Conflito do Interruptor (cebolão) Monza carburados 86/91
A GM projetou no sistema de arrefecimento a Válvula Termostática para oferecer a melhor condição de temperatura para o motor,
evitando maior consumo de combustível e propiciando menor desgaste das peças do motor como um todo. Não deixe seu Monza sem ela.
A VT especificada Gas/Alcool é de 92/103°C (tolerância +/- 2°C) isto é: abertura max. em 103ºC e fecha em 92°C
O interruptor conflitante manterá o motor frio. A VT começará abrir aos 92°C e rapidamente será acionada a ventoinha
provocando o fechamento em meio do curso da VT.
O interruptor correto será acionado aos 92°C dando maior tempo de abertura da VT fazendo circular mais tempo
o liquido e mantendo o motor mais aquecido bem próximo da temperatura ideal que é de 95°C
Se estiver sem VT o interruptor “errado” manterá a temperatura na media de 80°C (posição 1 do diagrama seguinte)
Se estiver sem VT o interruptor certo manterá a temperatura na média de 90°C (posição 2 do diagrama seguinte)
CONSIDERAR: tolerância de mais ou menos 2 graus C na abertura e fechamento da VT
A escala de temperatura do painel não é precisa por que depende da variação de resistência x temperatura informada por um termistror do sensor, além do que o
dispositivo no painel eventualmente poderá requerer aferição (principalmente em paineis mexidos, ou que sofreram curto) Porém, é informado no manual do proprietário que o ponteiro no meio da escala indica "temperatura normal de funcionamento" preconizada para os motores injetados em torno de 95°C
Nos EFI's por exemplo, o Scanner informa a temperatura que é acionada a ventoinha e é só conferir em que ponto da escala está o ponteiro.
Nos Carburados é possivel medir com termometro a laser na mangueira superior do radiador a temperatura que está abrindo a VT e o acionamento/desligamento da ventoinha pelo interruptor e fazer nova leitura no termometro analógico do painel, issso se buscarem precisão daquele conjunto montado, sujeito a variações por desgaste



Nos EFI's o Sensor de Temperatura (alojado no cavalete da VT) informa a UCE e esta aciona a ventoinha aos 101ºC e desliga em 92ºC (conforme a última 'scaneada' da minha ECU)
Sem a VT demorará muito para aquecer o motor e a performance do alcool é mais sentido. Motor a gasolina reaje melhor.
O fator velocidade e frio, na estrada por exemplo, demandará maior consumo de combustível e a temperatura poderá deixar
a performance do motor instável.

Informações abertas para discussão, e correção se for o caso.
COMPLEMENTANDO:
Nos Monzas Carburados quem controla a ventoinha é o interruptor térmico (cebolão) na faixa de temperatura informada pelo fabricante.
Por isso certifique-se de estar aplicando corretamente às configurações do seu Monza
Come se vê as informações são independentes:
espera-se que o termômetro analógico do painel esteja aferido e "prozeando" corretamente com o sensor de T° do cabeçote

No caso dos EFI's também há independência do conjunto painel ( sensor e mostrador no painel) Porém, o controle da ventoinha é
feito pela UCE através das informações do sensor de T° no cavalete da VT, que fornece informações para a UCE calcular tempo de injeção e
ou tomadas de ações emergênciais (recovery).

Se eu não conseguir editar com as informações do sensor do painel, farei a indicação mais abaixo
Abs
waldir