TROCA DA CORREIA DENTADA

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waldir
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TROCA DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por waldir »

Para quem não conseguiu baixar do Rapidshare aqui no fórum: http://rapidshare.com/files/142471819/M ... s.rar.html
segue uma cópia por extenso :D E com alguns acréscimos e desculpas por ser um tutorial longo:

Aplicativo GM: Motor 1.6/1.8 e 2.0 - Monza 1.6; Monza 1.8; Monza 2.0; Kadet 1.8; Kadet 2.0; Ipanema 1.8; Ipanema 2.0

Intervalo de Troca da Correia Dentada: A Montadora recomenda a troca da Correia dentada a cada 80,000Km
[ como sugestão por ser um item crítico e barato vale verificar/trocar aos 50.000Km]
Sempre devem ser levadas em conta o uso prévio e a história de serviço do veículo. Siga Especificações para evitar danos ao Motor

Caso a instalação da correia não seja feita com precisão, poderá ocasionar dano nos pistões e Válvulas.

Precauções Especiais:

- Desconecte o cabo terra da Bateria

- Não gire a Árvore de Manivelas nem o Comando de Válvulas ao remover a correia dentada.

- Remova as velas para aliviar a pressão do motor se ele tiver que ser girado.

- Gire a Árvore de manivelas no sentido normal de funcionamento, ou seja, no sentido horário.

- Não gire a Árvore de Manivelas pelo Comando de Válvulas ou pôr outra polia.

- Observe todos os torques.

Diagramas.
Componentes do sistema nos modelos de 1987 à 1995. Nos Monzas 96 o esticador da Correia Dentada é diferente, mas as etapas de substituição da CD são as mesmas.
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Remoção da Correia Dentada

1-Com o motor frio suspender o veiculo no elevador ou com um macaco hidráulico numa altura de girar a roda dianteira do veiculo.

2-Retirar a chapa frontal de proteção do motor, removendo os seis parafusos três superiores e três inferiores. [Para-barro]

3-Aliviar a tensão da correia do alternador e da árvore de manivelas, soltando o parafuso do tensionador do alternador com uma chave de 13 mm.

Atenção: É importante fazer um exame criterioso da correia do alternador; troque-a por nova para maior segurança. Examine o tensionador e troque se necessário.

4-Remover a polia de assessórios da árvore de manivelas retirando os parafusos com chave de 13 mm ou chave allen de 6 mm dependendo do ano do veiculo


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5-Retirar o protetor da correia dentada, soltando os parafusos com a chave de 10 mm removendo pela parte superior do motor.
[ tire as velas antes de virar a árvore de manivelas/virabrequim]

6-Gire a árvore de manivelas até alinhar a marca da polia dentada com a marca da no ressalto da Bomba de Óleo no tempo de combustão do cilindro 1.
[Vide diagrama 2 contorno azul abaixo]

7-Feito, isso a marca existente na polia do eixo de comando de válvulas com a do suporte da capa de proteção da correia também estarão alinhadas.
[Vide diagrama 1 contorno vermelho abaixo]

[Convém lembrar que uma volta na árvore de manivelas movimenta ½ volta na polia do CV]

8- Para Monzas que não tenham o tensionador automático e que a tensão é pelo movimento da Bomba d’água:
Afrouxar os parafusos de fixação da bomba d'água, com um soquete de 13 mm para aliviar a tensão da correia dentada. Com uma ferramenta especial da GM 1810606 girar a bomba no sentido anti-horário, para facilitar a retirada da correia dentada.

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Atenção
O ressalto (2) existente na aba da parte superior da bomba d’ água deverá coincidir com o
ressalto (1) no bloco do motor. Caso isto não aconteça, afrouxe os três parafusos de fixação
(setas) da bomba d’ água (sem removê-los), utilizando um soquete Allen, e desloque a bomba
para o lado que for necessário, utilizando a ferramenta especial J-810606 e aperte-a, novamente.
Aperte
Os parafusos da bomba d’ agua com 8 N.m (6 lbf.pé)

Diagramas:

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Para afrouxar a Correia Dentada, com uma chave de fenda longa pressiona-se a aba conforme diagrama abaixo até que os furos A e B coincidam e introduz se um pino de 2,5mm para travá-lo [este pino vem com o tensionador novo, mas pode-se usar um prego grande sem ponta na medida de 2,5mm] Vide Diagramas 3

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Antes de colocar a correia dentada nova verificar se o 1º pistão está em PMS introduzindo uma chave de fenda no orifício onde estava a vela de ignição e perceberá o pistão se está totalmente em cima (diferente do pistão 2 e 3 que estarão embaixo em PMI Ponto Máximo Inferior)

Confira conforme diagrama 2 e 1

Isto feito posiciona-se a correia conforme circuito: CV , Tensionador, polia da bomba e polia do virabrequim.

Mesmo com o tensionador travado a correia entrará justíssima e vai precisar de muita paciência e habilidade [há quem tire a polia do comando, ajuste a correia nela e encaixe a polia já com a correia. Sugiro que pratique a colocação usando a correia velha... a repetição confere a experiência e habilidade]

Agora então tire o pino que está travando o tensionador.

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Depois de posicionada a correia dentada, convém dar duas voltas na polia do virabrequim VISUALIZANDO se os pontos do diagrama 1 e 2 conferem.

Feito isso, e com a certeza de tudo estar certo, coloque as velas, dê a partida.

Depois de sorrir, desligue o motor e complete a montagem, colocando a capa plástica protetora da CD, o tensionador da correia do alternador, a correia (que vc prestou atenção para colocar certo no tensionador (esticar essa correia pode ser um parto para quem não tem a ferramenta para tensionar enquanto aperta o parafuso)

Dificuldade: :smt021
Grau de dificuldade para trocar a Correia Dentada é 6 :wink:
Grau de estresse na primeira troca é 9 ( responsabilidade de fazer acontecer o certo) :smt017
Grau de estresse no posicionamento do tensionador da correia do alternador e tensioná-lo corretamente evitando que a correia ‘grite’ é 10,5 :smt010
que diminui após a 5ª experiência de troca :smt023

Preços orientativos:
Correia Dentada e Poli V - Gates: entre 15 e 20 reais cada
Esticador Correia Dentada SKF : 78 reais
Esticador Correia Dentada 96 - SKF : 90 reais
Esticador da Poli V - INA : 55 reais

EDITANDO PARA INCLUSÃO DO PROCESSO DO MONZA 96

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Abs
waldir
Editado pela última vez por waldir em 12 Ago 2011, 19:58, em um total de 6 vezes.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Lexa
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Re: TROCA DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por Lexa »

Muito Bom... copiei, colei e imprimir... vou fazer uma pasta pra colocar todas essas dicas...
gilberto c r
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Re: TROCA DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por gilberto c r »

muito bem explicado,parabéns!!! :smt023
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rafamts
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Re: TROCA DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por rafamts »

Excelente a dica fornecida pelo amigo monzeiro!
saul jorge
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Re: TROCA DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por saul jorge »

To pensando em ver se meu carro esta em sincronismo,mas tenho algumas duvidas:
O meu monza usa esse tensionador automatico ou deve ser tensionado pela bomba d´água?
Da pra fazer o serviço sem essa ferramenta especial?
Na parte que fala do ressalto da bomba que deve coincidir com o bloco significa que é na hora da montagem,né?
como saber quando ela já esta tensionada?
Abraços
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waldir
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Re: TROCA DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por waldir »

Saul,

o seu 93 usa o tensionador automático e que acredito que a sua bomba esteja posicionada corretamente.
Se não tiver sido posicionado corretamente mesmo com o esticador automático a correia ficaria bamba.
Pode trocar tranquilo sem mexer na bomba (no seu caso) seguindo as instruções neste tutorial.

Para ajudar faça um check list da desmontagem (passo a passo) e depois acompanhe do final para o começo ( deve dar umas 23 posições)
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saul jorge
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Re: TROCA DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por saul jorge »

Entendido, Amanhã vou começar a fazer o serviço e tomara que não precise mexer na bomba. Outra duvida Waldir, se pra afrouxar a correia tenho que colocar o pino no tensionador, então para estica-la basta soltar o pino que ela já esta esticada? Também vou trocar a poly v que esta com uns ´´grilos´´.

Muito obrigado.
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waldir
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Re: TROCA DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por waldir »

Saul,

colocar o pino ajuda, mas para colocá-lo vc terá que pressionar a parte móvel com uma chave de fenda para coincidir o furo A com o B que está no diagrama do tutorial. Se não tiver um pino, um prego de 2,0 a 2,5 mm de diâmetro resolve.

Sim, tirando o pino ela ficará esticada.

Ponto crítico: colocar a correia nova, mesmo com o tensionador travado, ela estará justíssima. Não convém colocar metal para fazer alavanca para encaixar a correia.

Se estiver difícil... o macete é tirar a polia do Comando de Válvula, encaixa a correia, sempre partindo de baixo para cima, até por que há limitadores laterais nas polias inferiores, encaixa-se a correia na polia do CV e sobe o conjunto (polia mais correia) e depois aperta bem o parafuso central.

A partir do virabrequim com uma chave estrela gira-se sentido horário para checar o sincronismo das polias do vira e do VC, lembrando que uma volta do vira significa 1/2 no CV, então ao coincidir a 2ª volta do Virabrequim a do CV deve estar posicionada corretamente... se estiver um dente para a direita ou esquerda tem que repetir o processo corrigindo o sincronismo.

O 2º ponto mais critico é colocar o tensionador da poli-V e tensioná-lo.

Muita paciência, muita atenção, muita paciência, muita perseverança e muita paciência.

dica: se não tiver uma chave 13 comprida, amarre-a com barbante no seu pulso, por exemplo :-)

Bom Trabalho!
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
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