Motor de Partida não funciona

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
hbss89
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 37
Registrado em: 11 Jul 2008, 10:16
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor de Partida não funciona

Mensagem não lida por hbss89 »

Bom pessoal, conforme prometido, as fotos do "falecido".

Imagem

Logo ao abrir o motor de partida o eletricista já condenou a bobina de campo que estava precária conforme a imagem acima. Apesar de parecer queijo de misto quente, ela ainda funcionava. Apenas não valia apena fechar o arranque com uma bobina neste estado.

Imagem

Depois ele constatou que o induzido estava ferrado (foto abaixo), mas, ele ainda me mostrou esses contatos (foto acima) sem solda. Ele disse que o simples fato de uma escova parar em um contato sem solda já é suficiente para o motor de partida virar pesado. A solda se solta, devido ao aquecimento do motor por esforço excessivo.

Imagem

O eletricista disse que é muito comum um fio desse se romper quando a chave agarra na partida e o motor de partida gira junto com o motor do carro. Acho que não foi o meu caso, mas, o induzido estava assim.

Imagem

Ele concluiu que o motor de partida estava "crítico" pois, era para motor 1.6 e não 1.8. Por si só girava mais pesado. Para piorar o veículo tem GNV que, naturalmente, demora um pouco mais para pegar. Na foto acima tem um comparativo entre o tamanho das respectivas carcaças. Como não achei essa carcaça avulsa, optei por comprar um arranque recondicionado para motor AP. 1.8. Apenas troquei o mancal. Repare nesta foto que as escovas estão pouco gastas.
Por fim, R$ 290,00 de preju. R$ 40 do eletricista + R$ 250,00 do arranque recondicionado.
Monza SL 1.8 - 89/90
Gasolina e GNV
Azul angara - Comigo desde 2007
Imagem Imagem Imagem
Paulinha
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 430
Registrado em: 10 Fev 2011, 17:48
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor de Partida não funciona

Mensagem não lida por Paulinha »

hbss89 escreveu:Na sexta-feira levei o carro em um eletricista. Pra começar, o motor de partida que tava no carro era pra motor 1.6. Como o carro tem GNV (o que geralmente implica mais "viradas" para o carro pegar) aumentou o desgaste. A única coisa que estava boa no motor de partida eram as escovas e buchas. Teria que trocar o induzido, a bobina, o bendix e, ainda conseguir uma carcaça para um motor de partida para motor 1.8 ( a carcaça é 1 cm maior). Comprei um motor de partida recondicionado para motor AP 1.8 e só troquei o mancal. Depois eu coloco umas fotos sobre o estado do arranque defeituoso.
O meu está com o mesmo problema! Ele começou virando pesado :? , uns dias se passaram, ontem ele parou de vez. :smt010
Eu tirei o motor de partida, abri e vi que as escovas estavam como 1cm cada uma. Troquei o solenoide, mas não deu resultado. Acho que são as escovas. :idea: porque fiz uma ligação direta e ele fica funcionado e parando (isso fora do carro). O seu apresentava esses mesmos sintomas :?: Você tentou fazer uma ligação direta :?:

Tudo de bom!
Monzeiros, aprecie sem moderação, use com sabedoria!
mattador
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 143
Registrado em: 14 Dez 2006, 16:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor de Partida não funciona

Mensagem não lida por mattador »

Que coisa! Estou dando uma geral no meu monza, e como o arranque estava ruim, também decidi desmontá-lo para ver o que era. A situação é parecida com o do amigo que abriu o tópico: o induzido estava com um dos fios partidos! E esse pedaço de fio estava lá solto dentro do motor de partida! Acho que tive sorte de não ter dado um curto até hoje. O que acontecia era o arranque girar pesado, vagaroso..

Resolvi desmontar depois que vi que não era bateria, pois comprei uma nova, de 75 amperes da AC Delco. Segue algumas fotos:

Imagem

Detalhe de onde o fio estava partido:
Imagem

Foi assim que encontrei essa peça, sem o pedaço do fio:
Imagem

Aqui está pedaço:
Imagem

Só para mostrar mais claramente onde esse pedaço se soltou:
Imagem


Pelo jeito terei que comprar outro induzido, correto? Não teria recuperação nessa peça?
::[ Fernando Daniel ]::
Monza SL/E 2.0 - Álcool
Araxá - MG
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17773
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor de Partida não funciona

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Parece que pegou em algum lugar. Se for consertar esse motor de arranque, troque o induzindo e procure saber a causa. É possível que tenha folga excessiva em alguma bucha.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
mattador
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 143
Registrado em: 14 Dez 2006, 16:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor de Partida não funciona

Mensagem não lida por mattador »

Realmente Carlos, as buchas não estavam boas. Diante de tantos detalhes ruins nesse motor de partida, vou partir para a compra de outro mesmo. Vou procurar pelo motor de partida do Vectra com redução, igual já vem em vídeos de alguns colegas aqui do fórum. Como o carro está parado, não tenho urgência, dai posso garimpar com calma.
::[ Fernando Daniel ]::
Monza SL/E 2.0 - Álcool
Araxá - MG
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Partida não funciona

Mensagem não lida por Rafaelo »

veja o custo antes de comprar e reparar esse motor de arranque. um motor de arranque 2011 que é mais eficiente do que do monza usado esta na base de 150 no FV. alem dele ser plugou usou vai te poupar muita bateria ao longo dos anos. vale apena
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4223
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor de Partida não funciona

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

um motor de arranque 2011 que é mais eficiente do que do monza usado esta na base de 150 no FV.
O que é FV?

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Partida não funciona

Mensagem não lida por Rafaelo »

Luiz, abreviaçao de Ferro Velho.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder