luiz sle escreveu:Pessoal, vou colocar o SD250 mesmo. A dúvida fica na impedância de novo. O SD250 joga 60rms por calnal com 2Ω. Ele tocará só metade do que os falantes conseguem reproduzir? Já que os 4 são 4Ω.
Outra dúvida, acho que ele tocará perfeitamente o duas vias que tem 60rms cada, mas não forçará demais os traseiros que possuem só 50rms cada?
Luiz, o amp tem só 60 de saída por canal em 2ohms apenas? Muito fraco isso... quanto menor a impedância que ligar um falante, maior será seu ruído e distorção... ligar um falante de 4ohms em 6ohms não altera nada sua fidelidade, mas ligar ele em 2ohms, baixa e muito a fidelidade dele, e aumenta o ruído sonoro...
Geralmente Luiz/Diego os amplificadores, fornecem uma potência padrão para 4hms que é o padrão de impedância para auto-falantes automotivos, residenciais são 8ohms.
Porém, NADA IMPEDE, que você ligue um falante de 8ohms numa saída de amplificador, aliás, fazer isso não irá afetar NEM um pouco o amplificador, MUITO menos o auto-falante, o que acontecerá é que, tomando como exemplo o amplificador do Luiz, ele está dizendo que tem saída de 60W rms em 2ohms, se ligar um falante de 4ohms nessa saída, a potência SONORA será equivalente a uma saída de 30W rms... E se ligar um falante de 8ohms a potência sonora será equivalente a uma saída de 15W rms.
Do mesmo modo que se, ligar um falante de 1ohms a potência sonora será equivalente a 120W rms...
De um modo geral, não tem problemas ligar falantes de impedância maior numa saída de amplificador, já que, não queima nada. Porém ligar um falante de impedância MENOR numa saída de um amplificador que NÃO FOI PROJETADO para isso, aí SIM vai dar PROBLEMA.
Para falantes satélites que são, os que reproduzem as vozes, e altas frequências, a impedância é QUASE sempre 4ohms mesmo, não há a necessidade de usar menos que isso, nem ninguém quer usar mais pra perder potência sonora. A impedância de 4ohms é uma impedância considerada IDEAL, pois é onde os fabricantes conseguem garantir uma qualidade sonora boa, com boa potência e baixo custo de fabricação, e tem a vantagem de poder usar amplificadores mais comuns.
Um auto-falante de sub frequências por exemplo, pode ser ligado em paralelo para ter uma impedância de 2ohms, porém, o amplificador, irá se aquecer DEMAIS, para garantir a potência sonora exigida pela combinação 2ohms... Porque além de você dobrar a potência exigida, você dobrou a carga, pois são 2 sub-woofer's trabalhando. E isso da uma diferença grande...
Eu no geral não gosto muito desse casamento e de, baixar impedância, gosto de manter tudo num padrão só, ou seja, tudo 4ohms...
Mas mesmo assim Luiz, estou achando essa saída muito fraca...
EDIT:
Depois verifiquei o anúncio:
No anúncio diz que o amplificador tem 2 saídas, podendo serem ligadas em estéreo com potência de 125W rms a 2ohms cada canal, ou em bridge fornecendo 250W rms em 4ohms.
Significa que:
Em estéreo não pode ligar impedância menor que 2ohms, ótimo, isso se da ao fato de ser um amplificador com somente 2 canais, e por este motivo, eles projetaram o amplificador para ser, capaz de ligar tanto os falantes dianteiros quanto os traseiros em paralelo, dando assim essa impedância de 2ohms com 125W por canal, porém como terá ligado 2 alto falantes em cada canal, será 60W para cada falante.
Se ligar auto-falantes de 4ohms, a potência sonora será equivalente a uma saída de 60W rms por canal, esse eu considero o ideal para esse amplificador, eu ligaria ele assim, com o kit duas vias da bravox, e deixaria os traseiros direto no player para somente preencher o som na traseira...
LEMBRE-Se.
O palco sonoro deve ter a maior parte do som vindo da frente, ninguém assiste show de bandas de costas para os músicos...
E fazendo dessa maneira, é melhor ainda, porque você não perde o controle de FADE do rádio, que é justamente ele que faz o controle da quantidade de volume entre os dianteiros e traseiros...
Outro detalhe, procure por o tweeter mais alto possível perto da altura da cabeça, e sempre direcionado para o centro dos bancos dianteiros..
Quando eu for mexer com som no meu carro, eu quero fazer aquelas molduras da coluna A e fazer ela com o local do tweeter integrado nela, de maneira que pareça original, farei o mais embutido possível sem que fique muito saliente.
Gostei do amplificador, e achei BEM barato... excelente substituto para o h-bóóster que veio com o carro...
Também quero por um duas vias bravox na frente, acho que é esse mesmo, na traseira irei deixar os pioneer mesmo que está lá, e no máximo um sub de 10" no porta malas... Como não ligo pros falantes traseiros, irei usar a saída traseira do meu rádio como saída de SUB... hoje praticamente todos os rádios fazem isso...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.