Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
Peraí, pessoal... alguns estão falando de ponto de ignição e outros de ponto da correia dentada (sincronismo do comando)...
O carro do Marcell 500EF estava com o ponto inicial de ignição muito adiantado (20 graus). Isso deixa o motor mais "áspero" e com risco de detonação (nosso carro não tem sensor de detonação para nos proteger disso).
Esta conferência é feita com a pistola de ponto e girando o distribuidor (lado direito do motor) até encontrar a posição correta, de acordo com o manual do carro.
Já o Marcel Murai está se referindo ao ponto da correia dentada. Mas o melhor ainda é deixar no ponto certo. Nem adiantado, nem atrasado.
E este ponto é conferido pelas referências nas polias que ficam dentro daquela capa plástica de proteção da correia dentada (lado esquerdo do motor).
O carro do Marcell 500EF estava com o ponto inicial de ignição muito adiantado (20 graus). Isso deixa o motor mais "áspero" e com risco de detonação (nosso carro não tem sensor de detonação para nos proteger disso).
Esta conferência é feita com a pistola de ponto e girando o distribuidor (lado direito do motor) até encontrar a posição correta, de acordo com o manual do carro.
Já o Marcel Murai está se referindo ao ponto da correia dentada. Mas o melhor ainda é deixar no ponto certo. Nem adiantado, nem atrasado.
E este ponto é conferido pelas referências nas polias que ficam dentro daquela capa plástica de proteção da correia dentada (lado esquerdo do motor).
Eduardo Rettore
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
Antes o meu só ficava bom adiantado.
Agora com motor novo, eu alinho no risco que tem no distribuidor e fica certinho.
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
Se esse ponto for o sincronismo da correia dentada, com o comando um dente avançado, isto é, um dente fora do lugar, voltado para a frente do carro, ele fica melhor em baixa, mas perde muita força depois dos 4000 rpm. Se for o contrário, adiantado um dente, fica muito fraco antes dos 2000rpm. Ponto do distribuidor atrasado = carro fraco e beberrão de qq jeito. Adiantado, fica mais esperto. Muito adiantado, fica muito barulhento e dá trancos em baixas rotações e marchas altas (saindo de lombada em 3ª marcha). Nos dois ultimos casos, existe o risco de detonação.
Para colocar o distribuidor no ponto, precisa da pistola estroboscópica. Ela é ligada nos terminais da bateria (como já foi dito), e no cabo de vela do primeiro cilindro. Ela vai acender toda vez que o primeiro cilindro faiscar. Existe uma graduação na polia do comando, que permite verificar quantos graus antes ou depois do ponto morto superior a faísca acontece. Olhando para a polia, é como se o motor estivesse desligado. Parece aquelas luzes de boate que ficam piscando em intervalos de tempo regulares. Com isso, ela "tira fotos" da polia, permitindo ver a graduação. É um equipamento básico, qq oficina tem isso. E é rápido de ajustar também.
Para colocar o distribuidor no ponto, precisa da pistola estroboscópica. Ela é ligada nos terminais da bateria (como já foi dito), e no cabo de vela do primeiro cilindro. Ela vai acender toda vez que o primeiro cilindro faiscar. Existe uma graduação na polia do comando, que permite verificar quantos graus antes ou depois do ponto morto superior a faísca acontece. Olhando para a polia, é como se o motor estivesse desligado. Parece aquelas luzes de boate que ficam piscando em intervalos de tempo regulares. Com isso, ela "tira fotos" da polia, permitindo ver a graduação. É um equipamento básico, qq oficina tem isso. E é rápido de ajustar também.
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
Marcelo muito bom seu esclarecimento !
então devo apenas pedir para meu mecanico verificar o ponto do carro ?
ou devo pedir pra ele verificar o ponto da correia e do distribuidor ?
então devo apenas pedir para meu mecanico verificar o ponto do carro ?
ou devo pedir pra ele verificar o ponto da correia e do distribuidor ?
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
Peça para conferir os 2... 

Eduardo Rettore
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
muito boa explicação. vlwMarcelo_Classic escreveu:Se esse ponto for o sincronismo da correia dentada, com o comando um dente avançado, isto é, um dente fora do lugar, voltado para a frente do carro, ele fica melhor em baixa, mas perde muita força depois dos 4000 rpm. Se for o contrário, adiantado um dente, fica muito fraco antes dos 2000rpm. Ponto do distribuidor atrasado = carro fraco e beberrão de qq jeito. Adiantado, fica mais esperto. Muito adiantado, fica muito barulhento e dá trancos em baixas rotações e marchas altas (saindo de lombada em 3ª marcha). Nos dois ultimos casos, existe o risco de detonação.
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Precisando de um alternador Bosh 90A pra monza 88 Novo. Quem souber onde acho, me avise please! pm-me!!!
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
Mais uma dica, resolver 100% na gasolina ponto e scanner! tudo ok!!!! depois vai para o GNV pois pode ter variador de avanço!!!! assim fica bem facil regular!!!
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
Segue para monza carburado:
A polia do Comando tem que ficar com a sua ref. em 12h meio dia ( acompanhando o ponteiro do relógio para os leigos) e a ref da polia da correia dentada do vira breq. tem que ficar em 6h. esse é o ponto mecânico, o elétrico é 8° avançado.
A polia do Comando tem que ficar com a sua ref. em 12h meio dia ( acompanhando o ponteiro do relógio para os leigos) e a ref da polia da correia dentada do vira breq. tem que ficar em 6h. esse é o ponto mecânico, o elétrico é 8° avançado.