Ignição CDI e as mitos da cmracing

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ignição CDI e as mitos da cmracing

Mensagem não lida por vrsilva »

Espera aí, Rafa, você está se perdendo em conceitos de eletrônica...

Se o valor de resistência dentro da câmara de combustão fosse uma variável de valor fixo, eu concordo contigo, pois a tensão seria só a necessária para vencer a resistência do ar, porém dentro da câmara de combustão existe N fatores que fazem isso se alterar de muitas maneiras, a começar pela presença de líquidos, ou seja, umidade, a compressão elevada do motor, e ainda existe o fato que, para iniciar a ignição dos gases presentes dentro da câmara a tensão pode ser menor, porém no momento em que dá a partida a chama, e ainda é necessário queimar os gases, a tensão deve ser maior.
Esse valor de quanta tensão é necessária para que a combustão seja correta, não é uma coisa fácil de saber, até mesmo os engenheiros dos fabricantes de sistemas de ignição não conseguem calcular isso de maneira precisa, hoje, eles chegam MUITO próximos do valor, digo hoje de uns 5 anos pra cá.

Veja o monza, é sábio que a ignição dele, é um fiasco, que se melhorarmos o sistema de ignição dele, a queima fica muito melhor. O sistema original é ruim?
Não estou dizendo isso, digo que é suficiente para o motor e atender o mesmo, porém não é o melhor que temos hoje, e está bem longe de ser.

Existe N maneiras de melhorar o sistema de ignição de um motor, seja usando velas com eletrodos de gap maior, necessitando de um sistema de ignição mais potente, seja com mais de um eletrodo por vela, também precisando de mais potência.
Ou então como nos alfa romeu, no honda fit, onde existem mais de uma vela por cilindro, são duas, para que? Pra melhorar a ignição...
Garanto pra você que se, tirar uma das velas o motor vai girar da mesma maneira, porém não vai rodar liso como rodaria se tivesse com as duas velas...

Digo por experiência do meu pai que tem um Fit 2006, ele mandou trocarem as velas, e esqueceram de trocar as de trás do cabeçote, resultado? O carro dá leves falhadas pra arrancar, no momento em que a borboleta abre bruscamente, ele só não falha mais, porque a borboleta é eletrônica, pois se fosse a cabo, seria bem pior...

Cara esse assunto é um assunto MUITO complexo que exige muito conhecimento prático, não adianta ficarmos aqui discutindo, se agente NUNCA colocou a mão num motor e fuçar no sistema de ignição...

Se não fosse bom, o FIT e tantos outros carros não teriam uma bobina para cada vela, plugado já na traseira da vela... Isso pra que as bobinas esquentem menos comparado ao sistema de uma bobina só, menos perdas de tensão por culpa de cabos ruins, ou cabos com resistência alterada. E lógico, potência maior...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

rafa_fv escreveu:Porem pelo que li percebi que o Rafaelo é um pessoa que se interessa muito por este assunto e como ele está com um conceito errado de que a tensão nos eletrodos não varia independente da abertura do eletrodo
pra mim esse assunto ja estava encerrado por falta de informaçao tecnica. mais como ainda persiste, vou colocar de forma mais resumida.

como ja devo ter explicado no minimo umas 5X a mesma coisa, vou explicar pela 6X. o sistema de igniçao apenas fecha o curto na bobina e quando solta dispara a centelha. pois bem. sera que tu esqueceu que a bobina é um simples tranformador de tensao? quem fornece a tensao é o alternador base. se esta com 13,5V sera multiplicado nesses 13,5V se esta com 14,7V sera multiplicado nesses é facil. esqueceram tambem que o positivo ENTRA NA BOBINA E A OUTRA PERNA NEGATIVA VAI AO IGBT?

se esta chegando 14V sera feito a multiplicaçao '31:1 e depois 100:1' na saida por exemplo. em que parte esta escrito que aumenta a tensao ou diminui mexendo no eletrodo? isso é muita ignorancia acreditar nisso.

como falei aqui e o Vinicius, aumentar ou diminui o eletrodo EXIGE MAIS TENSAO OU MENOS TENSAO pra formar o arco. será que ficou claro? ou eu embacei demais?^ate agora to esperando que me mostrem aonde esta a parte "inteligente" de um chaveador de igniçao :D mais vo experar eternamente. e vai ver que da qui a uns meses alguem bole uma resposta ridicula sem fundamento tecnico.

todos nos temos o direito de discorda de cada um, ta no seu direito. :smt023 so lamento que esteja profundamente enganado. mais ae é sua e do teu amigo troll dark opniao.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rafaelo
MODERADOR

vou um exemplo muito didatico e real. eu tenho um maquina de soldar ESAB eletronica retificadora eletrodo MMA. uma das melhores da categoria senao a melhor devido a precisao e regulagem que essa fantastica maquina possui. 0 a 200A reais RMS

pois bem, pra eu abrir o arco de solda tenho que bater o eletrodo na chapa aterrada(essa maquina usa IBGT corrente direta DC iqual a igniçao de um carro porem com regulagem manual) dae abre o arco OK?

entao,
*se eu bater e puxar o eletrodo muito curto abre o arco mesmo com pouca ampereragem.
*se eu bater e puxar o eletrodo muito rapido e distante NAO abre o arco com pouca amperagem.

*se eu bater e puxar o eletrodo muito curto abre o arco com media/alta amperagem.
*se eu bater e puxar o eletrodo muito rapido e distante ABRE o arco com media/alta amperagem.

a tendencia é quanto maior tensao, mais facilida abrir o arco. quem é 'soldador' como eu sabe oque estou falando.

se a solda ou melhor o sistema de igniçao fosse inteligente como tu e teu amigo afirmam categoricamente, nao precisaria de regulagem manual faria automatico nao é ? :smt005 a maquina abreria o arco de qualquer forma. acho que foi a melhor definiçao que pude dar. agora julguem cada um de voces.

quanto maior o arco maior a tensao é nescessario, mais isso so se aplicar maior tensao senao nao... é logico. :smt023
vrsilva

Tranca o tópico Rafaelo, infelizmente só vai ficar poluindo o fórum isso aqui... As informações estão claras em todos os posts meu, seu e do Eduardo... Não precisamos mais ficar nos explicando...
Como falou, daqui a uns 2 ou 4 meses vem outro... kkkk!!!

Se fosse assim como eles dizem, os raios de tempestades, ou melhor, os raios de descargas atmosféricas não teriam valores de tensão inimagináveis...
rafa_fv

Mensagem não lida por rafa_fv »

Se querer ofender, mas me desculpem mais vc's tem que voltar para escola, não estou confundindo nenhum conceito de eletrônica. Tenho formação de técnico em eletrônica e de Engenharia elétrica por otimas escolas de São Paulo. Trabalho na área elétrica por mais de 20 anos, agora se vc's não conseguem entender algo simples desta área, e não estão ao menos interessados em tendar entender, sinto muito por vc's. Infelizmente tive muitos alunos como vc's que por mais que se explica-se algo não entendiam.

Bem não vou mais tomar o tempo de vc's que acham que sabem tudo. Não colocarei mais nemhum post aqui até mais.
Rafaelo
MODERADOR

eu nao vou perde mais meu tempo. cada que tire suas conclusoes. vou conversar com a moderaçao.
vrsilva

Quem está se fazendo de sabidão é você que já está se dizendo doutor...

Também sou formado na área elétrica, já fiz engenharia e não terminei pois não me interessou mais a ponto de vista do mercado local, pois prefiro a manutenção do que ficar 9 horas sentado na frente de um computador olhando planilhas, documentos do word e emails, sendo que teria passado 5 anos da minha vida, se matando de estudar, sem poder fazer nada além disso, pra ter um salário baixo para o esforço. Digo isso aqui da região, onde as indústrias aqui são na maior parte da área metalúrgica e não valorizam muito a engenharia elétrica, já a manutenção é valorizada.

Pois bem Rafa, ninguém aqui está dizendo que somos donos da verdade, até porque não existe essa pessoa no mundo, pois nada é nada até que, tudo vire tudo...

Você disse uma coisa que me lembra de muitos e muitos relatos...

Aprender na teoria é uma coisa...

Ninguém aqui está dizendo que a tensão vai ser maior, a TODO momento estamos dizendo que de acordo com o GAP da vela é preciso uma tensão maior, e pra isso, um sistema de ignição mais potente para justamente atender a necessidade da vela...

Na teoria isso é lindo, maravilhoso... Na pratica é um terror... Te digo uma coisa, com a pratica agente acaba aprendendo a teoria e entendendo ela, com teoria somente, agente não aprende a prática tão pouco entende-a...
E quando a pessoa acha que sabe tudo da teoria quando vai pra prática da com a cara no muro...

Rafa ninguém aqui está dizendo coisa errada, é você que está entendendo errado, complicando uma coisa simples... e dizendo que nós que estamos complicando..

Sabe quem inventou essa de inteligente, foi o Dark, pois ele dizia que a vela que pedia tensão... kkkk!!! Coitada da vela, é só um eletrodo... o que manda na tensão é o GAP do eletrodo dela, que é a resistência, que quanto maior o GAP mais tensão precisa...

Básico... acho que não precisa mais estender esse assunto, né...???
RicardoDS
MODERADOR
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por RicardoDS »

TÓPICO TRANCADO

Assunto aqui é Monza.

Tópico que sai fora do objetivo principal do fórum só ficará aberto se ninguém vier de mimimi.

A partir de hoje, se o assunto não for Monza e alguém vier chiar com a moderação por que está sendo contrariado, vou trancar o tópico.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Trancado