MARCHA RUIM APÓS TROCA DE RETENTOR DO TRAMBULADOR

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
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Carlos A. Freire
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Re: MARCHA RUIM APÓS TROCA DE RETENTOR DO TRAMBULADOR

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Marcelo, se alterar as medidas que colocou diminuindo ou aumentando, a única diferença será que a alavanca ficará mais próxima ou mais afastada do painel. Não mudará em nada nos engates. Para isso, em ponto motor é só deixar a alavanca na posição reta, que deve dar algo próximo dessas medidas e pouco inclinada para direita, que se não houver folga excessiva, os engates serão feitos corretamente.
O que vai mudar os engates é os ajuste feito girando o acoplamento no varão. Esse sim leva a alavanca mais para direita ou mais para esquerda, para centralizar os engates.

O acoplamento a qual me referi é aparte quadrada, com borracha interna, onde está encaixado ao liame que entra na tampa do trambulador do câmbio. Ou seja, a peça que está entre as duas medidas que colocou.

Toda ajuda é válida. Estamos aqui sempre para ajudar e também para aprender. Por isso, quando vemos algo temos que informar se está certo ou está indo para um caminho mais difícil.

Eu digo, pois já ajustei muito esse varão, de carros de amigos que mexeram e não sabiam colocar de volta, ou que há desgaste excessivo no trambulador da alavanca e há dificuldade de engate.
Já aconteceu de eu ter de fazer esse ajuste em um passeio ao Clube de Campo da GM em Jambeiro, onde um participante com SR 85 não conseguia engatar a 1ª marcha, por conta de desgaste. Fiz o ajuste, ficou bom, mas disse para fazer o reparo.

No meu Monza ou quando faço manutenção em outro Monza de amigos ou família, solto a trava do acoplamento justamente para não ter que ajustar depois.
No tópico de troca do retentor criado pelo Marcel Murai, que está neste fórum, eu indico para soltar a trava do acoplamento:
http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... =14&t=3178

Abs,

Carlos Freire
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Luciano Paulista
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Re: MARCHA RUIM APÓS TROCA DE RETENTOR DO TRAMBULADOR

Mensagem não lida por Luciano Paulista »

Obrigado monzeiros pela ajuda!!!

Eu levei de volta no mecânico pois já havia pago...infelizmente não fiquei e ainda não estou satisfeito com a regulagem :( a primeira está entrando entre a ré e a terceira....o que para eu não é normal...antes era só jogar no lugar da ré sem puxar a "alavanca" que entrava a primeira....o pangaré do mecânico não usou o procedimento correto como indicado pelo Carlos, ele o mecânico disse que não tem jeito te colocar no ponto como antes, eu sei que tem como ajustar, só tenho medo de mexer porque nunca mexi com parte mecânica, mas assim que sobrar uma verba vou levar em outro para ajustar...

Abraço a todos!!!
cabral_2112
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Re: MARCHA RUIM APÓS TROCA DE RETENTOR DO TRAMBULADOR

Mensagem não lida por cabral_2112 »

ai Luciano,ajustar a alavanca é mole´,é só colocar em ponto morto,soltar o parafuso que prende o varão depois engatar a ré com o varão solto e apertar o parafuso denovo. :smt005
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Danieldsa15
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Re: MARCHA RUIM APÓS TROCA DE RETENTOR DO TRAMBULADOR

Mensagem não lida por Danieldsa15 »

Complementando o que o Cabral falou, é só deixar a curva do varão voltada um pouco mais pro lado da roda! Aí vai ajustando até ficar bom!
No mais é simples e não estraga nada! É só ir acertando até ficar bom!
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