![Imagem](http://i41.tinypic.com/2zecmqr.jpg)
Logo ao abrir o motor de partida o eletricista já condenou a bobina de campo que estava precária conforme a imagem acima. Apesar de parecer queijo de misto quente, ela ainda funcionava. Apenas não valia apena fechar o arranque com uma bobina neste estado.
![Imagem](http://i40.tinypic.com/23syhki.jpg)
Depois ele constatou que o induzido estava ferrado (foto abaixo), mas, ele ainda me mostrou esses contatos (foto acima) sem solda. Ele disse que o simples fato de uma escova parar em um contato sem solda já é suficiente para o motor de partida virar pesado. A solda se solta, devido ao aquecimento do motor por esforço excessivo.
![Imagem](http://i39.tinypic.com/f9obyx.jpg)
O eletricista disse que é muito comum um fio desse se romper quando a chave agarra na partida e o motor de partida gira junto com o motor do carro. Acho que não foi o meu caso, mas, o induzido estava assim.
![Imagem](http://i44.tinypic.com/25je9z5.jpg)
Ele concluiu que o motor de partida estava "crítico" pois, era para motor 1.6 e não 1.8. Por si só girava mais pesado. Para piorar o veículo tem GNV que, naturalmente, demora um pouco mais para pegar. Na foto acima tem um comparativo entre o tamanho das respectivas carcaças. Como não achei essa carcaça avulsa, optei por comprar um arranque recondicionado para motor AP. 1.8. Apenas troquei o mancal. Repare nesta foto que as escovas estão pouco gastas.
Por fim, R$ 290,00 de preju. R$ 40 do eletricista + R$ 250,00 do arranque recondicionado.