Motor 20SEH - 8v e 130cv

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor 20SEH - 8v e 130cv

Mensagem não lida por Rafaelo »

ja que o assunto ta bem tecnico vou postar uns mapa de igniçao que eu e o Luiz carlos editamos em seu monza. ele criou um topico recentemente sobre MS.

esse mapa de igniçao é um mapa original do motor C20XE 2.0 GM opel. padrao familia 2 pra falar francamente na gasolina é claro. vejam como funciona um mapa mapeado de igniçao ele nao é linear com um distribuidor. ele tem areas com diversos tipos de avanço e curvas, o mesmo vale pra multec 700. sao mapas digitais, a area de limpeza do motor(a mais alta em vermelho area pobre), a area da partida(pouco avanço em azul), a area de cruzeiro(avanço forte), a area do torque(normal), a area onde o sarrafo acontece a area do pico de potencia(com muita carga 100%)

quer dizer uma programaçao do mapa de igniçao muda tudo, tudo mesmo, desde uma mistura se tornar pobre ou rica, ate ganhar ou perder torque, ou potencia, ou qualquer coisa :D influencia em tudo pra falar a verdade. ate na poluiçao.

esse foi um dos primeiros mapas de ignição que extrair das ECU stock original sem alterar em nada e dei pro luiz carlos testar no monza dele com MS2. ele relatou que ficou bom mais faltava torque. ok vamos reprogramar.... vejam a diferença desse pro debaixo com mais igniçao em quase todas as areas.
Imagem

agora ele sentiu muita diferenlça, ficou mais economico, mais forte, mais torque, e com uma aceleraçao muito forte.
Imagem

ele ate ja andando se bobiando com um vectra e deu couro nele hahaha nem era pra fala isso mais ja falei. como o Vinicius disse. tudo influencia, desde o ponto ate a mistura. entao esse carro de 130cv tem muita coisa que nao sabemos. agora a taxa 10:1 é uma delas.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
lc_ss
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por lc_ss »

Sou suspeito pra falar, mas quem quer fazer um upgrade no seu monza ou em qualquer outro veículo, eu recomendo uma i.e. programável. Digo isso no caso da Megasquirt pois não tem um sistema com melhor custo x benefício. Você terá um sistema pra motores com bastante recurso, um sistema que pode ser usado em pista ou no dia-a-dia. E o melhor, conforme vai precisando vai acrescentando recursos nela pra atender tuas necessidades. Se for turbo, faz progamação pra fase pressurizada. Se for aspirado, faz vários mapas pra vários tipos de combustível: se o alcool compensar, usa o mapa pro alcool; se a gasolina tá mais em conta, usa o mapa pra gasolina. Se quiser usar um mapa bem agressivo e brincar com a podium por exemplo, faz um mapa pra ela. Pra trocar os mapas é questão de 2 clickes.

Por conta disso pretendo incorporar ao meu monza um pc, pra além de monitorar o sistema eu posso alterar os mapas por exemplo, a hora que eu precisar. Uma amostra do que tô falando:

Monza SL/E 90 AC/DH/VE 4 portas
MegaSquirt 2 + cabeçote roletado + escape 2" inox!
Rafaelo
MODERADOR

com a MS da pra fazer um turbo do tipo original e nao adaptado como a maioria faz. sao 2 coisas bem diferentes em funcionamento. o custo tb hehehe

quando falo original me refiro ao funcionamento e a qualidade da instalação, nao quer dizer que um carro saiu com turbo. nada ver isso. é so uma questao tecnica mesmo. a MS deve ter pelo menos uns 5 recursos contra surtos do turbo. mapeamento de pressao,falha de pressao,falta oleo,controle de temp do ar admitido,igniçao mapeada desenhada pra motor turbo,iiii é tanto recurso...

a melhor coisa que ja inventaram pra mim. depois a wide.
lc_ss
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por lc_ss »

sle1989 escreveu:Surfin,

Creio que esse motor seja a gasolina com taxa mais alta, o que é possível aliando uma gasolina de alta octanagem sem álcool (que não existe no brasil) com uma IE melhor que as nacionais do monza. Além disso tem que colocar na equação o escapamento, que se bem dimensionado rende alguns cavalos em rotações mais altas.

Abraço e fica com Deus.
Além da taxa mais alta, tem comando mais agressivo também, daí sai os cv's a mais.
Monza SL/E 90 AC/DH/VE 4 portas
MegaSquirt 2 + cabeçote roletado + escape 2" inox!
Surfin
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por Surfin »

É... essa de refazer mapa... larga mão, trocar o comando não é tão simples quanto parece, pelo menos mantendo a IE original.

esses 3º de avanço seriam um substituto pro aumento da compressão? ou pro mapa agressivo? ou ambos?

Por enquanto a melhor saída seria substituir a Multec por uma MSII, adicionando sonda wide, sensor de temperatura e massa do ar, opcionalmente o comando desse SRi (será que é o mesmo comando do Kadett GSi ?)
Monza: SL/E 1993
Rafaelo
MODERADOR

surfin 3° a mais ficaria mais forte todo o mapa de igniçao. sabe que se regula pra 10° APMS entao passa a 13° APMS isso deixa o motor mais esperto sem estragar nada.

tu pode continuar usando o sistema EFI original porem com uma MS2. adicionaria alguns sensores e retiraria outros. mais da pra fazer de forma muito original é so saber fazer bem feito e dentro das normas. melhoraria bem a EFI ja se queria assistida por uma sonda wide. e teria mais recursos ja que tem sensor de temperatura do ar...

nao sei te dizer se é o mesmo comando.
Surfin
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por Surfin »

Colocando a MS2 com certeza eu trocaria o HEI por um sistema mais confiável, de preferência mais forte também :mrgreen:
Sempre achei que o sensor de detonação fosse pra ajustar o avanço o máximo possível sem deixar ocorrer pré-ignição, mas parece que o avanço é fixo e ele só serve pra carregar um mapa mais manso em caso de emergência (caso ocorra detonação, por uso de combustível ruim, por exemplo), é isso mesmo?

Existe alguma sonda que resiste ao uso de gasolina com chumbo? (se é que o chumbo realmente estraga elas)
Monza: SL/E 1993
Rafaelo
MODERADOR

Surfin escreveu:Sempre achei que o sensor de detonação fosse pra ajustar o avanço o máximo possível sem deixar ocorrer pré-ignição
nao, o sensor de detonaçao só serve pra monitorar e evitar que ocorra a detonaçao precoce. pode acontecer de combustivel adulterado, pode acontecer por aspirar muito ar quente, pode acontecer por sujeira carbonização. essas 2 ultimas nao acontecem em uma ECU como a MS pq ela tem recurso retardante de avanço, que quando aspira muito ar quente ele recua o avanço do mapa. ja na parte da sujeira so se fizerem o mapa errado :D como pode ver é opcional seu uso. a MS fornece o modulo knock sensor prontinho é um shield pro MS3. só espetar,configurar e pronto.
Surfin escreveu:mas parece que o avanço é fixo e ele só serve pra carregar um mapa mais manso em caso de emergência (caso ocorra detonação, por uso de combustível ruim, por exemplo), é isso mesmo?
nao, nenhum avanço é fixo. oque é fixo é o grau inicial de disparo, no caso do meu motor e de outros com roda fonica, por exemplo é via roda fonica e seu APMS é 12° ou outro grau. ou seja ele sempre dispara a centelha a 12° APMS(antes ponto morto superior). independentemente de mapa algum. mesmo com o mapa travado ele vai disparar sempre e apartir de 12°. so pra intender 0° é = PMS

oque tu idealizou é justamente oque o sensor de escuta de detonaçao faz, se ele escutou um pre detonaçao ele recua o avanço baseado no mapa em questao. agora o quanto ele recua sao varios fatores. a gravidade da pre detonação ja que a mesma é variavel pode recuar -1,2,3,4,5,6°... em relaçao ao mapa de igniçao. tirando esses graus momentaniamente melhor dizendo...

o mesmo acontece com o sensor MAT(manifold air temp) ele detecta se esta aspirando muito ar quente ele recua tb. e vale do mesmo acima. vai depender de qual a temperatura do ar ele esta admitindo. isso é muito usado corriqueiramente nao é um problema. no verao em trafego pesado em cidade grande,onde para um carro atras do outro o motor começa aspirar muito ar quente e isso pode acontecer pre detonaçoes. a multec 700 nao tem esse recurso. eu acho ele um recurso valiodo de mais. pq preserva o motor, e diminuindo a temperatura dele. bem legal isso

Surfin escreveu:Existe alguma sonda que resiste ao uso de gasolina com chumbo? (se é que o chumbo realmente estraga elas)
elas sao projetadas pra tolerar, mais blindadas nao, catalizador estraga com elas tb. todas sofrem. ate onde sei no brasil ja nao existe mais gasolina com chumbo. e faz tempo que proibiram 1989.
Responder