Dica sobre a água do radiador...

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Ramon Neves
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dica sobre a água do radiador...

Mensagem não lida por Ramon Neves »

Bom galera, hoje venceu o prazo (7 dias) do aditivo de limpeza do sistema (RAD CLEAN da Bardahl) e ao desmontar a Válvula termostática tive outra desagradavel surpresa, o aditivo não limpou nada do sistema, para não dizer que limpou ele apenas tirou aquela camada de ferrugem bem fininha, porém a mais antiga ele não tirou nada, não gostei do resultado, eu pensava que ele limparia mais o sistema :smt011
Fiquei desapontado...
É esse mesmo o resultado gente ou eu estava esperando tirar água da rocha????
Monza GLS 2.0 EFI 93/94 Azul Strauss GAS/GNV 4p completo!!

Pintura= off
Lanternagem= off
Elétrica= off
Injeção= ok
Freios= ok
Mecânica= ok

Processo de restauração do Bichão (meu Monza)
viewtopic.php?f=43&t=24087&p=289296#p289296
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Mastigando ainda o assunto 'aditivos para o sistema de arrefecimento'.
Carlos Freire escreveu:

Existem vários aditivos de boa qualidade: AC Delco, Radcool, Radiex, ELF, Valeo, Delphi e etc...

Os aditivos Radiex que conheço concentrado (R-1822 ou R-1922) tem aplicação escrita no rótulo da embalagem de 40% de aditivo e 60% de água. Ou seja, para Monza são 3 litros de aditivo.
Strackemi escreveu, sobre o Radiex protetor do sistema de arrefecimento:

Eu coloquei esse.. e mesmo apos 2 anos quando precisei retirar o motor a agua saiu limpa
Encontrei na net o documento abaixo, que trata de um ensaio com vários produtos destinados a sistemas de arrefecimento de veículos:
http://xa.yimg.com/kq/groups/20007123/8 ... adores.pdf

Lendo o documento, fica-se sabendo que o tal Radiex R-1922 não é um aditivo em conformidade com as normas automotivas no Brasil, sendo simplesmente um produto anticorrosão. Ele não possui etilenoglicol, componente obrigatório para aditivos de radiador no Brasil.

Sobre as variações de concentração/diluição citadas neste tópico, segundo o ensaio, ela variou muito pouco (o limite é 5%), portanto, para qualquer desses produtos citados no ensaio, deve-se adicionar, no Monza, 60% de água.
Nota: o produto da Radiex contem 90% de água, mas o documento enfatiza que esse aditivo não é um aditivo aprovado.
Qto a que tipo de água deve ser, eu sempre usei água da torneira, embora saiba que água filtrada ou desmineralizada é melhor, só não é no preço (a desmineralizada).
Qto ao Paraflu, criticado por algumas pessoas, ainda segundo o estudo, contém ingredientes que os outros não trazem, passivador de metais, que inibe formação de corrosão em peças já com principio de corrosão.
Acabo de comprar 3 frascos de Paraflu, do verde, o que eu sempre usei, e vi que modificaram as instruções do rótulo. Agora orientam para diluir com água desmineralizada (meio a meio OU NA PROPORÇÃO INDICADA NO MANUAL DO VEÍCULO). Talvez devido a problemas com água de alguma região do país, que pode conter minerais prejudiciais.
Sei que no oeste paulista, em algumas cidades, a água contém um treco que deixa panelas branquinhas. Para beber, os habitantes de Pompéia, por exemplo, precisam procurar água de poços artesianos ou engarrafada.
Aqui na minha cidade a água só tem, em alguns bairros, mais barro do que o desejável. Nota-se isso na hora de limpar os filtros da casa. :smt011
Abs
P.S: Ao contrário do que muita gente diz, a voz do povo nem sempre é a voz de Deus... :smt011
P.S 2: Hoje é um dia feliz para mim...consegui me livrar da janela de propaganda do fórum! Instalei um complemento no Firefox chamado PageTweak. Ele, devidamente configurado, acaba com as janelas e melhora algumas outras coisas nas páginas da web.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por frfavoreto »

Valeu pela informação Luis, realmente o produto da Radiex é um dos piores do nosso mercado! E eu tinha uma outra opinião sobre esses produtos desse fabricante...
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1995
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por waldir »

Amigos,
há um detalhe: o exame dessas 16 marcas foram executados em setembro de 2007 há 5 anos.

Eu não uso Radiex, mas, observando o site dela o R-1922 é produto dito ecológico e não leva mono-etilenoglicol e sim um polímero. O seu equivalente concentrado é o R-1952 3 litros para 7 de volume ou seja 3 litros de radiex e completa com água.

e o produto concentrado a base de etilenoglicol é o R-1882 na proporção é de 1 litro para 7 ou seja 1 litro + 6 de água.

Para atestar a durabilidade do produto colocado, somente fazendo o acompanhamento da Intensidade da Condutividade Elétrica
e definir o momento de troca, ou seguir as instruções do fabricante. Outro método seria testar o PH e ou a composição remanescente do liquido de arrefecimento. Lembrando também, que se o sistema estiver com vazamento as adições de 'água somente' reduzirá o PH da mistura do arrefecimento e consequentemente a durabilidade... Pode-se no entanto acrescentar a mistura na proporção, isto é, manter uma garrafa do liquido na proporção 40/60. Reposições maiores que 50 ml semanais deve ser corrigido o vazamento o mais rápido possivel ( as vezes pode ser a tampa do reservatório de expansão que precisa ser trocada)

Eu utilizo o HiTech e o preço de referência do concentrado com etilenoglicol é de R$9,82 (proporção1/6) e já está com 11 meses e
a condutividade em 0.18VDC

Atenção os aditivos a base de etileno (azul, verde) não devem ser misturados com os polimerizados (rosas ditos ecológicos)

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)

frfavoreto escreveu:
realmente o produto da Radiex é um dos piores do nosso mercado! E eu tinha uma outra opinião sobre esses produtos desse fabricante...
Na verdade o que o estudo citado por mim definiu não foi a falta de qualidade do produto da Radiex analisado, e sim que ele NÃO PREENCHE OS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA SER CONSIDERADO UM ADITIVO para sistemas no Brasil, requisitos esses definidos pelo órgão citado no texto.

Abs
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Luiz Carlos e Amigos,

a título de esclarecimento avancei na pesquisa e 'deduzi' que analisar o aditivo a base de polímeros contra a NBR 13705 não se adequaria realmente, porém, há a NBR 14.261 e 15.297 que dão sustentação ao aditivo, que é largamente utilizado transoceanicamente.(SAE J1034; ASTM D 3306; PS2G...

http://www.lubes.com.br/revista/ed04n06.html

As impurezas da água, como sulfatos, cloretos e bicarbonatos, tendem a aumentar a taxa de corrosão no sistema. A corrosão, por exemplo, pode furar ou entupir o radiador. A água ainda tem outras impurezas, como carbonatos de cálcio e magnésio, que reduzem a troca térmica porque formam incrustações, geralmente em pontos quentes e favorecem o entupimento do radiador, o que pode levar ao superaquecimento do motor e travá-lo, o popular “fundir” o motor.

Para que o consumidor possa escolher conscientemente o produto que vai usar, adequado ao motor e às suas necessidades, trouxemos nesta edição um raio-X dos principais tipos de produto à venda.

Aditivo Coolant

São os produtos à base de mono etilenoglicol. Esse tipo de aditivo, usado na concentração de 50%, aumenta o ponto de fervura da água, que sob pressão passa a ferver a mais ou menos 128ºC. No outro extremo, diminui o ponto de congelamento da água. Quando a água congela, aumenta de volume, aproximadamente 9%. Por exemplo, se a água congelar no radiador ou nas mangueiras, pode furá-los.

O Coolant também evita a precipitação dos sais presentes na água, que podem formar depósitos e dificultar a passagem do fluido no sistema de arrefecimento, prejudicando a troca de calor; evita a cavitação, fenômeno causado pelas diferenças de pressões e temperaturas nas quais o sistema de arrefecimento trabalha, formando bolhas de vapor que se chocam e provocam furos; serve ainda para lubrificar componentes dos sistema, como bomba d’água e válvula termostática.

Imagem

Os Coolants devem atender algumas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) de aditivos para arrefecimento de veículos automotores rodoviários.

Sua base pode ser orgânica ou inorgânica.

Os aditivos de base orgânica são conhecidos pela sua longa vida ou também pelo termo long life. Os aditivos coolants de base inorgânica devem atender à norma ABNT NBR 13.705 para produtos concentrados, isso quer dizer que a água deve ser adicionada na proporção indicada pelo fabricante do veículo para formar a solução arrefecedora. Já os aditivos coolants de base orgânica devem atender à norma ABNT NBR 15.297 para produtos concentrados. A norma ABNT NBR 14.261 é para aditivos Coolants orgânicos ou inorgânicos diluídos (prontos para uso), na proporção de 50%.

Para atender às normas da ABNT, os aditivos Coolants, quando submetidos a ensaios, devem atender a todos os requisitos nela especificados. Por exemplo, um dos requisitos da NBR 13.705 é que o aditivo Coolant, de base inorgânica, deve conter no máximo 5% de água, isso quer dizer, deve ter 95% de mono etilenoglicol (tipo A) em sua composição. Esse é apenas um dos requisitos dessa norma, que também especifica o pH que o produto deve ter, a densidade e o ensaio de corrosão que deve ser realizado em uma diluição de 33%.

As normas da ABNT, bem como o Código de Defesa do Consumidor, fazem exigências para que algumas informações constem no rótulo do produto. Uma delas é a indicação da norma ABNT que o produto atende. O próprio consumidor pode identificar, analisando o rótulo, se aquele produto que ele está adquirindo atende as especificações descritas no manual do veículo, lembrando apenas que o produto quando ensaiado deve atender a todos os requisitos da norma referente, não apenas um requisito.

Dica: conforme a ABNT NBR 14.844, norma de recomendações práticas para líquidos de arrefecimento para motores, para reposição do fluido arrefecedor recomenda-se utilizar 50% do aditivo Coolant com 50% de água ou utilizar a solução arrefecedora conforme ABNT NBR 14.261.

Nunca utilize somente o aditivo Coolant, pois o líquido responsável pela troca de calor no sistema de arrefecimento é a água.

Abs
waldir
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Waldir
Obrigado pela verdadeira aula que vc nos ministrou, mas vc precisa convencer é o INMETRO, autor do documento que eu apresentei aqui, e não a mim. :lol:
O pouco que eu conheço sobre aditivos é suficiente para manter meus carros em ótimas condições de uso, no que se refere a controle de temperatura do motor. :smt020
Meus primeiros carros usavam água pura (da torneira), ou no máximo um bocado de óleo soluvel no sistema.
Aliás, quem ler o manual de reparações do Monza, aquele aqui do fórum, verá que os primeiros Monzas, sem ar condicionado, só usavam óleo soluvel no sistema.

Abs
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Luiz Carlos,
longe de mim convencer o Inmetro, por que ele agiu corretamente.
Se em 2007 não constava no rótulo do produto (penso) qualquer informação às normas técnicas para um produto de base orgânica, o Inmetro o analisou com parâmetros inorgânicos como a maioria das 16 amostras coletadas e ensaiadas.

Vemos isso acontecer com os mais variados produtos que são reprovados por falta de informação no rótulo, inclusive alimentos.

Abs

waldir
Responder