Dicas quanto ao CONSUMO!
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: CONSUMO!!!
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/economia.htm
Já fiz os testes de andar pisando fundo até os 3000RPM e andando bem na maciota, realmente, deu diferença, pisando fundo em primeira, segunda e terceira, obtive mais economia. Não me lembro os números mas deu economia sim. Sem falar em andar mais rápido.
Já fiz os testes de andar pisando fundo até os 3000RPM e andando bem na maciota, realmente, deu diferença, pisando fundo em primeira, segunda e terceira, obtive mais economia. Não me lembro os números mas deu economia sim. Sem falar em andar mais rápido.
-
- Membro Class (Nível 5)
mas como se mantém uma velocidade constante com o pé no fundo? só se for na subida e nessa situação prefiro estar na faixa de giro em que o carro tenha força.Marcell 500 EF escreveu:http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/economia.htm
no link do BCWS o cara pergunta: "Então é melhor eu manter, por exemplo, uma velocidade de 80 km/h a 3.000 giros, ou compensa passar para a quarta marcha, mantendo a mesma velocidade porém a 2.700-2.800?"
o BCWS responde: "Ocorre que há dois modos de extrair a mesma potência de um motor: com maior rotação e borboleta menos aberta, ou com menor rotação e borboleta mais aberta. Se determinado carro precisa, digamos, de 30 cv para se manter a 120 km/h, esta potência pode ser obtida -- hipoteticamente -- a 3.500 rpm em quinta marcha, com maior abertura de borboleta, ou a 4.300 rpm em quarta, com menor abertura. Como no primeiro caso as perdas por bombeamento são menores, o consumo será também menor.
e
Por isso, o leitor Pércio deve certamente utilizar a última marcha do Kadett na velocidade citada. As 3.000 rpm em que fala o manual são um regime de bom compromisso entre desempenho e economia, não o regime de menor consumo."
claro que para manter uma certa velocidade, uma menor faixa de RPM consome menos combustível. é melhor estar de 5ª a 2800 que de 4ª a 3000. mas gente, ambas estão numa ótima faixa de torque. dá pra fazer retomada ou subir ladeira numa boa, mas como o cara vai manter o carro a 80KM/h com 3000 giros com o pé no fundo? o carro vai desenvolver mais e mais velocidade consumindo mais, pois está acelerando e não mantendo uma velocidade. mantendo o pé só o suficiente o cara pode até dar umas tiradas de pé pra poder cortar combustível. antes da subida dá uma pisada pra pegar velocidade e acelera até a metade da ladeira, depois alivia o acelerador. pronto, o carro ainda vai cortar combustível em plena subida.
acho que esse lance de pé embaixo só serve pra manter velocidade numa subida e com giro baixo, pois se o carro estiver com giro acima de 2500 com certeza vai ganhar velocidade/giro e gastar mais.
caras, falei muito..... melhor eu ir pra casa. hehe!!!
falou, pessoal! amanhã venho aqui ver as demais opiniões. :smt023
Vectra CD 2.2 16V Automatic 4 Prata - 2001
-
- Membro 500EF (Nível 9)
Não é manter a velocidade. Tu pisa fundo até atingir a velocidade, pois dessa forma vai gerar economia. Quando atingiu, tu mantém na marcha mais alta e menor rotação. Isso é lógico que se tu continuar pisando só vai aumentar. Para mantér 80, tu dosa no pedal mas até chegar nos 80 pé embaixo. É a melhor forma de economizar combustível.
-
- Membro SR (Nível 4)
po. gostei da ideia do overdrive. será que da pra adaptar no monzao? e como sei que o meu não tem isso. como sei se é overdrive ou pride direct? legal o link
..::Projeto Manuais para todos::..
Monza Classic SE 2.0 Gasolina/GNV 88/89
Caixote
Trio Eletrico, AC, 4P, Completao
só nao tem CB
Verde Metálico
Projeto Futuro: Water4Gas
Projeto Mais Pra Frente: Monza Elétrico muito caro
199.000 Motor Zerinho.
Precisando de um alternador Bosh 90A pra monza 88 Novo. Quem souber onde acho, me avise please! pm-me!!!
Caixote
só nao tem CB
Verde Metálico

199.000 Motor Zerinho.

Precisando de um alternador Bosh 90A pra monza 88 Novo. Quem souber onde acho, me avise please! pm-me!!!
-
- Membro Classic (Nível 7)
Diego Rodrigues, seu raciocínio está correto. Não é que andar sempre com pé no fundo traga mais economia, mas em casos em que você precisa pisar fundo, ou reduzir a marcha, é preferível pisar fundo.
Discordo do Marcell sobre melhorar a economia pisando fundo até atingir a velocidade. Vai consumir mais do que se ir pisando de leve, pois você estará exigindo mais potência do motor, além do fato de que em motores injetados, central enriquece a mistura e passa a ignorar a sonda lambda (quando há) em WOT ou próximo disso. O meu mapeamento eu fiz assim, mistura pobre com pouca carga, e rica com muita carga.
Só como nota: um teste da Saab (divisão da GM na Suécia) mostrou uma redução de consumo de cerca de 10% passando da primeira marcha diretamente pra terceira, e depois para quinta. Sinceramente, não consigo fazer isso, me dá nervoso hehehehe.
Discordo do Marcell sobre melhorar a economia pisando fundo até atingir a velocidade. Vai consumir mais do que se ir pisando de leve, pois você estará exigindo mais potência do motor, além do fato de que em motores injetados, central enriquece a mistura e passa a ignorar a sonda lambda (quando há) em WOT ou próximo disso. O meu mapeamento eu fiz assim, mistura pobre com pouca carga, e rica com muita carga.
Só como nota: um teste da Saab (divisão da GM na Suécia) mostrou uma redução de consumo de cerca de 10% passando da primeira marcha diretamente pra terceira, e depois para quinta. Sinceramente, não consigo fazer isso, me dá nervoso hehehehe.
-
- Membro SR (Nível 4)
pior que da nervoso mesmo. parece que vai estragar, sei lá. tbm nao consigo nao.
mas o problema é saber o que é baixa rotação. 2500, 2000, 1500 ou 1000? 1000 nao deve ser pq é a rotacao da lenta. 2500 tbm nao deve ser, pq ja ta chegando na faixa de maior torque e ja pode começar a pensar em mudar a marcha. 2000 acho que é a rotação normal de se andar em velocidade constante e 1500 da nervoso, muito baixo, parece que ele vai morrer [se tiver engrenado]. :smt017
mas o problema é saber o que é baixa rotação. 2500, 2000, 1500 ou 1000? 1000 nao deve ser pq é a rotacao da lenta. 2500 tbm nao deve ser, pq ja ta chegando na faixa de maior torque e ja pode começar a pensar em mudar a marcha. 2000 acho que é a rotação normal de se andar em velocidade constante e 1500 da nervoso, muito baixo, parece que ele vai morrer [se tiver engrenado]. :smt017
..::Projeto Manuais para todos::..
Caixote
só nao tem CB
Verde Metálico
199.000 Motor Zerinho.
Caixote
só nao tem CB
Verde Metálico

199.000 Motor Zerinho.

-
- Membro Class (Nível 5)
Pois é, TheRipper. assim como você, pelo menos com carros normais, eu prefiro passar cada marcha a pular da 1ª pra 3ª e daí pra 5ª. eu só fazia isso quando eu tinha um diplomata 4.1. saía de 1ª e ia direto pra 4ª (câmbio de 4 marchas). tinha torque de sobra pra manter segurar e a 1ª vocês sabem que vai longe sem esforço nenhum, ficando numa boa velocidade pra engatar a última marcha. no monza quando saio na manha pra manter uns 60 km/h vou trocando as marchas antes dos 2000RPM e estabilizo na 5ª e só mantenho o pé.TheRipper escreveu:Diego Rodrigues, seu raciocínio está correto. Não é que andar sempre com pé no fundo traga mais economia, mas em casos em que você precisa pisar fundo, ou reduzir a marcha, é preferível pisar fundo.
se fosse um carro carburado, acho que essa técnica seria pior ainda, pois o fato de você mergulhar o pé no fundo injeta mais combustível que o necessário. digo isso por experiência própria com meu ex-6 canecos. ao pisar gradualmente no acelerador a quantidade de combustível injetado vai aumentando conforme a aspiração de ar. mas caso você dê uma pisada rápida (não importa se só um pouco ou até o fundo) uma quantidade extra de combustível é injetada. quando eu arrancava com o opala, no giro baixo o ideal era manter pouco pé no acelerador no início e ir acelerando o pé com leves "quicadas" pra injetar um extra. no alto giro, chegando perto do limite, quando o carro começa a diminuir a velocidade de subida de giro eu dava mais umas quicadas e dava pra perceber a resposta do motor.
agora, quando se tenta arrancar com o opala pisando fundo de uma vez na hora de sair com o carro você terá gasolina demais e ar de menos. tenha certeza que o carro vai dar uma engasgada até chegar no ideal novamente. OBS: não confundam esse exemplo com acelerar com o carro parado até ele subir de giro e soltar a embreagem de uma vez. nessa situação o carro já estará com a mistura ideal e giro alto. estou falando de meter o pé no fundo de uma vez pra sair com o carro no giro baixo. :smt023 isso também vale pra quem manobra o carro dando aquelas pisadinhas no acelerador (vrum, vrum, vrum....). isso desperdiça um combustível danado!!!! eu manobrava meu opala basicamente com embreagem e uma triscada devagar no acelerador. huahuaha! achava graça dos camaradas pisando 10 vezes no acelerador só pra fazer uma manobrinha de nada. aff! :smt021
ontem eu fui pra casa testando esse lance de sair pisando fundo. não gostei. dá a impressão de que tem combustível demais e ar de menos, como se o carro estivesse embolando. sei que com injeção isso não deve acontecer, mas não me acostumo com isso. acho que com a abertura necessária da borboleta o motor trabalha melhor. :smt018
também acredito que a injeção eletrônica manda sempre a quantidade de combustível ideal para o motor não morrer por falta de gasolina ou embolar por excesso. acho que a velocidadeXrotação é quem vão definir essa mistura e não a abertura da borboleta.
bom, cada um cada um.... sempre andei mais com carro carburado e não tenho esse costume de pisar fundo sem necessidade. hehe!!!
abraço a todos e que todos dirijam da maneira que acharem melhor. gastando mais ou não.

o importante é não andar de baú. hauhauau!!!!!
falou!!!!!!!!!
-
- Membro Class (Nível 5)
hehe! também fico nervoso.gabrielbacelar escreveu:pior que da nervoso mesmo. parece que vai estragar, sei lá. tbm nao consigo nao.
em retas eu prefiro andar a 2000. em subidas não deixo ficar com menos de 2500, pois numa emergência vou estar com torque pra poder fazer uma manobra segura. e em descidas de 2000 pra baixo está bom, caso não seja uma longa descida, posi aí prefiro ir logo pros 120 KM/h e tirar o pé.
resumindo, prefiro andar na faixa de 2000 pra cima. :smt023