possivel problema no MAP

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Fariaswolf
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: possivel problema no MAP

Mensagem não lida por Fariaswolf »

Carlos, vou me apresentar melhor. eu tenho uma noção de mecânica muito aberta, que varia desde um pivô de suspensão, até um cambio hidramatico. eu ja tive diversas experiencias com carros, ja desmontei eles também e montei, mas... todos carburado. injeção eletronica é minha primeira vez, com esse monza. eu nunca trabalhei em oficina, sempre fiz isso de curioso e "hobby", porque eu gosto de fazer isso, eu mesmo.

eu tenho uma gama grande de ferramentas aqui, mas scanner, manômetros pra medir a bomba, coisas assim, não... não tenho nem pistola de ponto.

eu queria fazer eu mesmo tudo, não só por economia, mas pra eu aprender e entender como é o sistema de injeção do monza, então em qualquer pane, em qualquer lugar, eu vou saber localizar o erro e eu mesmo corrigir.

vou te dizer exatamente o que eu fiz desde o primeiro dia com esse carro. no primeiro dia que peguei, era alcool, eu postei uma mensagem dizendo que era o modulo "hei" pra alcool, mas vc disse que são iguais, e são mesmo.
então, tirei a tampa do distribuidor e ele tava bem enferrujado.... totalmente laranja na "aranha". dei uma limpada, escovei, equalizei as pernas da aranha, dei um trato nele, lubrifiquei e descarbonizei. o mesmo com o rotor... a tampa não mexi pois não sei ainda a ordem de ignição dos cabos, então deixei como ela está.

montei o distribuidor na mesma posição. depois troquei os dois sensores de temperatura, e troquei o map também. verifiquei as mangueiras, todas desentopidas, mas apresentando folga nas pontas, elas não entram nos pinos com muita força, entram bem facilmente, mas ficam presas.

encontrei um chip dentro do porta luvas, e pesquisei sobre ele, vi que esse era o chip original a gasolina, delco, eo outro era um do mercadolivre. voltei o chip a gasolina, e abasteci o carro com gasolina e um resto de alcool do tanque.

de principio, o carro pegou bem, ficou perfeito, não vibrava nem nada. depois começou a oscilação, de 1100rpm pra 500rpm, dava a impressão de morrer, mas acelerava sozinho pra 1100rpm denovo. fez isso varias vezes.

quando vc acelerava, tanto bruscamente quanto com calma, o carro sempre dava a impressão de morrer. depois tentando subir a ladeira da garagem, foi uma luta com o freio de mão e partidas, no minimo umas 15 partidas, po is ele nao tinha força, vc deixava o pé fixo em 3500 rpm, e ia s oltando a embreagem, e o motor morria. chegando na rua, a ventoinha ligou de tão quente que ficou, então pensei que era o ponto.

procurei no forum sobre como por no ponto, e descobri que era preciso jumpear a ECU no A e no B, e a ventoinha ligava sozinha, e o ponto era aferido com pistola. mas como eu nao tenho pistola, foi no "ouvidometro".

detalhes adicionais:
a embreagem patina quando com o carro parado em 3ª marcha, se vc puxar o freio de mão e tentar sair, ele patina e depois morre.
a bomba de combustivel emite um ruido maior que a do motor em marcha lenta, e dá pra ouvir ela funcionando.
a termostatica funciona perfeitamente.
as velas e cabo de velas ja tirei e coloquei elas novamente, tudo indica que sim, pois o carro funciona com 3 cilindros e um cabo solto, mas vibra demais, com os 4 cabos no lugar a vibração para.
o vacuometro fica sempre no amarelo, desde a primeira partida do carro, não sei se é o ponteiro torto ou se tá vazando vácuo da flauta ou da mangueira.
a bobina tem a ponta (aonde entra o cabo) quebrada, o pino ficou dentro do cabo, isso é um problema?
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Farias, para avaliação em sistema de injeção eletrônica é preciso ter os equipamentos de diagnósticos. Sem eles não saberá como anda certas partes do sistema de IE. É necessário medir a pressão a vazão de combustível, pois se não estiver de acordo, sempre terá problemas com funcionamento e desempenho do motor. Os sensores dá até para fazer medições usando um multi teste, mas a pressão da bomba não tem jeito.

No Monza EFI não é possível ajustar o ponto de avanço inicial com precisão pelo ouvido. Sem o Jumper a UCE vai corrigir a cada movimento que fizer no distribuidor.

Digo para verificar o que foi feito realmente na conversão do combustível. Pelo jeito foi feito o serviço de acordo como deve ser feito. Veja se o bico injetor é azul (gasolina) ou branco (álcool) e de outra cor (outro carro), já que foi trocado a memória.
Se for usar gasolina é muito importante que as peças utilizada seja de aplicação a gasolina, como velas NGK BPR5ES-11 ou BPR5EY.

A ordem de explosão do motor é igual a maioria dos carros ciclo OTTO com 4 cilindros. A ordem é 1-3-4-2.
Temos muitos tópicos sobre esse assunto, com imagens, ilustrações e como posicionar os cabos. Usando a ferramenta de busca encontrará essas informações que pode tirar suas dúvidas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Fariaswolf

Carlos, encontrei vários "vazamentos" de vácuo, estou solucionando tudo de uma vez só. removi a TBI pra uma limpeza mais detalhada, e saiu 1kg de sujeira. creio que o atuador da marcha lenta esteja travado.. vc sabe se é possivel mover o pistão dele com as mãos?

um abraço e obrigado por tudo.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por waldir »

Fariaswolf escreveu:Carlos, encontrei vários "vazamentos" de vácuo, estou solucionando tudo de uma vez só. removi a TBI pra uma limpeza mais detalhada, e saiu 1kg de sujeira. creio que o atuador da marcha lenta esteja travado.. vc sabe se é possivel mover o pistão dele com as mãos?

MANUTENÇÃO
Para garantir o bom funcionamento do componente devemos prestar atenção para não tentar girar, puxar ou empurrar a ponta do obturador na tentativa de observar sua movimentação.
PROCEDIMENTO PARA TROCA
Normalmente o atuador já vem posicionado na posição de marcha lenta, porém podemos executar o seguinte procedimento para garantir o reconhecimento da posição do obturador pelo Módulo de Controle Eletrônico:
1. Instalar o novo Motor de Passo (chave desligada)
2. Colocar o conector elétrico (chave desligada)
3. Ligar o contato por 10 segundos
4. Desligar a chave por 15 segundos
5. Repetir os itens 3 e 4 três vezes
6. Dar a partida no motor

viewtopic.php?f=15&t=18999
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Fariaswolf escreveu:Carlos, encontrei vários "vazamentos" de vácuo, estou solucionando tudo de uma vez só. removi a TBI pra uma limpeza mais detalhada, e saiu 1kg de sujeira. creio que o atuador da marcha lenta esteja travado.. vc sabe se é possivel mover o pistão dele com as mãos?

Jamais force o eixo do atuador de marcha lenta. Esse procedimento pode danificar o componente. O Eixo não se move livremente quando desligado. Vai mover conforme dados que receber para executar.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Fariaswolf

carlos, apenas atualizando, depois de fazer a limpeza no TBI, desmontar ela por completo, o carro melhorou 101%!

o que eu fiz, além da limpeza, troquei o map, os sensores de temperatura, todas as mangueiras "velhas" de vácuo (map, canister, respiro, etc) prendi elas com aquela fitinha-ziper que tem um nome estranho, foi dar partida e pegou na hora, manteve a lenta a 1100rpm por uns minutos, até que foi caindo e estabilizou em 900 ou 1000.

quando se pisa forte, ainda dá uma engasgadinha pequena, mas sobe de giro.

muito obrigado!
Japaneis

Mensagem não lida por Japaneis »

Olá pessoal , estou com o meeeeesmo problema a 1 ano e nao estou conseguindo exatamente NADA de exito !
só que lendo tudo isso percebi 2 coisas , 1 é que a flauta do meu está quebrada e está com meio que aberta , 2 a mangueira do canister está com a ponta tricada , e gostaria de saber o seguinte , é um dos principais sujeitos a formar essa engasgadeira ?
o ruim é que o carro está muito mais muito fraco , falhando que chega a apagar
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por waldir »

Sim,