multimetro

Espaço para assuntos diversos que não se encaixam nas outras categorias.
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

multimetro

Mensagem não lida por tyo »

este multimetro mede amperes?
para que serve a entrada azul bem no canto?(parece entrada de teclado e é escrito npn e pnp o escala é hfe)
Imagem
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Jose JJ
Membro Class (Ní­vel 5)
Modelo: Monza SLE
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: multimetro

Mensagem não lida por Jose JJ »

Tyo, esse multimetro mede até 10A e aquela parte azul serve para testar os transistores.
Abraço.
Antes eu era feio, agora tenho um MONZA
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O conector azul é para medir ganho de transistores (hFE).

Como disseram, mede corrente até 10A. Mas com a ponta de prova vermelha no conector específico para 10A.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por tyo »

Carlos A. Freire escreveu:O conector azul é para medir ganho de transistores (hFE).

Como disseram, mede corrente até 10A. Mas com a ponta de prova vermelha no conector específico para 10A.

Abs,

Carlos Freire
e para medir transistores é preciso um cabo especial?
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
gabri_hawk
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por gabri_hawk »

Nao . Para você medir o ganho dos transistores (HFE) bastar colocar seus respectivos terminais : coletor , emissor e base nos locais marcados no soquete do seu multimetro , respeitando-se sua polaridade: NPN ou PNP . Note que existe uma marcaçao no soquete para isso e que existem dois "E" (emissores) isso se deve ao fato de que os transistores de diferentes posiçoes dos seus terminais , assim fica mais fácil pra você encaixá-los de acordo com o seu tipo. No caso de os terminais serem muito grossos , aí você terá que usar fios com garrinhas tipo jacaré. Muitos transistores aparentam estarem bons quando medidas suas condutividades de suas junções base coletor e base emissor, porem em funcionamento a coisa é diferente. Um bom recurso é realmente se aferir o seu ganho. Esses dados tipo HFE , Ic max, VCE max etc. podem ser fácilmente encontrados nos "DATASHEETS" disponíveis na web. :smt023

E só mais um lembrete: Para se medir a corrente(amperagem) coloca-se o multímetro em série com a carga . NUNCA EM PARALELO ! Pois em paralelo você provoca um curto-circuito . Abraço !
Imagem De pelado à completíssimo , tudo feito em casa. Tudo funcionando maravilhosamente bem !
senno
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por senno »

cara graças a um aparelho como este eu descobri que meu alternador não estava carregando direito a a bateria, comprei um paguei 14.99 reaus kkkk resolvi testar a bateria e percebi que o alternador estava carregando apenas 12.7 corri no eletrecista e era o bendito rolamento que estava ruim , agora esta carregando beleza na casa dos 13.8 ,13.9 este aparelho é muito útil ter em casa seu custo beneficil é excelente.
Imagem
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

senno escreveu:cara graças a um aparelho como este eu descobri que meu alternador não estava carregando direito a a bateria, comprei um paguei 14.99 reaus kkkk resolvi testar a bateria e percebi que o alternador estava carregando apenas 12.7 corri no eletrecista e era o bendito rolamento que estava ruim , agora esta carregando beleza na casa dos 13.8 ,13.9 este aparelho é muito útil ter em casa seu custo beneficil é excelente.

Rolamento não altera tensão de funcionamento do alternador.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
senno
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por senno »

o que o eletrecista me mostrou foi um rolamento, ele abriu a tampa e me mostrou onde ele ia, o lugar que ele fica apoiado na tampa até estava gasto porque ele estava engripado ele estava rodando junto com o eixo do alternador como ele estava emperrado a polia as vezes patinava, o que fazia a correia rodar e a polia não por isso não estava carregando direito , tanto que tive que trocar até a tampa do alternador por causa disso, aproveitei e troquei a correia que também estava velha, foi fazer isso e ele ficou jóia.
Imagem
Responder