Dicas quanto ao CONSUMO!
-
- Membro SL (Nível 1)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1988
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Dicas quanto ao CONSUMO!
Entendi ALFP, bem interessante, porém o nosso possui câmbio manual.
Vlw - Henrique
Vlw - Henrique
Henrique
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
- Modelo: - SELECIONE --------
Nossa, queria ter o consumo que vcs tem... iria ficar sorrindo dando 50 pila pro posto se meu guri fizesse uns 7km/l. To fazendo menos que 4 km
Quero ver depois de retificar o motor como vai ficar este consumo!

-
- Membro SL/E (Nível 3)
Não sabia que era manual, ai só o piloto pede controlar mesmo!!! rsrsHenriquerz escreveu:Entendi ALFP, bem interessante, porém o nosso possui câmbio manual.
Vlw - Henrique
Abraçosss
-
- Membro GLS (Nível 6)
Tente manter entre 2.000 e 2.500rpm, com o ponteiro do econometro o mais baixo possível, ae fala se melhorou o consumo.Henriquerz escreveu: Tem que trabalhar próximo da faixa de torque máximo (3000rpm)? ! E o econômetro não me parece muito preciso e não está 100%...
A faixa de torque máximo é boa em 5ª marcha na estrada, é pra dar uma média de consumo boa também!
Monza: SL/E 1993
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
Galera, veja bem, não tem dessa de levar o giro até o pico de torque, até porque o torque não é linear, podem crer, mas em 2000rpm já temos mais de 70% do torque no motor, não tem porque subir muito mais que isso...
No monza EFI a própria central de injeção indica a troca de marchas a 2500rpm, porém se estiver num plano e não pretende elevar mais a velocidade pra que subir o giro até 2500rpm, geralmente quando eu pego avenidas sem parada, eu ando a 60km/h em 5ª, se fosse trocar de acordo com a rotação, ou eu teria que manter os 60km/h em quarta porém com o giro mais alto, gerando mais poluição, mais gasto de combustível e desgaste do motor sem necessidade, ou teria que elevar a velocidade até 80km/h quando o motor estará em 2500rpm e a central iria indicar pra passar pra 5ª...
Economia e aproveitamento de velocidade do carro, não tem formula pronta, isso é muito do estilo de condução do motorista, do trajeto que se faz com o carro, e da intimidade do motorista com o carro...
Não adianta nada querer ter boa economia se o trajeto é cheio de subidas... não tem como... se for sempre plano da pra fazer média de rodovia na cidade...
Aqui no meu trajeto pro trabalho, consigo boas médias levando em consideração o transito de anda e para, tenho feito mais de 8km/l no meu monza... o meu é alcool... nas rodovias, acho que marquei uma vez 12km/l... Isso que é um monza com motor de concepção antiga, com injeção de 1 bico só, sem correção por sonda lambda, se fosse um sistema mais moderno e melhor, acho que o monza faria fácil uns 15km/l ou mais em rodovias... Fora o acréscimo de potência...
No monza EFI a própria central de injeção indica a troca de marchas a 2500rpm, porém se estiver num plano e não pretende elevar mais a velocidade pra que subir o giro até 2500rpm, geralmente quando eu pego avenidas sem parada, eu ando a 60km/h em 5ª, se fosse trocar de acordo com a rotação, ou eu teria que manter os 60km/h em quarta porém com o giro mais alto, gerando mais poluição, mais gasto de combustível e desgaste do motor sem necessidade, ou teria que elevar a velocidade até 80km/h quando o motor estará em 2500rpm e a central iria indicar pra passar pra 5ª...
Economia e aproveitamento de velocidade do carro, não tem formula pronta, isso é muito do estilo de condução do motorista, do trajeto que se faz com o carro, e da intimidade do motorista com o carro...
Não adianta nada querer ter boa economia se o trajeto é cheio de subidas... não tem como... se for sempre plano da pra fazer média de rodovia na cidade...
Aqui no meu trajeto pro trabalho, consigo boas médias levando em consideração o transito de anda e para, tenho feito mais de 8km/l no meu monza... o meu é alcool... nas rodovias, acho que marquei uma vez 12km/l... Isso que é um monza com motor de concepção antiga, com injeção de 1 bico só, sem correção por sonda lambda, se fosse um sistema mais moderno e melhor, acho que o monza faria fácil uns 15km/l ou mais em rodovias... Fora o acréscimo de potência...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
-
- Membro SL (Nível 1)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Ano: 1988
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Opa, obrigado pelos feed-back!
Andei pesquisando mais e vi que no próprio manual do proprietário do Monza tem uma tabela indicando as marchas e a velocidade recomendada para cada uma. Não sei se já postaram aqui, mas lá vai:

(lembrando que esse manual é do Monza 88 carburado, não sei se muda nos com IE)
Também tem nesse blog uma matéria interessante sobre as relações de marchas
http://autoentusiastas.blogspot.com.br/ ... tempo.html
Bom, fica aí as dicas.
Vlw - Henrique
Andei pesquisando mais e vi que no próprio manual do proprietário do Monza tem uma tabela indicando as marchas e a velocidade recomendada para cada uma. Não sei se já postaram aqui, mas lá vai:

(lembrando que esse manual é do Monza 88 carburado, não sei se muda nos com IE)
Também tem nesse blog uma matéria interessante sobre as relações de marchas
http://autoentusiastas.blogspot.com.br/ ... tempo.html
Bom, fica aí as dicas.
Vlw - Henrique
Henrique
-
o meu na citi faz 4.5 na estrada 8.5
-
- Membro SL (Nível 1)
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
O meu fazia 5/6 km por litro, depois de algumas intervenções mecânicas nele, agora subiu para 7km/l ou 8km/l.
Só rodo na cidade e muitas vezes dou uma "pisada" forte pra não esquecerem que é um 2.0!
Só rodo na cidade e muitas vezes dou uma "pisada" forte pra não esquecerem que é um 2.0!