, que tem a biela empurrando o pistão para cima e a força da mistura "empurrando" o pistão para baixo. No momento da explosão, ocorre novamente essa força, mas com a biela na diagonal para o outro lado ( \ ).

Se o bloco fosse uns 5cm mais alto, poderia usar as bielas mais longas, melhorando a r/l e não implicando em desgaste tão grande assim em pouco tempo.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Essa bomba, Schadeck , apesar de dizerem que é original, NÃO É! Ela tem alto índice de reclamação, muitas pessoas colocam uma nova, zerada na caixa, e já dá dor de cabeça no começo, por incrível que pareça. Se puder, devolve a bomba (caso seja nova), e põe uma original GM.
Se desse pra saber o fabricante da original GM, seria melhor, pois poderiamos comprar com um preço melhor, mas.... o jeito é encarar uma origis mesmo!
Fale com o Ripper, salvo engano, ele já teve problemas com essa Schadeck, o Eduardo também.... eu ficaria com um pé atrás :D
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por José Leal »

Diego, é novinha essa bomba, zero KM mesmo.

O problema é que o mecânico teve que trocar a bomba, pois a outra, no local onde é parafusado o pescador, é inclinado, enquanto a do meu carro é reta. Para trocar foi um parto, pois teria que mexer no nota fiscal e agora, como é NF eletrônica, tem que ir em um órgão do governo e andar mais um pouco.

Mas sim, vou exigir o direito de troca. Mas o dinheiro eu não vou ver mais...
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por RicardoDS »

José Leal escreveu:Para trocar foi um parto, pois teria que mexer no nota fiscal e agora, como é NF eletrônica, tem que ir em um órgão do governo e andar mais um pouco.

Mas sim, vou exigir o direito de troca. Mas o dinheiro eu não vou ver mais...
Daonde? quem foi que disse isso?
Zé, estão te passando a perna :!:

É só emitir uma NF-e de devolução. Se a NF-e saiu para pessoa fisica, a própria empresa emite uma NF-e de entrada. Se saiu para pessoa juridica com inscrição estadual, o cliente que emite a NF-e de saída em nome da empresa que vendeu.

Não tem que ir em lugar nenhum pra devolver um produto... só emitir a NF-e.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Responder