Preparação básica no cabeçote.

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Preparação básica no cabeçote.

Mensagem não lida por Diego Paiva »

500EF escreveu:Nem vou dizer que devia ter feito o teste antes, ne Diego? rsrsrs
KKK, mas o teste de trinca só poderia ser feito após o banho quimico. O teste não foi feito APÓS o serviço de retífica... foi antes mesmo :mrgreen: Mas antes, tiveram que limpar o cabeçote.
500EF escreveu:Mas foi bom que voce pode aprimorar a tecnica e no outro o trabalho vai ficar ate melhor, voce vai ver...
Se deus quiser. Mas pra aprimorar a técnica, é preciso $$$$, e no momento não estou podendo muito. E vc vem me atiçar, dai fiquei com esse negócio na cabeça :smt005
500EF escreveu:Agora, se tem a ideia de mexer na parte de baixo, troca logo estes pistoes pelos do a alcool e ainda tira um pouco do cabeçote... Manda esta taxa para uns 13:1 pelo menos... Garanto que nao vai se arrepender... hehehe
A idéia de mexer embaixo, seria somente para efeito de revisão. Só iria fazer algo, se realmente precisasse, mas agora vc me instigou... Pode ser que valha à pena passar pro álcool. Mas antes de fazer isso, gostaria de ter idéia de como ficaria o consumo... pois se for muito alto, se a autonomia diminuir muito, não vale à pena, financeiramente falando. Outra coisa, será que o CB indicaria correto o consumo? Pelo que andei sabendo, nesse CB, existem uns jumpers, que identificam se o carro é álcool, gasolina ou automático. E, finalmene, se precisar alterar muita coisa no carro, támbém não vale a pena. Tem que ser tudo, muito bem analisado...
500EF escreveu: E tenho certeza que se procurar, consegue um cabeçote bom por uns R$ 200 a R$ 250,00. Procura ai na sua regiao mesmo e pega condicional, se tiver trinca devolve.
Achei de 200 ontem... vou colocar 100,00 se ele pegar, PODE ser que eu fique e mande fazer umas maldades :smt025

Valeu :smt023
José Leal escreveu:Ô Diego, eu iria sugerir vc colocar um 16V, mas aí teria que mexer no sistema de IE e já sairia muito caro.

Já que vai investir num cabeçote novo, será que o roletado tem como montar o distribuidor?

Se não seguir a dica do Eduardo, veja pelo menos a troca do kit de bronzinas.
É, zé.. ainda não po$$o fazer isso. 16V é demais pra mim, ehuehue. Eu vou tirar a parte de baixo, justamente pra revisar tudo... ver o real estado. Apesar de não bater nem fumar... fiquei meio assim com a trinca do cabeçote, pois o carro não misturava água com óleo e baixava pouquissima água! Quase que considerado normal em um carro mais antigo.
Vou pensar direitinho no que fazer. Já que tá tudo quase desmontado, vou fazer algo bem feito, pra mexer so uma vez! :smt023
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

Diego Paiva escreveu: A idéia de mexer embaixo, seria somente para efeito de revisão. Só iria fazer algo, se realmente precisasse, mas agora vc me instigou... Pode ser que valha à pena passar pro álcool. Mas antes de fazer isso, gostaria de ter idéia de como ficaria o consumo... pois se for muito alto, se a autonomia diminuir muito, não vale à pena, financeiramente falando.
Com a taxa mais alta (acima de 12:1), eu chutaria que em litros nao gaste mais que 30% do que gasta com gasolina hoje.

Normalmente, sai elas por elas, mas voce precisa fazer as contas pelo valor da sua regiao.
Outra coisa, será que o CB indicaria correto o consumo? Pelo que andei sabendo, nesse CB, existem uns jumpers, que identificam se o carro é álcool, gasolina ou automático.
Se tiver como "jumpear" para ele contabilizar o consumo do original a alcool vai bater certo, porque usara o mesmo bico.

Caso contrario, vai ter exatamente o erro da diferença de vazao dos bicos.
E, finalmene, se precisar alterar muita coisa no carro, támbém não vale a pena. Tem que ser tudo, muito bem analisado...
Que me lembre rapidamente, pistoes, aneis e casquilhos (ja que vai mexer, melhor trocar), bico branco, velas mais frias (pode ir de grau 7 a 9, dependendo da taxa que ficar).

Pode precisar de um kit de partida a frio universal e ja vi relatos de donos de EFI convertidos aqui no forum dizendo que aquecimento no coletor favorece o funcionamento na fase fria (apesar de que onde voce mora, chamam de frio quando cai de 25 graus, ne? hehehe).

Mas nao posso afirmar porque nunca fiz em um monopoint, mas tem muita gente aqui que pode comentar... :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
RicardoDS
MODERADOR
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por RicardoDS »

Eu acho que ficaria bom no álcool.
A temperatura aí é bem alta, não vai ter os problemas que temos aqui no Sul ... sair de casa com carro a álcool e temperatura próxima a 0º não é uma das tarefas mais fáceis. Obrigatoriamente tem que ficar uns minutinhos esquentando o carro.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

Fhabyo Dias Neves escreveu:Rafaelo se o motor estiver só na parcial é possivel tirar sem a girafa, em dezembro quando tirei cabeçote do meu eu tive que trocar aquele selo atras da bomba de agua eu tirei o bloco na mão com a ajuda do meu irmão, e coloquei com ele sem muito esforço, o carro estava com as rodas no chão. Sem dúvidas com a ferramenta é melhor mas quando não se tem, com carrinho e jeito é possivel, qualquer coisa estomos na area..
ate tem Fhabyo! mas é muito arriscado sem a ferramenta e equipamento correto. vai de cada um... eu como sempre prezo por segurança em tudo que faço, nao concordo retirar assim. ja vi outros caras tirando assim inclusive 2 cara altos e uma travessa de elcalipto puxando pra cima o motor todo :smt005. mas nada impede fazer isso ate pq é possivel. eu retirei o meu por baixo ja que montei uma extrutura montavel pra 2T com talha manual, mas ae ja é com ferramenta e um certo preparo pra realizar esse serviço em 3 min tinha baixado o motor e com o carro do cavalete se tornou bem facil.

Já no caso do Diego eu acho que ele nao deveria mexer na parte de baixo ainda ate pq pode da o passo maior que a perna e ae complica de vez... eu faria o seguinte no caso dele, compraria outro cabeçote,fazer todo o reparo e essa preparação, montava tudo denovo se funcionar Otimo, senao funcionar como esperado ae sim faria a parte de baixo mas ja preparado com ferramenta,dinheiro,informação tudo planejado :smt023 tem que ir com calma uma coisa por vez.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Diego Paiva
MODERADOR

Rafaelo, é o seguinte: eu não quero montar e pouco tempo depois ter que desmontar. Ou ainda, montar, o carro funcionar aparentemente normal.... mas alguma peça de baixo estar com algum desgaste, e, acabar danificando outra peça vital para o funcionamento do motor e de preço elevado...
Nesse caso seria uma questão de segurança e economia. Isso no meu ponto de vista.
Por isso estou querendo revisar a parte de baixo, pra evitar surpresas e gastos excessivos! Melhor gastar um pouco agora e não "rios" depois.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

No "olhometro" (ou no "dedometro") voce viu desgaste nas paredes internas dos cilindros quando tirou o cabeçote?

Claro que o certo seria medir, mas se estiver neste ponto, ai sim nao tem nem que pensar duas vezes para mandar para retifica...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
david crozeta
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1988
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por david crozeta »

to acompanhando a saga.... :smt023

boa sorte
MONZA CLASSIC-SE 1988
ImagemImagem
fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886

Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479
Diego Paiva
MODERADOR

Valeu, David!
Eduardo, passei o dedo nas camisas... não existem rebarbas. Vou ver se levo o bloco à retífica, que o rapaz disse que mediria os cilindros pra mim. Dai é mais garantido. Mas bronzinas, por exemplo, e outras peças, eu queria verificar o estado, pra saber como realmente tá o motor, evitando dor de cabeça mais a frente.
Responder