Monzão EFI 93 perdendo força e apagando
-
- Membro SL (Nível 1)
- Modelo: - SELECIONE --------
Monzão EFI 93 perdendo força e apagando
Galera, boa noite!
Meu monza passou a apresentar um problema esta semana: normalmente ocorre quando ele está em qualquer tipo de inclinação ou subida, onde digamos, a gasolina vai para "atrás" do tanque, ele acaba perdendo força, falhando e até mesmo apagando o motor. Um mecânico aqui da cidade me disse que isso pode estar acontecendo devido a uma cúpula existente dentro do tanque do carro e que era para eu colocar mais combustível no tanque e verificar se ele continuaria fazendo isso, pois segundo ele, com o tanque pela metade, não existiria mais este problema. Chegou inclusive a me indicar a troca do tanque por um novo! Não confiei muito no diagnóstico dele e também estou com a grana meio curta para meiar o tanque do monzão. O que vocês acham? Será a bomba que está indo pras cucuias? Algum problema na central da injeção? Ou será combustível ruim?
Aguardo repostas dos amigos monzeiros que possam me ajudar.
Abraços! :smt023
Meu monza passou a apresentar um problema esta semana: normalmente ocorre quando ele está em qualquer tipo de inclinação ou subida, onde digamos, a gasolina vai para "atrás" do tanque, ele acaba perdendo força, falhando e até mesmo apagando o motor. Um mecânico aqui da cidade me disse que isso pode estar acontecendo devido a uma cúpula existente dentro do tanque do carro e que era para eu colocar mais combustível no tanque e verificar se ele continuaria fazendo isso, pois segundo ele, com o tanque pela metade, não existiria mais este problema. Chegou inclusive a me indicar a troca do tanque por um novo! Não confiei muito no diagnóstico dele e também estou com a grana meio curta para meiar o tanque do monzão. O que vocês acham? Será a bomba que está indo pras cucuias? Algum problema na central da injeção? Ou será combustível ruim?
Aguardo repostas dos amigos monzeiros que possam me ajudar.
Abraços! :smt023

Tópico de fotos do meu Monzão: http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... 33&t=23169
Filha de Monzeiro, Monzeirinha é!!

- tyo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: Monzão EFI 93 perdendo força e apagando
cara é a bomba mesmo mais antes de troca-la messa a pressão com um manometro e veja se esta em 2.0 bar pode variar de 1.9 à 2.1 bar se não estiver com essas medidas regule a pressão para 2.0 bar
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
Parece bomba fraca, mas pode ver como está a regulagem do motor viewtopic.php?f=14&t=24836
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1994
- Injeção: EFi
FerrareziSL
Isso de seu carro perder força em subidas pode sim ser devido a problemas na alimentação da bomba de combustível.
Isso não que dizer que ela esteja fraca.
É difícil saber com certeza como é internamente o tanque do Monza, cada um diz uma coisa e o catálogo de peças não mostra o tanque com seus componentes internos.
Sei que no Kadett pode acontecer da alimentação da bomba estar fraca por deficiencia no retorno de combustível. É esse retorno que enche a parte onde fica o pescador da bomba. Acredito que isso seja aplicável ao Monza também.
Por outro lado, discordo de que se mexa no regulador de pressão do TBI, a não ser que seja para diminuir a pressão, caso ela esteja abaixo de 2 BAR.
Eu recomendo fazer o seguinte teste (pressão máxima e estanqueidade- eficiencia da eletrobomba):
Retirar o fio interligado aos terminais 30 e 87 do soquete do relé da bomba,
Manter o manômetro instalado na linha de entrada,
Reinstalar o relé da bomba,
Dar partida no motor,
Fechar a válvula existente no manômetro (o motor irá apagar),
Desligar a ignição,
A pressão deve atingir um valor entre 3,5 e 6 BAR,
Mantendo a válvula do manômetro fechada, a pressão não deve cair rapidamente.
Abs
P.S. Meu pai é nascido em São José do Rio Pardo. :smt023
Isso de seu carro perder força em subidas pode sim ser devido a problemas na alimentação da bomba de combustível.
Isso não que dizer que ela esteja fraca.
É difícil saber com certeza como é internamente o tanque do Monza, cada um diz uma coisa e o catálogo de peças não mostra o tanque com seus componentes internos.

Sei que no Kadett pode acontecer da alimentação da bomba estar fraca por deficiencia no retorno de combustível. É esse retorno que enche a parte onde fica o pescador da bomba. Acredito que isso seja aplicável ao Monza também.
Por outro lado, discordo de que se mexa no regulador de pressão do TBI, a não ser que seja para diminuir a pressão, caso ela esteja abaixo de 2 BAR.
Eu recomendo fazer o seguinte teste (pressão máxima e estanqueidade- eficiencia da eletrobomba):
Retirar o fio interligado aos terminais 30 e 87 do soquete do relé da bomba,
Manter o manômetro instalado na linha de entrada,
Reinstalar o relé da bomba,
Dar partida no motor,
Fechar a válvula existente no manômetro (o motor irá apagar),
Desligar a ignição,
A pressão deve atingir um valor entre 3,5 e 6 BAR,
Mantendo a válvula do manômetro fechada, a pressão não deve cair rapidamente.
Abs
P.S. Meu pai é nascido em São José do Rio Pardo. :smt023
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
Pensando no que o Luiz Carlos falou, e por acaso não estão entupidos o filtro e pré-filtro de combustível?
-
- Membro Class (Nível 5)
Concordo com os 2MonzaClub20EFICHZ escreveu:Pensando no que o Luiz Carlos falou, e por acaso não estão entupidos o filtro e pré-filtro de combustível?
Quem tem monza tem tudo

-
- Membro SL (Nível 1)
Galera, boa noite!
Depois de um tempo desaparecido volto para dar o ar da graça e dizer a quantas anda este problema no monzão: na mesma :smt011
Efetuei a troca da eletrobomba e parece que a situação piorou: a bomba faz um barulho horrível e o carro ficou ainda mais fraco!
Por favor galera, me ajudem!
Abraços
Depois de um tempo desaparecido volto para dar o ar da graça e dizer a quantas anda este problema no monzão: na mesma :smt011
Efetuei a troca da eletrobomba e parece que a situação piorou: a bomba faz um barulho horrível e o carro ficou ainda mais fraco!
Abraços

Tópico de fotos do meu Monzão: http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... 33&t=23169
Filha de Monzeiro, Monzeirinha é!!

- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
- Injeção: EFi
Coloque o manômetro e veja como está a pressão e vazão da linha de combustível. Sem esses valores não podemos avaliar um problema na linha de combustível.FerrareziSL escreveu:Galera, boa noite!
Abraços
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP