Uma curiosidade: No Golf 99->... a pressurização é feita ao abrir a porta do motorista. Deve ser bom para fugas..hehehe
Ajuda com injeção LE Jetronic
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Marcel Murai
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Re: Ajuda com injeção LE Jetronic
Legal, já tinha visto um Gol, Santana com 2 bombas hehe....
Uma curiosidade: No Golf 99->... a pressurização é feita ao abrir a porta do motorista. Deve ser bom para fugas..hehehe
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Rafaelo
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Re: Ajuda com injeção LE Jetronic
pior hehe, esse negocio de 2 bomba é maior mancada. a explicativa dos "engenheiros" é que se uma queimar tem a outra...
bom se uma queimar, depois vai queimar a outra e ja sao 2 bomba pra troca rsrsrsrs, o cara gasta duas vezes a toa. e tem outra porque usar 2? bomba nao era mais facil colocar uma boa de alta vazao e de confiança?
mas em fim.
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Re: Ajuda com injeção LE Jetronic
Na verdade, a que vai dentro do tanque é uma pré-bomba. Acho que função dela é manter a linha cheia antes da bomba principal.
O monza não tem esta pré-bomba e mantém a linha cheia por gravidade.
Mas se você desconectar a mangueira da entrada da bomba e deixar entrar ar (pelo que me lembro, o caminho dela é sair do pescador, no fundo do tanque, fazer uma volta por cima do eixo traseiro e chegar na bomba, então neste caso, a ponta dela fica com ar), dá pau.
O problema é que a bomba externa do MPFI é uma "cavala" para empurrar (famosa bomba de GTi, muito usada em carros turbo adaptados). Mas ela não tem força nenhuma para puxar.
Eu quebrei a cabeça com isso quando troquei a minha na garagem de casa. Apanhei bastante até descobrir que a maldita não puxava e tive que dar um jeito de encher a mangueira para ela começar a pressurizar (tive que puxar com a boca até beber um pouco de álcool... hehehe)...
Mas realmente, tirando esta situação de ter tirado a mangueira para trocar a bomba, nunca fiquei na rua por causa disso. Mesmo deixando o tanque chegar na reserva algumas vezes (se chegar a entrar ar, fica na rua mesmo colocando um pouco de combustível no tanque novamente).
O monza não tem esta pré-bomba e mantém a linha cheia por gravidade.
Mas se você desconectar a mangueira da entrada da bomba e deixar entrar ar (pelo que me lembro, o caminho dela é sair do pescador, no fundo do tanque, fazer uma volta por cima do eixo traseiro e chegar na bomba, então neste caso, a ponta dela fica com ar), dá pau.
O problema é que a bomba externa do MPFI é uma "cavala" para empurrar (famosa bomba de GTi, muito usada em carros turbo adaptados). Mas ela não tem força nenhuma para puxar.
Eu quebrei a cabeça com isso quando troquei a minha na garagem de casa. Apanhei bastante até descobrir que a maldita não puxava e tive que dar um jeito de encher a mangueira para ela começar a pressurizar (tive que puxar com a boca até beber um pouco de álcool... hehehe)...
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Eduardo Rettore
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Rafaelo
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Re: Ajuda com injeção LE Jetronic
pela logica nao seria isso pelo seguinte motivo. ambas as bombas estao em paralelo(como auxiliar) na mesma saida do rele 87. ambas ligam ao mesmo tempo. nesse esquema eletrico eu nao confio entao nao posso afirmar que tenha realmente 2 bomba, nao vi a venda, dei uma pesquisada rapida.500EF escreveu:Acho que função dela é manter a linha cheia antes da bomba principal.
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- 500EF
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Re: Ajuda com injeção LE Jetronic
Não tem problema elas ligarem ao mesmo tempo. A distância entre elas é muito curta. A bombinha enche a mangueira até a bomba principal em fração de segundos. 
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dimitrigsi
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Re: Ajuda com injeção LE Jetronic
No meu Kadett GSi 94 já troquei a bomba uma vez e outra vez lavei o tanque e não tive nenhum problema . Ela puxou normalmente, mesmo a mangueira estando totalmente vazia.500EF escreveu:Na verdade, a que vai dentro do tanque é uma pré-bomba. Acho que função dela é manter a linha cheia antes da bomba principal.
O monza não tem esta pré-bomba e mantém a linha cheia por gravidade.
Mas se você desconectar a mangueira da entrada da bomba e deixar entrar ar (pelo que me lembro, o caminho dela é sair do pescador, no fundo do tanque, fazer uma volta por cima do eixo traseiro e chegar na bomba, então neste caso, a ponta dela fica com ar), dá pau.
O problema é que a bomba externa do MPFI é uma "cavala" para empurrar (famosa bomba de GTi, muito usada em carros turbo adaptados). Mas ela não tem força nenhuma para puxar.
Eu quebrei a cabeça com isso quando troquei a minha na garagem de casa. Apanhei bastante até descobrir que a maldita não puxava e tive que dar um jeito de encher a mangueira para ela começar a pressurizar (tive que puxar com a boca até beber um pouco de álcool... hehehe)...
Mas realmente, tirando esta situação de ter tirado a mangueira para trocar a bomba, nunca fiquei na rua por causa disso. Mesmo deixando o tanque chegar na reserva algumas vezes (se chegar a entrar ar, fica na rua mesmo colocando um pouco de combustível no tanque novamente).
- Ozzy Junior
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Re: Ajuda com injeção LE Jetronic
Olá pessoal.
O Sistema LE Jetronic usado pela Vw, Ford e GM trabalha com 2 bombas de combustivel. Aliás uma pré bomba e uma bomba.
As bombas são ligadas elétricamente em paralelo e a linha de combustivel é em série.
Dentro do tanque, o combustivel entra na pré bomba e passa por um filtro interno (anti-espumante) para perder as bolhas de ar e ser direcionado para a bomba, onde finalmente será pressurizado e enviado para o TBI.
Esse sistema tem 2 bombas e o sistema anti espumante para garantir que não passe alguma bolha de ar nas escovas da bomba e garanta uma pressão constante na linha de admissão do TBI para melhor duração do sistema a longo prazo e garantir um correto abastecimento em qualquer angulo (subida ou descida).
Normalmente o módulo manda uma pré pressurização de combustivel ao se ligar o contato sem ligar o motor, mas existem outros casos onde o módulo decide se isso será nescessario ou não. Descrevo isso pois não lembro se o LE Jetronic isso é automatico ou se o módulo decide ser nescessário.
Para saber quando isso é nescessário, o módulo usa informações obtidas pelo sensor de temperatura da agua, temperatura do ar admitido e nivel de oxigenio em relação á pressão atmosférica.
Quando temos uma ausência da pré ligação da bomba, á maioria dos casos é o sensor de temperatura de água. Não se prenda á indicação que você tem no painel de instrumentos pois normalmente esse sistema usa 2 sensores. Um sensor pro módulo e outro para o painel.
Se for um sistema pré programado, talvez você tenha colocado um relé de bomba de qualidade inferior ao tradicional. Não é o relé que está ruim. É o tipo de circuito interno que ele tem. Se for o caso é só falar que te mando o código correto do relé original que realiza essa função.
Qualquer duvida é só falar. Até mais galera.
O Sistema LE Jetronic usado pela Vw, Ford e GM trabalha com 2 bombas de combustivel. Aliás uma pré bomba e uma bomba.
As bombas são ligadas elétricamente em paralelo e a linha de combustivel é em série.
Dentro do tanque, o combustivel entra na pré bomba e passa por um filtro interno (anti-espumante) para perder as bolhas de ar e ser direcionado para a bomba, onde finalmente será pressurizado e enviado para o TBI.
Esse sistema tem 2 bombas e o sistema anti espumante para garantir que não passe alguma bolha de ar nas escovas da bomba e garanta uma pressão constante na linha de admissão do TBI para melhor duração do sistema a longo prazo e garantir um correto abastecimento em qualquer angulo (subida ou descida).
Normalmente o módulo manda uma pré pressurização de combustivel ao se ligar o contato sem ligar o motor, mas existem outros casos onde o módulo decide se isso será nescessario ou não. Descrevo isso pois não lembro se o LE Jetronic isso é automatico ou se o módulo decide ser nescessário.
Para saber quando isso é nescessário, o módulo usa informações obtidas pelo sensor de temperatura da agua, temperatura do ar admitido e nivel de oxigenio em relação á pressão atmosférica.
Quando temos uma ausência da pré ligação da bomba, á maioria dos casos é o sensor de temperatura de água. Não se prenda á indicação que você tem no painel de instrumentos pois normalmente esse sistema usa 2 sensores. Um sensor pro módulo e outro para o painel.
Se for um sistema pré programado, talvez você tenha colocado um relé de bomba de qualidade inferior ao tradicional. Não é o relé que está ruim. É o tipo de circuito interno que ele tem. Se for o caso é só falar que te mando o código correto do relé original que realiza essa função.
Qualquer duvida é só falar. Até mais galera.
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dimitrigsi
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Re: Ajuda com injeção LE Jetronic
Nos GM é só uma bomba, ou seja, não existe a pré bomba dentro do tanque. E também a bomba só é acionada no momento da partida.